Aniversário Soften

Para que serve a Contabilidade? Conheça sua função dentro da empresa

Diogo Oliveira - 17/06/2018 - 0 Comentário(s)

Você sabe para que serve a contabilidade? Ela tem papel fundamental no processo administrativo e de tomada de decisões para uma empresa.

A pessoa do contador é crucial nos trabalhos internos e externos do negócio, além do processo de conhecimento e dados de gestão.

O serviço contábil desde os primórdios de seu existência busca auxiliar e facilitar o processo de gestão dos negócios.

No Brasil, devido à complexidade tributária e fiscal, é maior ainda a importância de um auxílio contábil.

Continue acompanhando este artigo da Soften e veja a importância e utilidade da contabilidade nas empresas.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Definindo e conceituando contabilidade

Se pegarmos a definição cientifica de Contabilidade, chegaremos à explanação de uma ciência que lida com o patrimônio e que registra o quão bem uma instituição administrou seus bens e recursos.

Numa visão mais ampla, a Contabilidade têm definições maiores e que se desdobram em outras definições.

Além disto, podemos definir a contabilidade a partir de ações realizadas e desempenhadas por seus profissionais.

São elas:

  • Acompanhamento e Gerenciamento Financeiro;
  • Demonstração de Resultado de Exercício (DRE);
  • Demonstrações de Fluxo de Caixa;
  • Balanço Patrimonial;
  • Planejamento Tributário e Fiscal, etc.

A partir de algumas destas principais ações do profissional contábil, pode-se tentar definir de forma simples e ampla o que é contabilidade.

Para pautar o pensamento, tenha em mente que a Contabilidade é o serviço desempenhado em favor da gestão financeira, tributária e fiscal das empresas.

E tal serviço é realizado por meio de balanços, listas, demonstrações e planilhas que apresentam dados para o empreendedor.

Neste vídeo da Soften é explicado um pouco sobre a importância da contabilidade para os negócios:

Benefícios do serviço contábil para a empresa

Os benefícios do serviço contábil para os empreendimentos, já podem ser percebidos à medida que são definidos os parâmetros dos serviços desempenhados.

Ou seja, com o acompanhamento e gerenciamento financeiro, o profissional contábil oferece para as empresas maior segurança na gestão financeira.

E assim, sucessivamente, nas outras funções vão sendo levantados os pontos de auxílio e que são benéficos para o empreendedor e seu negócio.

Numa visão geral, pode-se dizer que a contabilidade traz segurança para a gestão e organização não só financeira como tributária e de bens da empresa.

Além, é claro, de fornecer dados referentes a diversas áreas do negócio que facilitam e dão aos gestores uma série de informações para os empreendimentos.

Tais informações auxiliam não só na gestão, como na tomada de decisões e organização do negócio.

Além deste auxílio na tomada de decisão o contador faz o Balancete Patrimonial que oferece ao gestor informações claras do seus bens ativos e passivos.

Proporcionando análises básicas da saúde financeira do seu negócio, o que garantirá que o empresário poderá analisar a real rentabilidade e lucratividade do mesmo.

Perceba que com todas as informações que são possíveis para o negócio, por meio de um serviço contábil, faz com que seja de grande importância tal serviço para as corporações.

Então afinal, para que serve a Contabilidade?

Neste ponto, acredito que já seja claro o serviço oferecido por meio de um profissional contábil, seja por meio de uma consultoria contábil, ou pelo simples serviço contábil mensal.

Posteriormente, também, é possível entender a usabilidade e utilidade de uma contabilidade para o negócio e é claro para a sua gestão.

Podemos dizer então que a contabilidade serve para manter o negócio nos trilhos e oferecer segurança para a gestão financeira, fiscal, tributária e de bens de uma empresa.

As funções da contabilidade reforçam sua importância a medida que oferece aos gestores e a seus negócios informações que além de contribuir para o crescimento, oferecem segurança.

Somado a todas estas necessidades empresariais, estamos no Brasil, onde a carga tributária e o aparato fiscal faz com que o gestor se desdobre em centenas para cumprir a legislação.

E é aí que entra a pessoa do contador, para somar e oferecer auxílio para a gestão fiscal, pois é ele o conhecedor do mundo contábil, fiscal e tributário.

Desde o início até chegar no processo de crescimento do negócio e é claro na gestão diária necessária para a sobrevivência da empresa.

Por exemplo, é o contador quem dará a direção correta para o empreendedor no início, como em qual regime tributário se enquadrar e como proceder nas obrigações legislativas.

Além de todas essas usabilidades já citadas, são inúmeros os contadores que auxiliam em obrigações trabalhistas, como e-Social e registro de trabalhadores.

Perceba que torna-se muito difícil para um empresário – que no caso de pequenos negócios, trabalha sozinho – dar conta de todas estas obrigações e necessidades.

Portanto, investir em um serviço contábil é investir diretamente no seu negócio e a favor dos bons resultados da empresa.

Facilite a gestão contábil com um sistema de gestão administrativo e fiscal

Além de investir em serviço contábil para gestão financeira, tributária e fiscal do seu negócio, traga tecnologia e automatização para os processos.

E para te ajudar neste processo conheça os sistemas de gestão administrativa e fiscal empresarial da Soften Sistemas.

Com seus dois sistemas, o desktop SoftenSIEM e o online GerencieAqui, a Soften oferece às empresas emissão de documentos fiscais e gestão ERP de estoque, comercial e financeiro.

Tudo isto trabalhando de forma integrada e com os benefícios de treinamento e suporte especializado para qualquer dúvida ou problema.

A Soften também tem um programa de benefícios que indicam seus clientes para a empresa.

Conheça Soften Sistemas

Entre em contato com a empresa ainda hoje, conheça mais sobre os seus serviços e produtos.

Além disto continue acompanhando o Blog da Soften Sistemas, e se ficou alguma dúvida deixe seu comentário que ele será respondido.

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!