lupa
Mouse

Descubra como fazer um pós venda de sucesso para trazer o cliente de volta

Malu Brito - 11/06/2021 - 0 Comentário(s)

Depois que o cliente faz uma compra, o ideal é oferecer um bom serviço pós venda para construir um relacionamento de longo prazo com ele. Isso garantirá que o cliente volte e ainda recomende sua empresa para outras pessoas.

O serviço pós-venda inclui o que você faz no ponto de venda, seja loja física ou virtual, em termos de atendimento ao cliente e técnicas de venda. Também inclui como você lida com reclamações de maneira eficaz.

Neste artigo vamos destacar a importância do serviço pós venda e como aplicar as melhores práticas para trazer o cliente de volta.

Invista na qualidade do atendimento e nas vendas

Lembre-se que as estratégias que você usa no ponto de venda podem determinar se o seu cliente voltará a comprar de você. O serviço pós venda começa no momento em que o cliente toma a decisão de comprar. Nessa hora, algumas ações são importantes, por exemplo:

– Agradecer a preferência e convidá-lo a retornar em outra ocasião para conferir mais ofertas.

– Confirmar a venda ou a entrega do pedido por e-mail ou outro canal de mensagens.

– Garantir que os clientes tenham os dados de contato da sua empresa e você os deles.

– Adicionar os endereços de e-mail dos clientes em sua lista para o envio de campanhas de e-mail marketing.

– Sugerir produtos ou serviços relacionados ou adicionais a compra inicial.

– Explique as políticas de garantia, troca ou reembolso.

– Dê aos seus clientes amostras grátis de produtos e informações relacionadas aos itens que foram adquiridos.

– Ajude a tornar a compra mais fácil para o seu cliente, oferecendo um embrulho para presente ou levando o produto até o carro dele.

Acompanhamento pós venda

Acompanhar as vendas demonstra seu compromisso com o atendimento ao cliente. Isso tende a aumentar a fidelidade deles e ajudar a gerar vendas repetidas. 

Além disso, você e sua equipe devem construir um relacionamento contínuo com seus clientes e os encorajá-los a indicar sua empresa a outras pessoas.

Os clientes se lembram de empresas que oferecem um bom atendimento. A simples atitude de acompanhar uma venda para perguntar se o cliente gostou do seu produto fará com que ele se sinta valorizado. 

Construir a fidelidade do cliente

A maioria dos consumidores aprecia um atendimento personalizado. Lembrar o nome do seu cliente, ou uma interação anterior com ele, fará com que ele sinta que “pertence” ao seu negócio.

Lembre-se sempre de ouvi-lo e preste atenção às suas necessidades e interesses. A seguir, confira algumas dicas para fidelizar seu cliente.

– Ofereça um desconto ou outro tipo de recompensa pela indicação de novos clientes.

– Envie cartões de aniversário oferecendo promoções.

– Convide seus clientes a acessarem sua loja online e as redes sociais para se manterem informados sobre novidades.

Venda mais usando estratégias pós venda

Portanto, ofereça uma boa experiência de compra ao cliente e não ignore ações pós venda. Isso deve garantir que ele volte outras vezes. Use todas as oportunidades possíveis para informar seus clientes sobre promoções, descontos e demais serviços que você oferece.

Os clientes que entrarem em contato com sua empresa depois de comprarem algo oferecem a você uma grande chance de construir relacionamentos.

Então responda as perguntas deles da maneira mais rápida possível. Se você não puder ajudá-los, encaminhe-os para alguém que possa.

Os clientes nem sempre entram em contato por telefone ou e-mail para obter um serviço pós venda, mas podem pesquisar em seu site as informações de que precisam.

Uma boa dica é criar uma seção de perguntas e respostas em seu site para responder às dúvidas mais frequentes dos consumidores.

Por fim, certifique-se de que você e sua equipe estejam dedicando toda a atenção necessária para garantir a satisfação dos clientes, antes, durante e depois da venda.

Mais facilidade para o seu dia a dia

E para você empresário, que busca mais praticidade em seu dia a dia na hora de controlar suas vendas, nós da Soften Sistemas podemos te ajudar.

Fornecemos um sistema completo que te ajuda a contabilizar todas as suas vendas, emitindo documentos fiscais ou não. Além também de manter todo o controle do estoque e de seu caixa para que você não perca tempo.

Solicite um teste gratuito agora mesmo no sistema e conheça suas funções.

Solicitar teste gratuito no sistema

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Ainda te resta alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário e teremos prazer em lhe ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!