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Saiba Como Definir Objetivos de Marketing de Sucesso

Flávia Scalon - 26/09/2019 - 0 Comentário(s)

Para ter sucesso com o seu plano de marketing, é necessário que você possua Objetivos de Marketing bem definidos.

O marketing da empresa precisa ser compreendido como um conjunto de estratégias que visam destacar a sua marca, divulgando assim o seu produto/serviço frente à seu público, concorrentes, colaboradores e parceiros.

Para que a sua empresa siga sempre na frente no mercado, o seu marketing deve identificar e satisfazer as necessidades do mercado e dos consumidores.

De forma que entender o conceito de marketing não parece ser tão difícil, não é verdade?!

No entanto como ficam os objetivos de marketing? A sua empresa sabe como definir e como usá-los a seu favor? Acompanhe o artigo!

Objetivos de Marketing

Muitas vezes o conceito é facilmente compreendido mas será que a sua prática também é?

É necessário que a sua empresa tenha pleno conhecimento dos objetivos de marketing definidos em seus planos de ações.

Sendo os objetivos uma das características de uma estratégia de marketing infalível, quando bem elaborados.

Uma estratégia de marketing precisa ter os seus objetivos bem claros, para que ela possa alcançar sem maiores complicações.

De forma que se faz necessário, dentro dos objetivos, ter as etapas como: as ações, as metas e os indicadores de monitoramento de ações.

Por exemplo: o objetivo principal das ações de marketing da sua empresa é transformar a marca em uma referência no mercado.

Para isso, é necessário que você possua uma estratégia voltada para esse objetivo, como, desenvolvimento de conteúdos que envolvam a sua marca de forma criativa e inovadora.

Com isso a sua marca tem maiores chances de ampliar a autoridade e popularidade frente ao mercado.

Para isso você precisará criar ações dentro do seu plano de estratégia, como criar um blog da marca, com uma meta que seria ter um alcance de 100.000 visitas mensais.

E para tanto, é necessário ter indicadores para mensurar a quantidade de visitantes no blog.

Portanto, este objetivo está cercado de inúmeras ações, que compõem uma estratégia de marketing ligeiramente complexa.

Como Definir os seus Objetivos de Marketing com Sucesso

Para definir os seus objetivos de marketing com sucesso é necessário entender que para qualquer estratégia é preciso definir o fator de tempo, período e prazo.

A periodicidade não é relevante, o importante é que você tenha as suas ações bem definidas durante o prazo pré-determinado, para que a sua estratégia de marketing seja concluída.

Uma dica muito importante é documentar os seus objetivos estratégicos, você pode fazer um “check list” simples com seus objetivos escritos de forma clara e sucinta.

Sendo de suma importância que você consiga consultá-los com facilidade a qualquer momento, dessa forma fica mais fácil manter o foco.

Com toda certeza você tem à sua disposição inúmeros objetivos, porém, é importante priorizar os que são possíveis de executar, de forma que é preciso que estes consigam cumprir seus prazos.

O marketing é uma área muito grande e que tem suas peculiaridades, variando de empresa para empresa, assim, a sua estratégia de marketing deve considerar o tamanho da sua equipe.

Uma forma simples é ter em conta os seus pontos fracos e fortes, para que possa trabalhar com quais serão os seus objetivos.

Objetivos com Estratégias Inteligentes

Como citamos acima, os objetivos serão parceiros inseparáveis das estratégias, por exemplo, o objetivo de aumentar as suas vendas está interligado com a estratégia de divulgação da marca, ou seja, do marketing.

Mas como assim?

Bom vamos colocar assim, o objetivo é aumentar as vendas e a estratégia será voltada para atrair mais clientes que compraram mais do seu produto/serviço.

Uma estratégia eficiente e com pouco, ou quase nenhum custo, é a pesquisa de mercado para as suas ações de marketing.

A análise do mercado proporciona que você tenha acesso à informações que irão deixar em evidência os seus pontos fortes e fracos.

Vantagens das pesquisas de mercado para um planejamento de marketing:

  • Personas, identificação do público alvo para direcionar a sua estratégia de marketing;
  • Mensuração da popularidade da sua marca;
  • Garantia da execução das suas ações de marketing.

Definir os agentes responsáveis para cada uma das ações de marketing, somente assim é possível ter um maior controle das etapas.

Além disso, determinar as pessoas e suas ações, possibilita a concretização dos objetivos.

Outro ponto importante é ter cronograma, se você está colocando um prazo de 6 meses para a sua estratégia de marketing, não adianta colocar todas as ações no primeiro mês, que elas não irão sair do papel.

O cronograma deve considerar as ações mais urgentes e que podem gerar maiores resultados, além de considerar o tempo da execução de cada ação.

Objetivos e Metas

Inevitável pensar em metas quando se fala de objetivos, as metas e indicadores são importantes para que você possa avaliar a sua estratégia.

Caso sua estratégia não esteja tendo os resultados esperados, você pode intensificar alguma ação ou abandonar a ideia que não deu certo.

Em conjunto com cada estratégia e ação, é imprescindível que você determine uma meta e os indicadores que serão monitorados.

Sendo importante ter bem escolhidos os indicadores que serão acompanhados, e com qual será a periodicidade.]

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Vantagens de Definir o seus Objetivos

  • Sintonia com os objetivos da sua empresa;
  • Maior engajamento da equipe quanto às ações e os prazos a serem cumpridos;
  • Ações de marketing sólidas;
  • Melhores métricas para mensurar seus esforços;
  • Redução de riscos e dúvidas;
  • Resultados mais eficientes.

Uma dica para otimizar os seus objetivos de marketing é usar a metodologia SMART, uma ferramenta voltada para o cumprimento de objetivos com os mais variados fins.

Confira essa metodologia aqui neste artigo do Blog.

Considerações Finais

Para que você possua um marketing de sucesso, é essencial que a sua empresa tenha um planejamento das estratégias a serem utilizadas.

Logo, é importante que a sua empresa tenha como base objetivos bem definidos e fortes.

Ao ter seus objetivos bem elaborados com metas realizáveis e bem estruturadas, a sua empresa terá um caminho próspero e de sucesso.

De forma que cada ação adotada tenha um sentido concreto, evitando-se erros, riscos e gastos desnecessários.

Nesse artigo pontuamos como é importante ter objetivos sólidos, com estratégias inteligentes que permitirão que você concorra com concorrentes de alta categoria.

Assim como no Marketing, defina Objetivos para a Gestão de seu Negócio

Como visto no decorrer do texto, o Marketing tem diversos objetivos a serem definidos, além de ser muito importante defini-los.

E assim como é no marketing, deve ser na gestão de um negócio, ou seja, defina objetivos em tudo.

E para ajudar nisto, a Soften distribui sistemas próprios para organizar, otimizar e definir toda a empresa.

É possível ter várias funcionalidades disponíveis, como emissão fiscal, controle financeiro, de vendas e estoque, entre muitas outras.

Para saber mais, entre em contato com os atendentes comerciais e fique por dentro de todos os serviços e produtos.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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