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Saiba aqui o que é Histograma e como utilizar no seu negócio

Diogo Oliveira - 26/06/2019 - 0 Comentário(s)

O histograma é uma ferramenta aliada da gestão da qualidade de uma empresa e se faz essencial.

Uma vez que é disposto em gráficos os acontecimentos e atividades da empresa, durante um período.

Ou seja, é uma excelente forma de acompanhamento de resultados, qualidade dos serviços e produtos comercializados.

Por esse motivo, é essencial entender sobre Histograma e como utilizar tal ferramenta na sua empresa.

O que é Histograma?

Histograma é uma ferramenta aliada da gestão da qualidade, trabalhando com a coleta de dados e distribuição em gráficos para a análise da atividade da empresa.

Tal técnica é também conhecida como Diagrama de dispersão de Frequências, onde é realizada a distribuição de frequências de atividade do negócio.

O histograma é então uma apresentação gráfica que permite ao empreendedor analisar os dados de vendas, ligações, leads, etc.

Ou seja, é um dos mais poderosos aliados da gestão de qualidade por simplesmente oferecer uma análise detalhada das atividades analisadas.

A distribuição de dados é realizada em um gráfico, onde a linha horizontal representa as classes e a horizontal a frequência de aparecimento.

Os histogramas podem oferecer análises e mensuração de um conjunto de dados coletados em um determinado período no negócio.

Eles analisam grandezas físicas, como: peso, comprimento, temperatura, pressão, volume, entre outros.

Assim como também é possível analisar ocorrências, como: número de vendas, ligações, reclamações, nível de satisfação, etc.

Portanto, antes de fazer um histograma é preciso coletar os dados e entender algumas nomenclaturas utilizadas no processo.

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Entendendo algumas nomenclaturas

A classe é a atividade escolhida para ser analisada, por exemplo, vendas, ligações, cancelamentos, entre outros.

A frequência é o número de vezes em que a classe analisada acontece dentro da empresa.

Para a definição das classes é necessário que se utilize um padrão de distribuição normal, para que as análises sejam realizadas de forma eficiente.

Ou seja, é preciso possuir um padrão desde a primeira classe até a última, para que ao analisar os dados, seja possível realizar um comparativo.

Além disso, quanto ao número de classes é bom que se defina um limite de especificação para uma melhor construção de um histograma.

Construindo um Histograma

Para montar um histograma é preciso antes de tudo coletar os dados que serão analisados.

Se for analisado o nível de satisfação, por exemplo, primeiro deve ser aplicada uma pesquisa de satisfação na empresa.

Quando se analisa os dados essenciais da empresa como vendas e ligações, é preciso coletar os dados de forma minuciosa.

Isto porque, neste caso, é preciso identificar e acompanhar de forma detalhada as atividades analisadas.

Processo de montagem

Depois de definidas as classes a serem analisadas, chegou o momento de montar o histograma de sua empresa.

Suponhamos que será analisada a frequência de vendas dentro de um determinado mês do ano.

Para a determinação da classe, pode-se definir períodos iguais de dias, por exemplo, de dois em dois dias.

Lembre-se de dar os espaços de finais de semana e possíveis feriados que possa ter, para que fique claro os dias em que não houve movimentação na empresa.

Veja no exemplo abaixo, como seria apresentado os dados da empresa no período determinado.

Histograma 2.0

A linha horizontal apresenta as classes de 15 dias de vendas, sendo divididos em classes de dois dias cada.

E ao lado o limite total de vendas de 100 produtos no período.

Tipos de histograma

Cada forma de apresentação do gráfico é um tipo de histograma que pode existir na análise empresarial.

São basicamente seis tipos de histogramas apresentados:

  1. Simétrico ou de Distribuição normal: no caso em que há uma frequência mais alta no centro e as bordas menores em ambos os lados;
  2. Assimétrico: é quando o gráfico aponta uma frequência mais alta, mas não no centro do mesmo;
  3. Despenhadeiro: é quando a frequência que atinge o limite superior está em uma das bordas e vai despencando em relação à outra borda;
  4. Dois Picos: como o nome diz, há dois picos de frequência mais alta dentro do histograma;
  5. Achatado ou Platô: quando as frequências são bem similares e próximas uma das outras;
  6. Ilha isolada: são os casos em que há uma brecha no gráfico de histograma.

Pontos de análise do histograma

Como dito, é possível realizar a análise de diversos fatores dentro de uma empresa a partir do histograma.

Entre eles, os três fatores de maior exponência são: a Amplitude, a Mediana e a Dispersão.

  • Amplitude, este fator analisa como é distribuída a frequência de acontecimento dentro das classes, se é homogênea ou pontual em único ponto;
  • Mediana, identifica o ponto onde existe o maior registro de frequência;
  • Dispersão, é a forma como as classes são distribuídas dentro da frequência analisada para a empresa.

Dados eficientes e essenciais para a empresa

Para que se construa um histograma eficiente e que permita a análise certeira do seu negócio é preciso possuir uma forma de reunião de dados.

Em especial um software que reúna os dados da empresa e os forneça de forma real é o melhor aliado para este processo.

A Soften Sistemas, possui softwares especializados para a gestão fiscal e empresarial de qualidade.

Tanto Soften SIEM, aplicativo desktop; como o GerencieAqui, sistema em nuvem, possuem gerenciamento completo da empresa, assim como relatórios completos.

Os dados oferecidos pelos sistemas possibilitam, entre outras análises, a construção do histograma de sua empresa.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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