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Planejamento de Mídias Sociais: 8 Dicas para Fazer um com Sucesso

Flávia Scalon - 24/09/2019 - 0 Comentário(s)

Para que a sua empresa tenha sucesso em suas divulgações é necessário ter um planejamento de mídias sociais, assim se aproveita todo o potencial que elas oferecem.

Ter um bom acesso do público aos seus conteúdos, faz de suas postagens um sucesso, mas isso você com certeza já sabia.

Nesse artigo iremos explicar o porquê é importante ter um planejamento de mídias sociais e como utilizar essa estratégia. Acompanhe!

Entendendo o Cenário das Redes Sociais

O uso das redes sociais pode ser muito bem direcionado quando o assunto é estratégias de marketing.

Bem como o uso desestruturado destes canais poderá trazer inúmeras desvantagens como, a falsa sensação de ausência de retorno.

O primeiro ponto é que você entenda o porque deve realizar um planejamento de mídias sociais, vá além com a sua compreensão.

O planejamento irá te auxiliar a explorar ao máximo seus clientes.

As redes sociais, também poderão servir como um norteador da sua rotina de profissional de marketing, sendo um meio facilitador e otimizador do seu tempo.

Outro ponto a ser considerado, é a frequência de postagens definida, que irá permitir que você alcance uma maior fidelização da sua audiência.

Nessa mesma linha é importante que você crie um agendamento prévio de postagens.

Busque ter previsibilidade!

Um dos pontos mais fortes dessa estratégia de marketing é a previsibilidade, tanto da execução do plano quanto de resultados, já que é possível começar a realizar projeções dos seus resultados.

Tendo uma rotina e planos de ações, com certeza os seus resultados serão aumentados positivamente.

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Etapas de um Planejamento de Mídias Sociais Eficiente

O primeiro passo para criar um planejamento de mídia social:

A empresa precisa determinar qual a melhor estratégia de marketing a ser utilizada, após isso crie conteúdos e acompanhe os resultados do público em relação à esse.

É essencial que você construa as bases para sua estratégia de marketing dar certo!

Entenda que o seu plano vai ser moldado pelos objetivos que você definir neste primeiro momento para a sua empresa.

Lembrando que toda estratégia precisa de uma direção, um caminho para qual seguir, determine qual canal é ideal para o seu negócio.

Qual tem maior alcance do público, e também qual canal de mídia é o mais eficiente e possui um maior contato com o seu público alvo.

Muitas empresas cometem um erro gravíssimo, que é utilizar canais nos quais seus clientes não tem acesso ou não fazem parte.

Não Desanime! Direcione e Redirecione se for Necessário

Há uma constante impressão de que não há resultados efetivos ou ainda uma visão oscilante que altera os objetivos das redes sociais, não caia nessa!

Como toda forma de marketing é preciso que você planeje e não se frustre de início.

Para ter números satisfatórios é necessário definir qual vai ser o foco das suas redes sociais!

Parece bobo, mas é essencial que você possa ter uma leitura das métricas dos seus conteúdos.

Quais Estratégias Adotar?

São inúmeras as estratégias para adotar, por isso abaixo estão listados alguns exemplos de abordagens possíveis, para que você possa tirar algumas inspirações:

  • Percepção de marca;
  • Base de dados de clientes para possíveis vendas;
  • Um suporte ao usuário bem estruturado;
  • Proporcionar meios de vendas diretas;
  • Controlar o tráfego das suas postagens para ter um maior conhecimento de retornos.

Lembrando que, como tudo na vida, esses objetivos variam muito de acordo com o segmento do seu negócio e não precisam ser necessariamente estáticos.

Ainda há que se pontuar que uma única forma de estratégia com o tempo se torna inviável, por estarmos em constantes mudanças, se faz necessário que estas também mudem e sejam aperfeiçoadas.

