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Plano de Marketing Digital: Saiba como fazer

Diogo Oliveira - 16/07/2018 - 1 Comentário(s)

Um Plano de Marketing Digital é essencial para as empresas que querem expandir e firmar seu espaço no meio digital.

Tal plano visa oferecer aos negócios caminhos, soluções para melhorar ou expandir a publicidade e aparecimento da marca em mídias digitais.

E saber como fazer e como bem aplicar um Plano de Marketing Digital é de extrema importância para as empresas que querem bons resultados no seu negócio.

Acompanhe este artigo da Soften e aprenda como investir e desenvolver o Marketing Digital da sua empresa.

Conceituando e definindo Marketing

A palavra Marketing tem sua origem no termo inglês Market, que quer dizer mercado.

Ainda, segundo o dicionário de Oxford, Marketing é: “A ação ou o negócio de promover e vender produtos ou serviços, incluindo pesquisa de mercado e publicidade”.

Dessa forma já subentende-se que o Marketing não é venda mas está atrelado ao processo de venda.

No entanto, costuma atuar no processo anterior à venda, mais diretamente na Publicidade, contudo, é bom que fique claro que o Marketing também não é só Publicidade.

Dessa forma pode-se dizer que fazer Marketing é criar relacionamento com o público e transformá-los em potenciais clientes para o negócio.

Tudo isto, é possível por conta do grande número de plataformas e ferramentas disponíveis para o trabalho de publicidade e exposição da empresa.

O Marketing Digital em específico trabalha com o desenvolvimento de materiais para o campo digital.

Ferramentas como o Google e Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram), têm expandido cada dia mais a área de atuação do Marketing.

Dessa maneira têm-se um maior número de possibilidades para as empresas.

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Pontos relevantes em um Plano de Marketing Digital

Antes de montar e desenvolver uma estratégia de Marketing Digital é preciso que se pense em alguns elementos essenciais.

Antes de tudo, conheça seu negócio, saiba o que pode ser potencializado, e o que em alguns casos deve ser extinto.

Fazer Marketing é pensar também na organização da empresa como um todo, olhando os produtos ou serviços oferecidos.

Isto por que, aquilo que deverá ser apresentado ao público precisa ser uma imagem real do negócio.

Invista em uma boa equipe de trabalho, conheça os talentos de dentro do negócio e se necessário contrate mais funcionários e especialistas da área.

Montando um Plano de Marketing Digital

Para iniciar a montagem do Plano de Marketing Digital é preciso aplicar o seguinte questionário, afim de obter as informações cruciais da empresa:

  • O que? – Qual é a oferta, produto, o que será oferecido;
  • Quem? – São seus clientes;
  • Quando? – Monte a Jornada do Consumidor;
  • Porque? – Objetivo da Campanha;
  • Como? – Mensagem que será passada no conteúdo;
  • Onde? – Lugar onde será encontrado o público, ou seja, os canais de atuação.

Com base nas informações coletadas em tais processos, é desenvolvido o Plano como um todo.

Será desenvolvido a seguir, cada um dos passos e mostrando as melhores técnicas em cada um deles.

O que será oferecido ao seu Público?

É o momento de conhecimento ou reconhecimento da oferta, produto ou serviço que será oferecido ao público.

Conheça todas as funcionalidades, benefícios, pontos positivos e também os negativos com intenção de melhoria.

O importante é que se tenha um conhecimento extenso e completo da solução oferecida, o que dará maior campo de criação de materiais publicitários de divulgação.

Se for o caso de criação de produto ou serviço, invista em técnicas modernas para o processo de criação como o Design Thinking.

Estude a concorrência, veja o que têm dado certo e se for necessário implemente no seu negócio o que for descoberto.

Quem são seus clientes e quando eles podem ser encontrados?

Neste ponto devem ser descobertos dois pontos cruciais, a Persona Alvo do seu negócio e a chamada Jornada do Consumidor.

Esta última, também conhecida como Funil de Vendas, ajuda a destacar e identificar em qual ponto da Jornada sua persona se encontra.

