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Plano de Marketing: Como Elaborar um Pós Pandemia?

Flávia Scalon - 09/06/2020 - 0 Comentário(s)

Toda empresa precisa lidar e construir um bom Plano de Marketing para garantir que suas ações comerciais atinjam bons resultados para o negócio.

Só abrir as portas de uma empresa e colocar os produtos e/ou serviços não vai garantir que seu negócio fature, é preciso ter estratégias e planos.

É nesse panorama que se faz essencial um planejamento completo e estruturado de estratégias e ações de marketing para a empresa.

Muitos empresários estão se questionando como realizar um Planejamento de Marketing em um cenário Pós Pandemia? Acompanhe este artigo e entenda.

Plano de Marketing: O que é?

Um Plano ou Planejamento de Marketing consiste na determinação de ações dessa área para uma empresa, com objetivos específicos e claros.

Seu direcionamento pode ser para trabalhar o Branding (marca), um Serviço e/ou Produto dando um passo a passo para as ações e administração de marketing da empresa.

Esse Plano determina não só ações, como atividades que serão desenvolvidas na empresa para atingir o objetivo pré determinado.

É por meio do Plano de Marketing que a empresa apresenta o seu posicionamento perante ao mercado.

Através das ações e estratégias definidas no plano é que a empresa alcança seus objetivos comerciais e de marca.

Mediante à situação em que se encontram as empresas por conta da Pandemia do Coronavírus, elas terão de encontrar formas de desenvolver um novo plano após isso.

Pode ser que essa nova realidade traga diversos questionamentos de como fazer isso de maneira eficiente, para isso será necessária muita atenção e cuidado.

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Elaborando um Plano de Marketing

No pós pandemia será essencial desenvolver um Plano de Marketing para garantir que a empresa cresça cada dia mais.

Além disso, será essencial planejar e estruturar a empresa para garantir bons resultados depois desse cenário de crise.

Planeje e Defina os Objetivos da Empresa

Este é o primeiro passo para começar a estruturar um Plano de Marketing: Planeje as ações e defina os objetivos da empresa.

Não se esqueça de que os objetivos precisam ser claros e atingíveis, não adianta colocar uma meta que será impossível de alcançar mediante às condições da empresa.

Se for necessário use técnicas como a da Meta SMART, para definir e planejar os objetivos que a empresa deseja.

Estude e Analise o Mercado de Atuação

Sua empresa pertence a um mercado específico e é ele que deverá nortear as ações necessárias.

Invista em um estudo sobre o mercado em que atua para entender como anda o cenário e assim decidir as ações que serão realizadas.

Esse estudo pode ser encomendado por empresas especializadas em tais ações, ou também analisando o que os concorrentes têm feito.

Entenda e Conheça os seus Concorrentes

Os seus concorrentes podem e devem ser uma importante fonte de aprendizado e conhecimento do mercado.

Muitas pessoas acabam confundindo isso com copiar a concorrência, mas não é isso, muito pelo contrário.

Quando se fala em estudar e conhecer os concorrentes é um processo onde se identifica o que deu e o que não deu certo nas estratégias utilizadas pelos mesmos.

E a partir disso, têm-se ideias de quais estratégias utilizar no seu negócio para atingir o mesmo público.

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Conheça o seu Público Alvo

O Público Alvo é o grupo de pessoas com características similares, desejos e interesses próximos ao qual sua empresa deseja atingir com as propagandas.

Quando se define esse público sabe-se quem deseja atingir e como realizar isso nas propagandas e ações de Marketing.

Em especial no Marketing Digital, quando se realiza Anúncios é possível identificar o público que deseja atingir justamente de acordo com o público alvo.

Lembre-se de que não é eficiente tentar atingir todo mundo, pois, isso não é recomendável, uma vez que fica muito difícil conseguir consolidar uma compra em meio a multidão.

Defina as Ações e o Cronograma de Aplicação

Depois de todos esses processos chegou o momento de definir as ações que serão realizadas e também o cronograma de todas elas.

Realize um Brainstorming com a equipe para reunir as melhores ideias e assim ter diversas visões para as ações.

Não se esqueça de que a estratégia deve ser de acordo com o objetivo definido anteriormente.

Além disso, é essencial montar um Cronograma de Ações para garantir organização dentro da empresa e garantir a maior eficiência.

Dicas essenciais para a criação de ações, artes e afins:

  • Criatividade acima de tudo;
  • Originalidade;
  • Design Moderno e Simples;
  • Mantenha a Identidade da Empresa.

Realize um Planejamento Financeiro

As ações de Marketing muitas vezes necessitam de um aporte financeiro assim como investimentos em profissionais e serviços de freelancer.

Lembrando que, é um momento pós pandemia e pode ser que os recursos estejam escassos dentro da empresa.

Mas é essencial possuir uma reserva financeira para estas ações, pois, a longo ou curto prazo serão as ações de Marketing que garantirão o faturamento.

Prepare a Empresa para Receber os Clientes

Por fim, não adianta nada desenvolver todo um trabalho de Marketing com o interesse de atrair clientes, e a empresa não estar pronta para recebê-los.

Dessa forma, faz-se essencial que toda a empresa, em especial a equipe de atendimento, esteja por dentro das ações.

Portanto, trabalhe para que todos falem a mesma língua e assim garanta uma potencialização dos resultados.

Tenha um Plano de Marketing e uma Ferramenta de Gestão Empresarial

Assim como ter um Plano de Marketing, é muito importante ter uma ferramenta de Gestão Fiscal e Empresarial.

É preciso ter funções que ajudem na rotina de um negócio, por isso, a Soften está sempre melhorando seus sistemas, com foco nas necessidades dos empresários.

Dentre as funções dos softwares (Soften Siem e GerencieAqui), os principais módulos são:

  • Emissão Fiscal;
  • Controle de Estoque;
  • Controle Financeiro;
  • Gestão de Vendas;
  • Loja Virtual.

E com isso, a empresa oferece treinamento e suporte técnico ilimitado. Não perca tempo e entre em contato agora para saber mais sobre os produtos e serviços.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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