lupa
Mouse

Como organizar suas contas para sair do vermelho

Malu Brito - 28/06/2021 - 4 Comentário(s)

Para a maioria das pessoas é difícil organizar contas para sair do vermelho. Existem muitas razões pelas quais gastamos demais. Mas o importante agora é que você esteja disposto a controlar seu orçamento mensal.

Mas, conforme envelhecemos, começamos a levar a sério as lições de vida sobre dinheiro e finanças pessoais. Infelizmente, não há uma fórmula mágica ou um truque que permita que nunca lhe falte dinheiro para cobrir suas despesas.

No entanto, você pode melhorar sua situação financeira seguindo algumas dicas simples. Para ajudar você nessa tarefa vamos listar algumas regras importantes para organizar contas e tomar boas decisões financeiras. Confira!

Priorize o pagamento de dívidas

Certamente, as dívidas impedem muitas pessoas de alcançarem seus objetivos financeiros. Por isso é preciso eliminá-las. Assim que você estiver livre das dívidas, comprometa-se em não se endividar novamente. 

Além disso, reserve um fundo de emergência para usar em momentos que exigirão mais gastos. Porém, o pagamento de despesas domésticas mensais deve ser prioridade (alimentação, energia elétrica, água, gás, etc).

Não dependa de cartões de crédito

Sem dúvida, é mais prático usar o cartão de crédito em vez de dinheiro para pagar as compras. Mas essa conveniência é um dos motivos que levam muitas pessoas a gastar de forma exagerada.

Muitas vezes perdemos o controle e deixamos de monitorar os gastos que vão se somar e pesar no fim do mês. Por outro lado, pagando com dinheiro você consegue ver fisicamente o quanto possui e quanto pode gastar.

Assim, você gastará apenas o quem tem na carteira. Portanto, deixe de lado seus cartões de crédito por um tempo e tente usar apenas dinheiro vivo para limitar seus hábitos de consumo. 

Para organizar contas, torne a economia de dinheiro um propósito

Uma boa dica é criar orçamentos para finalidades específicas. Por exemplo, uma cota mensal para gastos com momentos de lazer nos fins de semana. Você também pode reservar um valor para fazer uma viagem nas férias.

Outra dica é limitar seus gastos mensais com peças de vestuário, calçados e acessórios. Além disso, economize para a compra de presentes em datas comemorativas, como o Dia das Mães, Natal, aniversários de parentes ou amigos, etc. 

Evite comer fora para economizar dinheiro. Ao comprar os ingredientes necessários para preparar sua própria refeição em casa, verá que estará fazendo uma grande economia mensal.

Considere também criar uma conta no banco para emergências, como gastos a mais com a saúde, substituição de eletrodomésticos caros, conserto do automóvel, reformas da casa, etc.

Pense bem antes de usar o dinheiro da poupança

Geralmente, quando as pessoas enfrentam uma crise financeira, elas recorrem às suas contas de poupança. Mas, isso levará a muitas perdas como a rentabilidade mensal da conta que deve diminuir conforme você saca o dinheiro.

Saiba que quanto mais dinheiro você tem aplicado, mais ele rende, quanto menos, menos será o rendimento. Mas quando não há outra alternativa para organizar as contas e sair do vermelho, sacar a quantidade que você precisa da sua conta poupança pode ser a solução.

Cumpra seu orçamento mensal para organizar suas contas

Seu orçamento o ajudará a organizar suas contas. O ideal é criar um planejamento de gastos para que você possa administrar seu dinheiro de modo que não falte quando você mais precisar. Isso também deve ajudá-lo a tomar melhores decisões financeiras nos próximos meses e anos. 

Você pode elaborar seu orçamento tão alto ou detalhado quanto quiser, contanto que ajude você se livrar das dívidas. Então, não esqueça, para sair do vermelho, gaste menos do que você ganha, pague suas dívidas, tenha um fundo de emergência e deixe seu cartão de crédito em casa.

Ainda mais facilidade no dia a dia

Para você empresário, que busca uma forma de organizar melhor suas contas á pagar de uma forma mais simples e rápida, nós da Soften Sistemas Podemos te ajudar.

Fornecemos um sistema completo para controle gerencial e emissão de documentos fiscais que conta com controle financeiro amplo e muito acertivo.

Não perca mais tempo, solicite agora mesmo um teste em nosso sistema e conheça suas funções.

Solicitar teste gratuito no sistema

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Ainda te resta alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário e teremos prazer em lhe ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, InstagramYoutube e Linkedin.

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário(s)

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!