Isto por que, em cada uma das etapas devem ser utilizadas técnicas específicas para atingir sua persona.

Esta, para ser definida, utiliza-se o chamado Mapa de Empatia, onde será definido as características da Persona Alvo.

Jornada do Consumidor

A Jornada do Consumidor é estruturada e definida de acordo com as etapas apresentadas no infográfico abaixo:

JORNADA DO CONSUMIDOR

Um ponto importante a se considerar, não estamos falando de um processo linear, que é seguido à risca.

Isto por que, sua persona pode estar já para realizar a ação e voltar ao início do processo de somente interesse.

O que o Marketing deve fazer é garantir a presença em todas as etapas, ou seja, colocar-se no campo de visão do público.

Para isto, também entra o conhecimento de sua persona, e isto é possível a partir da criação do Mapa de Empatia.

Mapa de Empatia

Para o Mapa de Empatia, segue-se o seguinte modelo:

Mapa de Empatia (4)

Realize uma “Pesquisa de Público”, para reunir as informações solicitadas pelo Mapa de Empatia.

Lembre-se de pegar somente os dados cruciais e relevantes para o seu negócio, veja na lista abaixo algumas perguntas que podem ser utilizadas na sua pesquisa:

Informações Pessoais

1 – Demografia Pessoal

– Nome, Idade, Estado Civil, Renda Mensal, e onde Vivem

2 – Dados Educacionais

– Formação, Áreas de Atuação

3 – Ocupação e Tempo de atuação

Hobbies

1 – O que assistem, ouvem, etc.

Interesses

1 – Tipos de Produtos que compram

2 – Probabilidade de mudar a marca que usa

Desafios / Barreiras

1 – Por que não mudaria de marca?

2 – Qual o principal motivo de não investir em tal produto?

Tendo bem clara a Jornada do Consumidor e definido a Persona Alvo do seu negócio, chegou a hora de montar o Plano de Marketing por completo.

Marketing

Estrutura do Plano de Marketing Digital

Para seu Plano de Marketing, monte um projeto de apresentação com os dados cruciais de acordo com aquilo que será desenvolvido.

A primeira coisa a ser definida é o Produto, Serviço ou Marca escolhida para fazer parte da Campanha.

Com o primeiro tópico escolhido, é o momento de definir o Objetivo da Campanha, por exemplo: vender 1000 calças em seis meses.

O Objetivo da Campanha deve seguir o padrão SMART:

Específica (Specific), Mensurável (Mensurable), Alcançável (Achievable), Relevante (Relevant) e Temporal (Time).

Defina o KPI (Key Performance Indicator), que nada mais é a forma como você indicará, acompanhará e definirá como foi a performance da campanha.

No caso do nosso exemplo, o KPI primário e principal é a quantidade de calças vendidas em seis meses.

Crie uma proposta de Valor, que nada mais é do que a Justificativa da sua Campanha baseada nas informações levantadas nas pesquisas, sobre a empresa, o produto e a persona alvo.

PARA (quem o seu produto, serviço, empresa se destina)

QUE (necessidade da sua persona/cliente)

NOSSOS (detalhe o que está sendo oferecido)

O QUÊ (benefício e diferencial do seu produto/serviço)

AO CONTRÁRIO DE (realize um comparativo do diferencial do seu produto em relação a um concorrente)

NOSSA OFERTA (venda, mostre o por que o seu publico deve comprar da sua empresa, e o que será agregado com a compra)

Com base nos dados coletados sobre o produto, a oferta e diferencial da empresa, crie os materiais de divulgação, seja imagem, vídeos, etc.

Criando Conteúdo

É de extrema importância para a empresa que ela esteja presente em todas as etapas da Jornada do Consumidor, e isto quer dizer, ter materiais para todos estes momentos.

Primeiro, entenda o que precisa ser produzido e montado, para depois pensar no conteúdo em sim.

