Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Entenda o que é Outbound Marketing de uma Vez por Todas

Flávia Scalon - 10/09/2019 - 0 Comentário(s)

Você sabe o que é Outbound Marketing, quais as diferenças entre o Outbound e o Inbound e em que casos o Outbound é indicado para as empresas?

Pois saiba que esta ferramenta é muito importante para qualquer negócio que quer divulgar seus produtos ou serviços.

Continue acompanhando o artigo abaixo e entenda tudo sobre Outbound, ou seja, seu funcionamento, vantagens e etc. Confira!

O que é Outbound Marketing?

O Outbound vem contraposto estrategicamente ao Inbound, mas primeiro de tudo, o que seria o Outbound?

O Outbound é uma estratégia de prospecção ativa e o Inbound seria uma estratégia também de prospecção, porém passiva.

Ou seja, no Outbound se trabalha com o Marketing Tradicional e o Inbound com o Marketing Digital.

No Inbound, é possível que você crie mecanismos para atrair clientes, já no Outbound, você consegue determinar o perfil dos potenciais clientes e inicia o trabalho de abordagem.

Entenda as diferenças entre Outbound e Inbound neste artigo do Blog.

Mas qual a Diferença entre Outbound e Inbound?

Há duas maneiras de localizar novos clientes, conforme mencionamos anteriormente, sendo que essas técnicas são muito conhecidas no mercado.

O processo de Outbound tem um papel mais ativo, no sentido de que cada membro da equipe irá fazer parte do processo de prospecção.

E o Inbound será utilizado como uma forma mais eficaz de gerar receita para empresas em razão dos custos de aquisição de clientes, o conhecido “CAC” sendo um custo menor do que a aquisição através do Outbound.

Materiais-gratuitos

Como Funciona na Prática o Outbound Marketing?

O Outbound é muito importante nas áreas de marketing e vendas, sendo uma grande parte do budget das empresas.

Muitas empresas, como HubSpot, Salesforce e Samba Tech, investem de forma pesada nos processos de Outbound, em razão da eficiência do mesmo.

Na prática, o Outbound funciona como uma busca direcionada em uma determinada rede, com o principal intuito de atrair o público alvo da sua empresa.

Funcionando como uma espécie de alto-falante para captar a atenção.

No Outbound você irá identificar de forma direta, o potencial de possíveis clientes para fazer uma melhor abordagem, isso não significa dizer que você irá utilizar de telemarketing para isso.

A prospecção ativa poderá ser realizada através de meios como:

  • Outdoors;
  • Banners;
  • Propagandas em sites;
  • Propagandas em rádios, TV e até mesmo no YouTube;
  • Facebook Ads, Google AdWords, entre muitos outros.

Como você pode perceber, o Outbound está presente na rotina de todos, significando dizer que todos têm acesso em tempo real às informações da sua empresa.

O Outbound se tornou a principal estratégia de vendas das empresas, possuindo inúmeras vantagens, como:

  • ROI mais rápido;
  • Facilmente mensurável;
  • Facilidade para encontrar profissionais na área;
  • Maior velocidade para validar premissas;
  • Assertividade do contato com o público.

O Outbound não precisa de tempo para gerar resultado, e isso é uma grande vantagem, de forma que o seu retorno é no curto e médio prazo.

O Outbound Marketing consegue captar clientes para a sua empresa de forma mais eficaz.

Isto, através de uma análise de dados, disponibilização de informações como comportamento do cliente e até o discurso ideal para estes.

Seguindo esses passos com certeza a sua empresa conseguirá atingir os melhores níveis possíveis, direcionando as suas estratégias.

Além disso, como já pontuamos sobre a velocidade do ROI, o Outbound gera resultados rápidos, então você consegue uma amostra para análise em menos tempo.

Entenda quais as Vantagens do Uso do Outbound Marketing

São inúmeras as vantagens, entre elas a facilidade das tomadas de decisões embasadas em dados quantitativos e qualitativos certeiros.

O mercado atual visa medir e proporcionar uma melhor qualidade técnica quando o assunto é vendas.

O Outbound é considerado por muitos uma espécie de inteligência comercial, com uma amostragem grande o suficiente para validar as suas personas, discurso e comunicação.

Seus resultados de estratégias de prospecção ativa, economiza tempo e esforços da sua equipe.

No Outbound Marketing, você escolhe objetivamente com quem irá direcionar uma tratativa.

Há uma espécie de personalização do contato em vendas e com isso, logicamente um aumento da conversão final, já que o comprador está em contato direto com a empresa.

Conclusão sobre o Outbound

Conforme discorrido no teor desse artigo, o Inbound e Outbound são técnicas de prospecção de clientes, respectivamente passivas e ativas.

Sendo importante pontuar que estas não são excludentes, podendo ser excelentes estratégias quando utilizadas em conjunto, podem trazer resultados impressionantes.

Mas, para tanto é essencial que a sua empresa possua um perfil que possibilite a implementação de ambas.

Mesmo com diferenças tão expressivas, essas duas técnicas quando utilizadas juntas poderão se complementar de uma forma complexa e perfeita.

Formando uma poderosa estratégia de marketing para a sua empresa, ampliando ainda mais as chances de captar novos clientes.

Se o seu negócio é mais complexo, o marketing deste irá ser direcionado para as vendas, conforme a sua intensidade de vendas for aumentando.

Você irá usar cada vez mais o Outbound no seu processo de obtenção de “leads chave”.

Conforme pontuamos no decorrer deste artigo, a base do seu processo de marketing será mais complexa, significando dizer que isso irá gerar um maior esforço e que este será constante.

Sendo necessário assim que você foque em realizar um marketing com tempo estipulado de execução.

Quando falamos em Outbound, nos referimos aos processos e atividades constantes, sendo assim, você terá que definir para a sua equipe um esforço diário, semanal e mensal.

Conforme a sua empresa for evoluindo no processo, ela conseguirá ir identificando as possíveis conversões a serem realizadas ao longo do seu funil.

E assim consequentemente poderá ter um maior controle no que pese a matemática reversa, para entender onde deverá ser feito para melhorar os resultados.

De forma que o Outbound se reporta a todo esse processo de marketing, envolvendo previsibilidade, garantindo um resultado mais sólido.

É importante salientar que as técnicas de marketing poderão funcionar para determinada empresa, podendo não ter o mesmo resultado para a sua empresa.

A realidade de cada negócio é muito peculiar e particular, você deve reconhecer quais são as boas práticas e ferramentas que poderão ser utilizadas.

Sendo também de suma importância que você fique antenado às novas soluções de gestão, já que estas serão fundamentais para o dia a dia da sua empresa.

Pensando nisso, é importante que você pontue qual seria a situação da sua empresa e como você poderia utilizar o marketing Outbound para acelerar os processos de captação e resultados.

Incorpore um bom sistema de gestão com seu Outbound

Além de um Outbound bem estruturado e qualificado, é preciso que um negócio tenha uma gestão bem feita.

Dessa forma, a Soften disponibiliza aos empresários brasileiros aplicativos completos para uma gestão fiscal e empresarial.

E com eles é oferecido implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado, ou seja, o cliente tem acompanhamento em todas as etapas.

Não fique de fora, tenha um negócio qualificado e otimizado com os aplicativos da Soften Sistemas.

Curtiu o artigo? Então acompanhe o Blog e as Redes Sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Se tiver dúvidas e sugestões, comente abaixo!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!