Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

5 Dicas para definir o Posicionamento de Mercado de sua Empresa

Diogo Oliveira - 01/08/2019 - 0 Comentário(s)

Sua empresa é vista da forma como você e os seus clientes esperam? Não? Pois saiba que, o que falta é um bom Posicionamento de Mercado.

Pois, é por meio dele que os empreendimentos constroem a sua imagem no mercado, de acordo com seus princípios e as necessidades do público.

Dessa forma, é fundamental que a Estratégia de Posicionamento de Mercado seja minuciosamente estruturada e organizada.

Quer fazer a imagem da empresa a melhor possível? Siga as dicas que serão apresentadas abaixo e defina o Posicionamento de Mercado de seu negócio.

Entenda o conceito de Posicionamento de Mercado

Philip Kotler, pai do Marketing, e Kevin L. Keller definem em sua obra Administração de Marketing, que posicionamento de mercado:

“…é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo.”

O Posicionamento de Mercado é a ação de fazer com que a empresa, com os produtos e/ou serviços, consiga se destacar através de seus diferenciais.

Além disso, o objetivo é fazer o empreendimento ocupar uma posição diferenciada em relação aos seus concorrentes.

Muitos estudiosos apontam que o Posicionamento é soma entre Segmentação e Diferenciação.

Ou seja, para criar um posicionamento da marca ou do produto, a empresa deve primeiro segmentar o seu público e a área de atuação.

Depois deste processo realizado, é preciso buscar as diferenciações necessárias e esperadas pelo Público Alvo. 

A soma destas duas ações irá levar à definição do Posicionamento de Mercado da sua empresa.

Materiais-gratuitos

5 Dicas essenciais

Depois de entendido como funciona o Posicionamento de Mercado e a sua importância, logo abaixo serão listadas 5 dicas para definir o da sua empresa.

1 – Pesquisa de Mercado

Para entender e conseguir criar uma diferenciação na empresa, é preciso conhecer o mercado em que atua.

Ou seja, conhecer todas as carências e necessidades do mesmo para assim apresentar soluções que vão na contramão do que já existe.

Para este processo, pode tanto ser realizada uma Pesquisa de Mercado ampla, assim como utilizar outras técnicas, como Análise SWOT.

2 – Ponto Central de atuação

Também conhecido como Core Business, o ponto central da atuação da empresa é o que dará norte para as ações da empresa.

Isto porque, não adianta ficar dando tiro no escuro, é preciso possuir um objetivo direto e muito claro para a empresa.

Além disso, é preciso entender e aprofundar o conhecimento acerca do que realmente vende e que é de interesse do mercado.

3 – Mapa de Posicionamento

O Mapa de Posicionamento é uma ferramenta dentro da definição de Posicionamento de mercado que identifica quais produtos e/ou serviços são mais valorizados no segmento.

Este mapa é apresentado em forma de gráfico e o passo a passo para a sua montagem é o seguinte: 

  • Nos vetores, você pode colocar em uma das linhas os produtos mais e menos vendidos e na outra os valores mais altos e os mais baixos;
  • Nos quadrantes, você vai marcando as combinações de acordo com as características atribuídas.

Por meio desta representação visual o empresário tem visão direta e clara de quais estratégias e diferenciais podem ser explorados.

4 – Comportamento do Público

Uma das bases centrais da definição do posicionamento de mercado é o conhecimento do comportamento dos clientes e público alvo.

Isto porque, para que a sua empresa se posicione como um diferencial para o público, é preciso oferecer o que ele espera dos produtos e/ou serviços do seu segmento.

É isso que empresas grandes, como a Coca Cola, fazem para construir e manter seu posicionamento.

Ou seja, elas estão atentas em como o seu público se comporta para oferecer as melhores soluções.

Por este motivo, é essencial contar com ferramentas de acompanhamentos dos clientes e público alvo para garantir um contato direto com os mesmos.

5 – Estratégias de Marketing Digital

Para garantir que o Posicionamento de Mercado consiga atingir o sucesso e resultados esperados, o Marketing Digital é o principal aliado.

Neste contexto, é preciso desenvolver ações e materiais que fortifiquem e trabalhem o Branding fixando a marca. 

Entre as ações desenvolvidas estão ações nas Redes Sociais, como promoções e criação da persona para desenvolvimento de conteúdos para o Funil de Vendas.

Que benefícios ganha a empresa?

A definição de Posicionamento de Mercado traz excelentes benefícios para as empresas, em especial para as que buscam expansão de suas atividades.

Primeiro de tudo, a partir de tal estratégia a empresa reforça o seu poder competitivo.

Uma vez que por meio disso, o empreendimento entra na linha de frente para oferecer diferenciais de mercado.

É possível também, por meio do posicionamento, direcionar de forma mais assertiva as estratégias da empresa.

Isto, porque quando você alinha a segmentação do público e a diferenciação dos produtos e/ou serviços, têm-se visão clara dos objetivos da empresa.

A empresa fixa a sua marca no mercado quando definir um bom posicionamento, garantindo respeito do público, 

Por último, a empresa consegue garantir maior e melhor fidelização de clientes por conta dos diferenciais oferecidos.

Algumas dicas

Alguns erros do posicionamento de marca devem ser evitados para garantir maior sucesso da estratégia.

São 4 erros, em específico: Subposicionamento, Super posicionamento, Posicionamento Confuso, Posicionamento Duvidoso.

Respectivamente, cada um representa o seguinte:

  • é quando a empresa está inserida em uma faixa de mercado já saturada;
  • são os casos em que a imagem da empresa está supervalorizada;
  • é quando o consumidor está com uma imagem confusa da empresa;
  • é quando a empresa não passa uma imagem segura para os consumidores.

Além de evitar os erros citados, o gestor pode utilizar alguns parâmetros para definir a diferenciação.

São eles: Importância, Lucratividade, Acessibilidade, Superioridade, Exclusividade e Destaque.

Cada um representa uma especificação de diferenciação que irá fortalecer o posicionamento.

Se somar estes fatores à Relevância, Distinção, Comunicação, Entrega e Sustentação é garantido o sucesso do Posicionamento de Mercado.

Invista em Gestão Empresarial Automatizada

O sucesso de estratégias de Marketing e Vendas será atingido com maior eficiência quando aliadas à ferramentas de controle administrativo e fiscal.

Com a Soften Sistemas, o empresário tem excelentes sistemas de gestão fiscal e administrativa que irão trazer melhores resultados para a empresa.

Ambos os softwares: Soften SIEM, aplicativo desktop e GerencieAqui, sistema online, garantem a simplificação dos processos do empreendimento.

O cliente também conta com implantação, treinamento gratuitos e suporte técnico ilimitado.

Simplifique hoje mesmo a gestão de sua empresa com os aplicativos da Soften.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo e continue acompanhando o Blog da Soften.

Não deixe também de seguir as Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!