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Posicionamento de Mercado: Guia rápido sobre o assunto

Flávia Scalon - 15/12/2018 - 0 Comentário(s)

O Posicionamento de Mercado de uma empresa é a imagem e sua projeção na mente do consumidor.

Ou seja, é a forma que ele – consumidor – enxerga sua empresa, por isso, é preciso saber quais os valores que a mesma prega, pois é o que o consumidor irá absorver.

Portanto, o que seu público alvo pensa e enxerga de sua empresa? Você já fez essa pergunta ou já pensou em como fazer um posicionamento de mercado para sua marca?

Continue a leitura e entenda de forma completa o que é um Posicionamento de Mercado e como conquistar um para sua empresa.

Posicionamento de Mercado: O que é e para que serve?

Posicionamento de Mercado, segundo Kotler: ‘é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o fim de ocupar uma posição diferenciada de acordo com seu público alvo’.

Ou seja, Posicionamento de Mercado é a posição que uma marca ocupa na mente do consumidor.

Por isso, é fundamental que uma marca ou empresa se posicione de forma correta, pois, conseguir se diferenciar da concorrência trará melhores resultados à sua marca.

Defina qual a imagem que você quer que seu cliente tenha de sua empresa ou marca, o que você quer que esteja inserido em seu conhecimento.

Todo elemento e processo de sua empresa deve estar alinhado, para assim, transmitir a mesma mensagem sempre.

Empresas que alinham seu posicionamento de forma estratégica, conseguem diferenciação e segmentação, se destacando diante de seus concorrentes.

Fórmula do Posicionamento:

Segmentação + Diferenciação = Posicionamento

Segmentação

Na Segmentação, segundo Kotler: ‘é necessário identificar e traçar o perfil de grupos distintos de compradores que diferem em suas necessidades e preferências’.

Ou seja, conheça seu público e suas necessidades, assim, será mais fácil atender as expectativas do mesmo.

Além disso, a segmentação permite que o mercado seja dividido em pequenos grupos, isso é a chamada segmentação.

Por isso, atuar com segmentação ajuda a empresa em todo o mercado, destacando-se assim, com mais facilidade.

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Critérios

Segmentação geográfica: Onde está seu público? Qual bairro, cidade, estado e país?

Segmentação demográfica: Idade, sexo, classe social, raça, religião, profissão, nacionalidade, etc.

Segmentação psicográfica: Personalidade, valores, estilo de vida.

Segmentação comportamental: Comportamento relacionado ao produto, ou seja, quanto o público conhece do mesmo, onde procura as informações, seu uso, etc.

Diferenciação

Além da segmentação, outra estratégia de posicionamento de mercado, é a diferenciação de ofertas.

Elas são inseridas na segmentação de mercado, sendo cada uma específica, com foco em seus diferenciais.

Conheça as estratégias de diferenciação, a seguir:

Lucratividade: Considerar sempre a diferença lucrativa;

Importância: Oferecer diversos benefícios;

Superioridade: Diferença superior à outras marcas/empresas;

Exclusividade: Empresa única, que oferece exclusividade ao mercado, seja em produtos ou informações;

Destaque: Maneira justa de oferecer produtos e serviços;

Acessibilidade: Quando o consumidor pode pagar a diferença.

Como conquistar Posicionamento de Mercado?

Para conquistar Posicionamento de Mercado em sua empresa ou marca é preciso ter algumas estratégias.

Primeiro, defina a missão, visão e valores da empresa, pois, elas são a base para um posicionamento.

A missão é o motivo pelo qual o negócio existe, a visão é o futuro que a empresa espera e os valores são o comportamento da mesma.

Logo, defina quem é o seu público alvo, entenda quais pessoas podem se tornar possíveis consumidores, aqui você aplica a segmentação e seus critérios.

Liste o que diferencia sua empresa do mercado e os concorrentes, mas lembre-se, ser diferente, não significa ser o melhor.

Tenha estratégias, pois elas, se bem aplicadas e definidas, trará consumidores que se identificam com sua marca, fazendo-a ter crescentes ao decorrer do tempo.

Agrupe 4 características em sua estratégia de posicionamento: relevância, distinção, comunicação e sustentação.

Elas irão proporcionar uma vantagem em cima dos concorrentes no mercado.

Case de sucesso: Coca-cola

A Coca-cola é uma das marcas de maior sucesso no mundo, sendo um exemplo de posicionamento no mercado.

Ela engaja seus consumidores e cria experiências valiosas aos mesmos, além disso, o papel da comunicação é essencial.

Seu segmento é de refrigerantes e seu foco é no público de poder aquisitivo alto, além disso, ela divide seus produtos em grupos, ou seja, os unifica.

Qualquer pessoa sabe o que é a coca-cola, quais são seus produtos e identifica a marca de primeira, isto, por conta do posicionamento da empresa no mercado.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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