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Pesquisa de mercado: o que é, e como fazer

Malu Brito - 31/05/2021 - 0 Comentário(s)

Pesquisa de mercado é um conjunto de técnicas usadas para reunir informações sobre um determinado mercado-alvo. As empresas usam esses dados para projetar produtos, melhorar a experiência do cliente e criar uma estratégia de marketing que atraia leads para aumentar as taxas de conversão.

Sem a realização de uma pesquisa de mercado eficaz, torna-se mais difícil para as empresas entenderem seu público-alvo. Claro, é possível ter uma ideia geral de quem eles são e do que precisam, mas é necessário ir mais fundo para obter sua lealdade.

Então, se você não se preocupa profundamente em melhorar a experiência do usuário, perderá clientes em potencial para outra empresa que se preocupa.

Métodos comuns de pesquisa de mercado

Existem muitas maneiras diferentes de conduzir pesquisas de mercado e coletar dados de clientes, mas você não precisa se limitar a apenas um método. 

Alguns tipos comuns de técnicas de pesquisa de mercado incluem pesquisas, entrevistas, grupos focais e observação do cliente. O método que você usa pode variar com base no seu tipo de negócio.

Portanto, normalmente é melhor misturar e combinar esses métodos com base em seus objetivos específicos e no que você precisa saber. A seguir, vamos destacar as principais metodologias de pesquisa de mercado.

1 – Pesquisa de mercado qualitativa

As pesquisas qualitativas consistem em disponibilizar aos entrevistados uma série de perguntas, que podem ser entregues na forma de um questionário por e-mail. Esse tipo de abordagem provou ser uma técnica eficiente de pesquisa de mercado.

A dica é fazer pesquisas online porque são fáceis e baratas de conduzir. Dessa forma, uma empresa pode reunir uma grande quantidade de informações rapidamente. Além disso, os dados são muito simples de analisar.

2 – Entrevistas

As entrevistas são conversas individuais com membros dos mercado-alvo. Nada se compara a uma entrevista cara a cara para entender um potencial cliente. Mas se uma reunião pessoal não for possível, as chamadas de vídeo são uma boa opção.

E independentemente de como você conduz, qualquer tipo de entrevista em profundidade produzirá grandes benefícios para a compreensão de seus clientes-alvo.

3 – Pesquisa de mercado com grupos focais

Uma pesquisa de mercado baseada em grupos focais reúne um grupo cuidadosamente selecionado de pessoas que se encaixam no mercado-alvo de uma empresa. Um moderador conduz uma conversa sobre o produto, experiência do usuário e / ou mensagem de marketing para obter insights mais profundos.

Então se você é novo em pesquisa de mercado, não é indicado começar com grupos focais. Isso porque o resultado pode ser distorcido devido à eventual influencia de um participante no grupo ou até mesmo pela personalidade do moderador.

4 – Observação do cliente

Durante uma sessão de observação do cliente, alguém da empresa deve fazer anotações enquanto observa um cliente ideal se envolver com seu produto (ou um produto semelhante de um concorrente).

E a observação é uma ótima forma de pesquisa de mercado. Além de ser mais econômico usar esse método, será possível ver que é melhor as pessoas interagirem com o seu produto em um ambiente natural, sem serem influenciadas umas pelas outras. 

A única desvantagem é que você não pode entrar em suas mentes, portanto, a observação não substitui as pesquisas e entrevistas com os clientes.

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Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

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