O que é Omnichannel e por que sua empresa precisa

Flávia Scalon - 19/05/2018 - 0 Comentário(s)

O que é Omnichannel? Essa é uma questão que muitos empresários fazem, pois é um tipo de estratégia que causa algumas dúvidas.

O Omnichannel é a inovação da experiência de compra dos clientes, sendo esta, melhor e mais completa, de forma que tanto pelo meio offline quanto pelo online se tenha menos barreiras.

Entenda mais com este artigo o que é Omnichannel, como ele funciona e porque sua empresa precisa.

O que é Omnichannel?

Omni (latim): tudo | Channel (inglês): canais

O significado de Omnichannel é algo como: “todos os canais”, se levado em conta os termos acima.

Ou seja, Omnichannel é uma tendência do varejo que se  utiliza de todos os canais, assim, o cliente e/ou consumidor tem acesso à loja por meio online e offline.

Portanto, trata-se de uma integração de lojas físicas e virtuais, focada na experiência do consumidor nos canais de uma corporação.

Por meio dessa integração o consumidor pode ter sua experiência de compra por todos os canais disponibilizados pela empresa.

O principal objetivo do Omnichannel é que qualquer contato do cliente com a marca ou empresa seja sempre igual e com qualidade.

Por exemplo, a loja virtual verifica as impressões do cliente no Facebook e outras redes sociais, o atendimento online ou offline verifica as últimas compras realizadas, ou seja, todos os canais precisam conhecer o cliente.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

O foco é o cliente

O cliente é o foco na estratégia Omnichannel, pois ele vira o centro da atenção e assim sua experiência com a empresa é positiva.

Sendo assim, ele tem acesso fácil, tanto aos canais digitais – mobile, redes sociais, web, etc – , quanto aos canais físicos – estandes, lojas físicas, etc.

Com isso, é possível que a marca/empresa tenha conhecimento sobre as preferência de seus consumidores.

Dessa maneira a empresa busca padronizar e estruturar essa interação e comunicação com o cliente.

Com estruturação dos canais – online e offline – o relacionamento com os consumidores será fácil e eficiente.

Isto porque, o papel do Omnichannel é fazer com que a experiência do cliente seja especial em todo contato do mesmo com a empresa.

Portanto, conhecer a persona do cliente, suas necessidades, preferências e dores é uma parte do processo da estratégia Omnichannel.

Entenda mais, com este artigo, sobre a fidelização de clientes por meio da Retenção de Clientes.

Benefícios de uma estratégia Omnichannel

Quando uma empresa ou marca proporciona uma melhor experiência ao cliente, espelha em benefícios para a mesma.

Quando o consumidor fica satisfeito com um determinado produto, atendimento ou marca, a empresa tem mais possibilidade de crescimento.

Sendo possível:

  • Aumento das vendas;
  • Fidelização de clientes;
  • Imagem positiva da marca;
  • Melhoria nos serviços e produtos oferecidos.

A otimização do contato com os clientes por meio dos canais disponibilizados pela empresa dá ganhos e ajuda no crescimento de um negócio.

Por que uma empresa precisa de Omnichannel?

Todo empresário tem o sonho de ver seu negócio crescer e evoluir com o passar do tempo, e para isso é necessário que alguns processos sejam executados.

O Omnichannel é um desses processos, pois, ele irá integrar todo o processo da empresa e criar um relacionamento mais próximo com o consumidor em qualquer canal de venda.

Conhecendo o cliente e suas necessidades e preferências, a empresa saberá como atendê-lo e agradá-lo.

Portanto, uma empresa que deseja estar em todos os canais de vendas – online e offline – precisa investir em estratégias como o Omnichannel.

Como aplicar o Omnichannel?

Para aplicar o Omnichannel em uma empresa, primeiro é preciso que os processos sejam integrados, ou seja, os canais – online e offline – precisam ser interligados.

Se um cliente comprar um produto pela loja virtual e quiser recolher o produto na loja física, é necessário que haja essa facilidade.

Além disso, o atendimento deve ser de qualidade e pronto para resolver qualquer tipo de problema que o cliente venha a ter.

Junto dele, a administração, o financeiro e o estoque da organização devem ter preparo para suprir os clientes de forma organizada e adequada.

Os processos devem ser preparados e estratégicos, para que assim, os canais de venda e atendimento estejam preparados e alinhados para receber o consumidor.

Pois, ele deve se sentir acolhido e bem recebido em qualquer desses canais, ser livre no momento da compra na loja – seja na física ou na virtual.

A estratégia Omnichannel é um desafio para uma empresa, porém, quando bem elaborada proporciona bons resultados a uma empresa.

Para poder organizar todo esse processo, é importante que a empresa tenha uma equipe de marketing e vendas preparada, além de um sistema de gestão completo e qualificado.

Tenha qualidade e organização na gestão de sua empresa

Para complementar essa estratégia de atendimento ao cliente por multicanais e manter a empresa organizada, é importante adquirir um sistema ERP de gestão empresarial.

Ele irá ajudar na organização da administração fiscal, com controle de estoque, financeiro e comercial.

Os aplicativos da Soften Sistemas disponibilizam isso e muito mais, são eles, Soften SIEM, software instalado em Desktop e GerencieAqui, software online em nuvem.

Os dois aplicativos são completos e além disso, a empresa disponibiliza treinamento especializado de todos os módulos e suporte técnico ilimitado.

Para saber mais sobre todos os produtos e serviços, entre em contato com a empresa ou acesse o site.

Conheça Soften Sistemas

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando o Blog da Soften.

Assine também a Newsletter e receba materiais gratuitos e exclusivos.

Qualquer dúvida, comente abaixo que a Soften lhe responderá!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!