Pesquise e Planeje

Todas as ações de marketing precisam ser sólidas e claras, e para isso precisam de pesquisa.

O planejamento de mídias sociais poderá ser baseado em pesquisas tradicionais em outros nichos, sempre visando o destaque da sua marca no seu ramo.

Sendo importante que você, ao realizar suas pesquisas, leve em consideração alguns pontos como:

Objetivo: É preciso definir objetivos específicos e realistas, mensuráveis, bem como, o tempo isso deve ser alcançado;

Cenário: Saber como estão os seus concorrentes e a forma que eles estão se comunicando nas mídias sociais.

Introduza o seu produto/serviço nas mídias digitais, analise as forças e fraquezas da concorrência;

Público alvo: saiba quem são os seus clientes, estude os seus comportamentos, preferências, que tipo de mídia social utiliza.

Ou seja, desenvolva uma linguagem para conversar com o seu público.

Planejamento na Prática

São inúmeras as formas de trabalho para as redes sociais, ter bem definida uma estratégia de marketing irá atrair o seu público e ainda dar destaque a sua marca.

Defina o canal que irá trabalhar, escolhendo quais redes poderão acolher melhor o seu planejamento, comece por exemplo pelo Facebook, YouTube e Instagram.

Sendo possível que você escolha vários canais, não sendo necessário focar em um só.

Lembre que é por meio do que é publicado na rede, que o seu público conseguirá encontrar soluções, criará empatia pela sua marca.

Crie cronogramas em casos de ter mais de um canal de mídia, assim, poderá executar seus planos de ações simultâneas de forma mais eficaz, aumentando o potencial da campanha na mídia online.

É importante ressaltar que nem sempre o seu objetivo será alcançado de forma imediata, sendo um processo de longo prazo, assim, reveja e atualize o seu planejamento.

Analise o Público na Rede Social

Monte uma análise apurada dos seus concorrentes diretos e indiretos, identifique suas ações, padrões de comportamento perante o público e faça um check list para análise, como:

  • Abordagem ao público;
  • A linguagem utilizada;
  • Identidade visual;
  • Meios de comunicação;
  • Quantidade de seguidores;
  • Força social;
  • Conteúdos curtos ou longos.

Com isso você entenderá como a sua concorrência está conseguindo lidar com o público, o que ela está acertando e o que está errando.

Definindo o Momento Certo

Um grande problema das divulgações por via mídia social é o horário, muitas empresas realizam postagens e divulgações em horários ‘mortos’.

Mas o que isso quer dizer?

Suas postagens precisam ter uma consistência nas redes sociais, o mais indicado é que se analise qual horário tem mais acessos no canal escolhido.

Assim você consegue se organizar para fazer uma postagem mais eficaz e com mais acessos.

Também assim é a postagem mensal dos seus conteúdos, em excesso as postagens poderão se tornar algo chato e cansativo, o público ama novidade, não se esqueça isso!

Defina os horários e os dias da semana que você irá fazer as postagens, assim você terá os tão sonhados resultados esperados.

Conecte-se com o seu público no momento certo.

Organize também a gestão de seu negócio com um sistema qualificado

Planejar e estruturar todos os campos e áreas pertencentes em uma empresa se faz necessário nos dias de hoje.

Seja em mídias sociais ou seja na gestão empresarial, é preciso ferramentas qualificadas e completas.

Por isso, a Soften Sistemas oferece ao empresário brasileiro sistemas de gestão fiscal e empresarial otimizados e integrados.

Com suas funcionalidades é possível emitir documentos fiscais, controlar estoque e vendas, além de gerenciar as finanças da empresa.

E com isso, se tem o acompanhamento de profissionais da instalação, treinamento e suporte técnico.

São diversas as vantagens que a Soften distribui aos clientes, então não fique de fora e adquira um sistema para qualificar a rotina de sua empresa.

Basta entrar em contato e conhecer mais os produtos e serviços oferecidos.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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