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Por que é preciso emitir Notas Fiscais no E-commerce?

Bianca Fernandes - 30/11/2021 - 0 Comentário(s)

Todo empresário que possui loja virtual, provavelmente já sabe a importância de emitir notas fiscais no E-commerce. Pois, esse documento deve ser enviado aos clientes como prova da compra de algum produto. 

Além de acompanhar todos os itens vendidos e monitorar cada registro de transação com precisão, as notas fiscais também desempenham um papel essencial na contabilidade do seu negócio, principalmente quando você está começando. Quanto mais transações você precisar registrar, mais complicado será seu sistema de contabilidade. 

Gerenciar as notas de forma eficiente é essencial para que seu negócio sobreviva e prospere. Felizmente, há softwares que fornecem esse serviço para manter sua contabilidade sob controle.

Tipo de Nota Fiscal para E-commerce

As notas fiscais tradicionais emitidas por uma loja física são relativamente mais simples. Os clientes entram na loja e ao comprar um produto recebem a nota como comprovante da transação. Por outro lado, as notas fiscais no E-commerce são eletrônicas, sendo a principal forma de registrar uma operação de venda.

Toda nota fiscal está vinculada à SEFAZ (Secretaria da Fazenda) de cada estado brasileiro, bem como à cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do ICMS (Imposto de Mercadorias e Serviços). O modelo de nota para E-commerces é o 55.

Ao emiti-la, é preciso se certificar do envio da DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) na entrega. Estamos falando de uma nota gráfica simplificada que contém a chave de acesso ao documento. Isso permite ao comprador consultar os dados na internet e acompanhar o produto em deslocamento.

Deve-se emitir as Notas Fiscais no E-commerce com informações do destinatário e do emitente, constando dados da mercadoria vendida.

Importância das Notas Fiscais no E-commerce

É obrigatório emitir notas fiscais no E-commerce. A Lei Federal que orienta essa norma é a de nº 8.846/1994. Portanto, está estabelecido que o vendedor deve enviar uma nota fiscal para o comprador como prova da venda de determinada mercadoria, independentemente do preço do produto.

Sem dúvida, as notas fiscais no e-commerce garantem mais segurança para a loja virtual e para o consumidor. Sendo assim, esse é um fator importante para qualquer tipo de negócio. A seguir, saiba como emitir notas fiscais no E-commerce.

1- Possua um certificado digital

O certificado digital é considerado a identidade do usuário. Sendo assim usado para diferentes questões relacionadas à Receita Federal. Por isso, ele funciona como uma assinatura de documentos digitais, isso inclui a Nota Fiscal. Os certificados mais usados são o modelo A1 (arquivo digital) e A3 (cartão ou token).

2- Cadastre-se na Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

Por meio do site da Secretária da Fazenda, é possível realizar seu cadastro de maneira automática para habilitá-lo a realizar os testes para emissão de Nota Fiscal. O usuário deve selecionar a opção “Credenciamento para emitir nota fiscal em produção”. Assim, a emissão poderá ser iniciada de forma imediata.

3- Escolha um emissor de Nota Fiscal

Depois de adquirir sua certificação digital, bem como o registro na SEFAZ, o próximo passo é definir qual será seu emissor de nota fiscal. Existem várias soluções gratuitas e algumas mais completas pagas que automatizam esse procedimento e te auxiliam no gerenciamento das suas vendas.

Conclusão

As Notas Fiscais desempenham um papel fundamental para seus objetivos contábeis, já que é usada para controlar todos os itens que você vendeu. Além disso, também se destina ao recolhimento de impostos, por isso, quando não utilizada, pode caracterizar sonegação.

Elas atuam como documentos oficiais que são importantes para você e seu cliente no caso de haver qualquer disputa na transação. Portanto, como proprietário de um E-commerce, você não deve descuidar ao lidar com as notas fiscais.

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Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

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