Por que e Como Utilizar o Google Trends Antes de Produzir Conteúdos

Alessandro Caun - 29/07/2020 - 0 Comentário(s)

O Google Trends é mais uma das ferramentas do site de pesquisa que pode dar um rumo positivo para o planejamento e produção de conteúdos da sua empresa.

Isso porque, por meio dele, é possível pesquisar assuntos em alta e tendências de pesquisas realizadas no Google. 

Ou seja, sabe-se o que as pessoas estão buscando sobre a área em que a sua empresa atua ou sobre o seu produto.

Acompanhe aqui nesse artigo o porquê e como sua empresa deve utilizar o Google Trends para produzir conteúdos de sucesso.

O que é o Google Trends?

google trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google que aponta tendências de pesquisas realizadas dentro da plataforma. 

Dentro dele o usuário pode identificar quais palavras-chave são mais buscadas dentro de um determinado assunto.

É possível também filtrar os resultados por locais, e também por determinado período de tempo identificando sazonalidades sobre o assunto.

Outra funcionalidade de extrema utilidade é a de comparação de termos, podendo ver o que tem maior e menor busca.

Ou seja, você pode inserir dois termos e comparar os seus resultados de buscas através dos gráficos e relatórios apresentados.

A ferramenta foi criada em 2006 pelo Google e abriga dados de toda a base de dados da ferramenta de pesquisa, sendo um excelente auxílio para produção de conteúdos.

Porque minha empresa deve utilizá-lo?

Acredito que nesse ponto, já deva haver na sua cabeça uma vaga noção do porque o Google Trends é uma ferramenta essencial para o Marketing de sua empresa.

Uma vez que muitos empreendimentos vem investindo cada vez mais em Marketing de Conteúdo, é preciso conseguir construir diálogo e interesse no público.

Esses fatores só serão alterados se a sua empresa for capaz de falar a mesma língua que o seu público-alvo.

Não faz sentido insistir em falar sobre uma característica da sua oferta que não é o que as pessoas querem saber. 

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Por exemplo, suponha que você vende biquínis e sempre exalta a beleza e modernidade nos designs vendidos pela sua empresa.

Mas quando dá uma olhada no Google Trends percebe que o público está mais interessado em biquínis confortáveis do que belos e modernos.

Dessa forma, fica claro que você não está dialogando com o seu público e dificilmente este irá comprar da sua empresa.

É essencial então que no planejamento e montagem da estratégia de Marketing de Conteúdo de sua empresa, dê-se a devida atenção ao Google Trends.

Saiba como utilizar o Google Trends

A utilização do Google Trends é muito simples. Logo na página inicial você encontra uma caixa de pesquisa onde pode inserir o assunto ou palavra chave.

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É possível, na barra superior, selecionar o país para qual deseja fazer a pesquisa. Fique atento pois a página costuma vir configurada para os Estados Unidos.

google trends

Logo abaixo desta caixa de pesquisa é apresentado, de acordo com o país selecionado, as principais pesquisas realizadas.

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Há uma série de informações também sobre as principais pesquisas realizadas e os assuntos em alta.

Quando se realiza uma pesquisa sobre algum assunto, é possível comparar (1) com algum termo e também filtrar a pesquisa de acordo com as ferramentas disponíveis.

Ou seja, é possível controlar o período da pesquisa em horas, dias, meses ou anos (2). É possível também indicar a categoria do assunto (3).

Há também a possibilidade de filtrar as pesquisas de acordo com as diversas plataformas: Imagens, Pesquisa de Notícias, Google Shopping e YouTube (4).

Na pesquisa, é apresentado primeiro um gráfico de interesse sobre o assunto ao longo do tempo (5), de acordo com o selecionado.

Logo abaixo, têm-se um mapa (6) que apresenta o interesse sobre o determinado assunto por sub-região do país.

Por último, o usuário tem acesso a duas tabelas (7) com assuntos e pesquisas relacionados ao assunto.

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Dicas para utilização do Google Trends

Como já deu para perceber o Google Trends é uma ferramenta com dados e informações que quando utilizados da forma certa traz excelentes resultados.

No entanto, é preciso sempre se atentar a alguns aspectos importantes que o Google Trends pode oferecer. 

Lembre-se: ele não vai te oferecer a receita completa para fazer com que o seu conteúdo decole, mas sim insights, ideias e dados.

O trabalho pesado e de criação é seu ou da agência e/ou pessoa responsável, por isso é preciso estudar bem para produzir o melhor conteúdo.

Além disso, utilize os dados de sub regiões para impulsionar conteúdos em regiões com maiores volumes de buscas.

Um dado importante fornecido pelo Google Trends é acerca da frequência ou certa sazonalidade do assunto, o que ajuda muito no planejamento.

Isso porque a partir disso é possível saber períodos mais favoráveis para a produção e divulgação de certos conteúdos.

Por fim, utilize os dados fornecidos de forma inteligente e veja a sua estratégia de conteúdo fazer sucesso.

Você já utiliza a Estratégia de Marketing de Conteúdo? Então é hora de investir em uma Gestão eficiente

Neste artigo você verificou como e o porquê sua empresa deve utilizar o Google Trends para produzir conteúdos de sucesso, estratégia esta que deve trabalhar em conjunto com o Inbound Marketing de seu negócio.

Seu objetivo principal com a utilização dessas ferramentas e estratégias deve ser o aumento da atração de público e posterior conversão em clientes, contribuindo para alavancar suas vendas no decorrer de sua jornada pelo funil de marketing.

Todavia, expandir seu campo de atuação e, consequentemente, incrementar suas vendas pelo aumento de exposição de seu negócio pode gerar custos inesperados, que merecem uma atenção especial.

Toda essa nova situação pode fazer você pensar um momento: quanto é destinado dentro de seu negócio, em termos de investimento em mão de obra qualificada, para controlar seu estoque, produzir relatórios e organizar seus fluxos operacionais?

Se a resposta deixar você reflexivo por um instante, então chegou a hora de investir em um bom Sistema de Gestão.

Uma das principais vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para o seu negócio é a redução de custos.

Um Sistema de Gestão tem um excelente Custo x Benefício para o seu Negócio!

Através dele é possível integrar todos os processos da empresa, compartilhando informações relevantes e precisas para o negócio, aumentando a eficiência organizacional como um todo.

Além disso, o Sistema de Gestão é capaz de automatizar diversas tarefas e facilitar o atendimento aos seus clientes, o que aumenta a produtividade e acaba reduzindo o custo total do trabalho empregado em cada etapa do seu negócio.

Ou seja, utilizar um Sistemas de Gestão Fiscal e Administrativo gera uma economia real em mão de obra em diversas áreas da suas empresa.

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Por isso, é bom possuir ferramentas de controle total do seu negócio que trabalhe com eficiência, assim como os aplicativos da Soften Sistemas.

A empresa especializada possui dois modelos de softwares ERP: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, sistema online.

O cliente tem também, somado à eficiência dos softwares, implantação e treinamento gratuitos e auxílio do suporte técnico ilimitado.

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Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado à docência e é responsável aqui na Soften pela produção de conteúdo técnico. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

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