Em cada etapa da Jornada entra um canal diferente para atuação do Marketing:

Consciência – Canais de Transmissão (Outdoor Digitais, Displays digitais)

Interesse – Canais Sociais (Forma de iniciar conversa sobre o produto, Redes Sociais, Site, etc)

Desejo – Canais de Pesquisa (Ideia do que se busca, técnicas de SEO, ranqueamento no Google, Influenciadores)

Ação – Site, Canais de Atendimento

Pós Ação – Canal de contato direto, proximidade como por e-mail e mensagem.

Social Media

Conheça a seguir alguns canais de grande importância na atuação do Marketing Digital:

Google AdWords

A maior parte desses canais de exposição são administrados pelo Google AdWords, que nada mais é do que o programa de publicidade da maior rede de pesquisas online no mundo.

Na plataforma é possível, por exemplo, anúncios por Banners, Displays, Textos, Gmail, Aplicativos e YouTube.

Todos estes anúncios são desenvolvidos e distribuídos de acordo com uma Campanha, criadas na plataforma e direcionadas ao seu público-alvo, garantindo maior sucesso no projeto.

A plataforma permite anúncios nos seguintes formatos: JPEG, PNG, GIF – de até 30 segundos – e JPG.

E tudo em diversos formatos e tamanhos, de acordo com o que for escolhido. Uma boa dica é sempre prender a atenção do público com mensagens diretas e claras.

Facebook e Instagram Ads

Além da Plataforma do Google AdWords, há também as plataformas de anúncios das Redes Sociais, como o Facebook Ads e Instagram Ads.

Ambas Redes Sociais, permitem as veiculações de Promoções e Anúncios para usuários das redes, possibilitando o direcionamento de acordo com uma série de fatores.

As informações fornecidas pelos usuários nas Redes Sociais torna um ponto importante para direcionamento e veiculação da Campanha de Marketing.

Blogs e Sites de conteúdo

Pode ser que durante o processo de interesse, ou desejo a sua persona, busque o site, ou conteúdo sobre o produto vendido.

Mais uma vez, seguindo a premissa do ‘se colocar no campo de visão da persona’, tenha um site otimizado e atrativo e também se possível, mantenha um Blog com conteúdos referentes à sua área de atuação.

Utilize-se das técnicas de SEO, pesquisando palavras-chaves e assuntos para bem ranquear nas páginas do Google.

Isto tudo fará com que o negócio “cerque o público”, ou seja, não têm pra onde fugir, esse possível cliente sempre terá a sua empresa na frente dele.

Algumas dicas de criação

Não se esqueça que o objetivo final é vender o seu produto e fazer o nome do negócio conhecido.

Não se esqueça então, de evidenciar os pontos positivos, use imagens de alta qualidade e com um teor artístico.

“Menos é mais”, não encha o material de informações ou elementos, pois isto, além de poluir a visão não chama a atenção para o que é importante.

Para o Facebook e Instagram, utilize-se da técnica do jogo da Velha para as imagens que serão veiculadas.

A técnica consiste em guiar o olhar do seu espectador, guiando-se pelos quatro pontos cruciais dentro da imagem.

Atenção na criação das Ad Copy, que nada mais é do que o texto que acompanha os anúncios, em especial nas Redes Sociais.

Use textos curtos com no máximo 90 caracteres, que contenha personalidade e vá direto no objetivo do que você quer falar.

Crie uma frase de impacto para a sua campanha, utilize-as nas artes, torne-a um padrão.

Impacte, seja diferente e crie conteúdo diferenciado para o seu público-alvo, isto com toda a certeza garantirá o sucesso de sua campanha de Marketing Digital.

Invista em gestão automatizada e ganhe segurança no crescimento

Para todos estes processos é importante que a gestão da empresa esteja bem estruturada, mais especificamente o controle financeiro.

Isto por que, para o processo de Marketing Digital é preciso investir em publicidade, profissionais e materiais para as ações.

Para tal gestão, conheça a Soften Sistemas, que é especialista quando o assunto é gestão fiscal e administrativa.

Seus sistemas trabalham com o modelo ERP de gestão, que gerencia estoque, comercial e financeiro de forma integrada.

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E se há alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe seu comentário que a Soften lhe responderá.

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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