Descubra como fazer um pós venda de sucesso para trazer o cliente de volta
Malu Brito - 11/06/2021 - 0 Comentário(s)
Depois que o cliente faz uma compra, o ideal é oferecer um bom serviço pós venda para construir um relacionamento de longo prazo com ele. Isso garantirá que o cliente volte e ainda recomende sua empresa para outras pessoas.
O serviço pós-venda inclui o que você faz no ponto de venda, seja loja física ou virtual, em termos de atendimento ao cliente e técnicas de venda. Também inclui como você lida com reclamações de maneira eficaz.
Neste artigo vamos destacar a importância do serviço pós venda e como aplicar as melhores práticas para trazer o cliente de volta.
Invista na qualidade do atendimento e nas vendas
Lembre-se que as estratégias que você usa no ponto de venda podem determinar se o seu cliente voltará a comprar de você. O serviço pós venda começa no momento em que o cliente toma a decisão de comprar. Nessa hora, algumas ações são importantes, por exemplo:
– Agradecer a preferência e convidá-lo a retornar em outra ocasião para conferir mais ofertas.
– Confirmar a venda ou a entrega do pedido por e-mail ou outro canal de mensagens.
– Garantir que os clientes tenham os dados de contato da sua empresa e você os deles.
– Adicionar os endereços de e-mail dos clientes em sua lista para o envio de campanhas de e-mail marketing.
– Sugerir produtos ou serviços relacionados ou adicionais a compra inicial.
– Explique as políticas de garantia, troca ou reembolso.
– Dê aos seus clientes amostras grátis de produtos e informações relacionadas aos itens que foram adquiridos.
– Ajude a tornar a compra mais fácil para o seu cliente, oferecendo um embrulho para presente ou levando o produto até o carro dele.
Acompanhamento pós venda
Acompanhar as vendas demonstra seu compromisso com o atendimento ao cliente. Isso tende a aumentar a fidelidade deles e ajudar a gerar vendas repetidas.
Além disso, você e sua equipe devem construir um relacionamento contínuo com seus clientes e os encorajá-los a indicar sua empresa a outras pessoas.
Os clientes se lembram de empresas que oferecem um bom atendimento. A simples atitude de acompanhar uma venda para perguntar se o cliente gostou do seu produto fará com que ele se sinta valorizado.
Construir a fidelidade do cliente
A maioria dos consumidores aprecia um atendimento personalizado. Lembrar o nome do seu cliente, ou uma interação anterior com ele, fará com que ele sinta que “pertence” ao seu negócio.
Lembre-se sempre de ouvi-lo e preste atenção às suas necessidades e interesses. A seguir, confira algumas dicas para fidelizar seu cliente.
– Ofereça um desconto ou outro tipo de recompensa pela indicação de novos clientes.
– Envie cartões de aniversário oferecendo promoções.
– Convide seus clientes a acessarem sua loja online e as redes sociais para se manterem informados sobre novidades.
Venda mais usando estratégias pós venda
Portanto, ofereça uma boa experiência de compra ao cliente e não ignore ações pós venda. Isso deve garantir que ele volte outras vezes. Use todas as oportunidades possíveis para informar seus clientes sobre promoções, descontos e demais serviços que você oferece.
Os clientes que entrarem em contato com sua empresa depois de comprarem algo oferecem a você uma grande chance de construir relacionamentos.
Então responda as perguntas deles da maneira mais rápida possível. Se você não puder ajudá-los, encaminhe-os para alguém que possa.
Os clientes nem sempre entram em contato por telefone ou e-mail para obter um serviço pós venda, mas podem pesquisar em seu site as informações de que precisam.
Uma boa dica é criar uma seção de perguntas e respostas em seu site para responder às dúvidas mais frequentes dos consumidores.
Por fim, certifique-se de que você e sua equipe estejam dedicando toda a atenção necessária para garantir a satisfação dos clientes, antes, durante e depois da venda.
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