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Persona: Saiba o que é, e Como Criar uma Para seu Negócio

Alessandro Caun - 11/08/2020 - 0 Comentário(s)

A utilização de uma Persona é essencial e indispensável em qualquer estratégia de Marketing Digital.

Isso porque, é por meio dela que a sua empresa tem um norte para saber quem deseja atingir com as estratégias Comerciais e de Marketing.

Ou seja, a produção de conteúdos, ofertas, publicidades e até mesmo dos serviços e/ou produtos é realizada com objetivo de atingir essa persona.

Portanto, veja aqui nesse conteúdo o que é a Persona, porque sua empresa deve ter e como construir uma para o seu negócio.

persona

Para começar: O que é Persona?

Persona é então um personagem quase que fictício que simboliza o perfil dos clientes ideais de sua empresa.

Essa persona é construída a partir de dados acerca do comportamento, gostos, e algumas especificações sobre a forma de consumo das pessoas.

Essas pessoas são as que já possuem relações comerciais com a sua empresa, ou com o seu conteúdo.

Para conseguir esses dados tanto pode ser realizada uma pesquisa junto aos clientes, como ser utilizada a base de dados que a empresa possui.

E aí vai uma dica: se a sua empresa ainda não investe em uma base de dados dos clientes é a hora de começar!

Outro ponto importante de se ter atenção é que não se deve focar somente nos clientes satisfeitos, mas também nos insatisfeitos.

Pois, os clientes que não gostaram da sua empresa, produto e/ou atendimento são uma fonte de aprendizado para acertar com os outros clientes.

A persona então deve ser construída, dado um nome, idade, situação financeira, gostos e comportamentos de consumo.

Diferença entre Público Alvo X Persona

Importante salientar que Público Alvo e Persona não são a mesma coisa. Existem diferenças claras entre os dois.

O Público engloba diversas pessoas, um grupo com gostos em comum mas que podem possuir idades e até situações econômicas diferentes.

Ele coloca diversos enfoques que a sua empresa pode ter na produção de conteúdo, ofertas, produtos e/ou serviços.

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Já a Persona é uma única pessoa com informações específicas, mesmo que feita com dados de diversos clientes.

Ou seja, é uma única pessoa da qual sua empresa pretende atingir com uma ação específica.

Por exemplo, se o objetivo é evitar a insatisfação dos clientes a persona deve ser como um cliente insatisfeito.

Mas se o objetivo é conseguir aumentar o número de vendas, foque no perfil de uma persona igual aos clientes que mais compram da sua empresa.

Qual a importância de ter uma Persona na sua Empresa?

Antes de tudo o principal objetivo de se ter uma persona determinada para a sua empresa é para dar norte na produção de conteúdos, ofertas, etc.

Ou seja, a partir dessa persona sua empresa vai saber o que fazer para atingir os clientes ideais.

Uma vez que você terá informações cruciais acerca dos seus comportamentos, gostos e afins.

A partir da construção dessa persona é possível estabelecer as estratégias de marketing que serão empregadas para conseguir mais clientes.

Além desse norte para o trabalho de Marketing, a persona também é uma excelente fonte de conhecimento para a empresa.

Sendo possível a partir disso entender como o seu produto/serviço é consumido pelo público.

Como criar uma Persona para o seu Negócio?

persona

Para criar uma Persona é preciso alguns passos importantes, sendo o primeiro passo: Coletar e Reunir os dados dos clientes (tanto satisfeitos, como insatisfeitos).

Para conseguir esses dados, você pode fazer um questionário com esses clientes a fim de reunir as informações necessárias.

As perguntas podem abordar os seguintes temas:

  • Dados Demográficos (idade, relacionamento, profissão, localização, etc);
  • Informações Pessoais e Profissionais (informações sobre rotinas, objetivos de vida, os maiores desafios, e o que busca);
  • Comportamento na Internet e de Consumo;
  • Como a pessoa chegou à sua empresa, e em que momento da jornada a pessoa efetivou a compra.

Com os dados em mãos, chegou a hora de Analisar as Informações coletadas por meio dos questionários.

Feita a análise e identificado os pontos em comum entre os clientes, e aqueles com maior incidência, chegou o momento de Construir a Persona.

Por último é o momento de Compartilhar as Informações com as equipes Comercial e de Marketing.

Dicas Extras

Para a construção da Persona você pode utilizar um gráfico e colocar até mesmo uma foto, e os dados visíveis.

Esse gráfico pode ser colocado em mural, ou quadro de recados para que todos os colaboradores tenham acesso e fácil visão.

Utilize também técnicas como o Design Thinking para simplificar o processo de criação da persona para sua empresa.

Outro ponto de extrema importância é que a persona deve ser atualizada constantemente, garantindo que você sempre estará falando com a pessoa certa.

Isso porque as pessoas mudam a todo instante, e sua empresa precisa estar atenta à esses fatores.

Defina corretamente sua Persona e não se esqueça da Gestão de seu Negócio

Neste post, nós abordamos o conceito de persona e mostramos a importância para seu negócio.

Você também pôde acompanhar algumas dicas para criar um modelo de persona ideal e orientar corretamente as ações de sua empresa.

Enfim, agora que você já sabe como executar esse processo corretamente é hora de focar nos demais investimentos que sua empresa necessita.

Utilizar personas é um dos indicadores de que sua empresa está pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes, possibilitando aumentar sua atração e transformá-los em clientes, alavancando assim as vendas de seu produto/serviço.

Todavia, expandir seu campo de atuação e, consequentemente, incrementar suas vendas pelo aumento de exposição de seu negócio pode gerar custos inesperados, que merecem uma atenção especial.

Toda essa nova situação pode fazer você pensar um momento: quanto é destinado dentro de seu negócio, em termos de investimento em mão de obra qualificada, para controlar seu estoque, produzir relatórios e organizar seus fluxos operacionais?

Se a resposta deixar você reflexivo por um instante, então chegou a hora de investir em um bom Sistema de Gestão.

Uma das principais vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para o seu negócio é a redução de custos.

Um Sistema de Gestão tem um excelente Custo x Benefício para o seu Negócio!

Através dele é possível integrar todos os processos da empresa, compartilhando informações relevantes e precisas para o negócio, aumentando a eficiência organizacional como um todo.

Além disso, o Sistema de Gestão é capaz de automatizar diversas tarefas e facilitar o atendimento aos seus clientes, o que aumenta a produtividade e acaba reduzindo o custo total do trabalho empregado em cada etapa do seu negócio.

Ou seja, utilizar um Sistemas de Gestão Fiscal e Administrativo gera uma economia real em mão de obra em diversas áreas da suas empresa.

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Por isso, é bom possuir ferramentas de controle total do seu negócio que trabalhe com eficiência, assim como os aplicativos da Soften Sistemas.

A empresa especializada possui dois modelos de softwares ERP: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, sistema online.

O cliente tem também, somado à eficiência dos softwares, implantação e treinamento gratuitos e auxílio do suporte técnico ilimitado.

Simplifique a gestão de sua empresa entrando em contato com a Soften.

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Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e aqui na Soften é responsável pela produção de conteúdo. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

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