Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Saiba Agora o que é GTM e Quais as suas Vantagens

Flávia Scalon - 12/11/2019 - 0 Comentário(s)

O que é GTM? Já ouviu falar nessa sigla? Pois saiba que essa ferramenta é muito interessante para os profissionais estarem por dentro das métricas e passos de quem visita seu site.

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, que por meio da adição de apenas um código no site, são instalados diversos serviços sem a necessidade de alterar o código.

Acompanhe este artigo e saiba ainda mais sobre como esta ferramenta pode ajudar em seu negócio.

O que é GTM?

O Google Tag Manager mais conhecido como ‘Gerenciador de Tags do Google’ é uma ferramenta que, ainda é considerada como uma novidade em fóruns e outros canais de comunicação online.

O GTM foi criado para dar mais autonomia ao profissional diante de demandas dessa natureza, com o propósito de alcançar maiores resultados no Marketing Digital.

A grande atração desse recurso é em razão do fato de que ele foi criado para facilitar a vida de quem precisa monitorar visitas do site, conversões, entre outras métricas.

Em resumo, o Google Tag Manager é um software do Google que permite instalar vários tipos de código e as famosas tags no website.

Uma das muitas vantagens proporcionadas pelo GTM, é a facilidade gerada para a vida tanto dos programadores quanto para qualquer outro profissional.

Bem antes do Google Tag Manager, para colocar scripts de rastreamento, era necessário colocar uma série de códigos diretamente no código fonte dos sites.

E para otimizar e facilitar esse procedimento, esse software foi desenvolvido para possibilitar a inclusão de apenas um script na sua página.

Possibilitando que você faça outras inclusões de que precisa em apenas um lugar, sem a necessidade de acessar seu servidor.

Na prática funciona mais ou menos assim: anterior ao GTM, os códigos de rastreamento e tags do Google Analytics precisavam ser codificados em cada página individual.

Já com o uso do Google Tag Manager, este funciona como uma caixa de ferramentas, onde você tem tudo que precisa em um único ambiente.

Vantagens

Uma das grandes vantagens ao utilizar o Google Tag Manager é conseguir manipular os seus códigos de monitoramento de forma ágil, sempre que você precisar.

É sempre um pouco complicado depender de uma pessoa que tenha acesso e habilidade para alterar o código fonte, pois, esse procedimento pode ser um tanto quanto burocrático.

Há sempre a possibilidade de alterar um trecho do código do site e isso pode vir a gerar algum tipo de problema.

Outra possibilidade é inserir uma modificação em uma página e deixar de alterar em outro lugar.

O uso do sistema GTM aumenta a segurança dos seus projetos, vez que apenas uma pessoa pode ser a responsável pelas alterações.

Ainda, há um histórico de modificações que permite você voltar em versões anteriores, caso algum erro ocorra ou alguma modificação que não era para ter sido feita, já tenha sido realizada.

O Google Tag Manager também permite que você teste suas tags para garantir que sejam acionadas quando você abrir a página correta ou clica em uma determinada aba.

Você pode ainda alterar suas tags e a maneira como elas funcionam, sem realmente alterar o código-fonte do seu site.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Outros Benefícios do Uso do GTM

Aumento de Produtividade

A rotina de um profissional de marketing é bem corrida, seja em razão da estratégica, seja com as demais demandas operacionais da empresa.

Colocar scripts nos sites é um trabalho normal e rotineiro, porém, pode ser um procedimento muito complexo.

Caso não tenha um suporte com opção de desempenho, o Google Tag Manager se apresenta como uma excelente solução de produtividade.

Para o marketing, trabalhar constantemente no código do site pode ser um trabalho extra e passar isso para a TI, também pode não ser a melhor opção, em razão de demandas mais urgentes.

Assim, a automatização dos comandos do Google Tag Manager desafoga esses dois setores, gerando uma maior produtividade.

Acompanhamento de Várias Métricas

As informações são um pilar sólido para as empresas tomarem decisões e acompanharem o seu desempenho internamente e externamente.

Quando falamos em Marketing Digital, é preciso evidenciar que estes somente são mensurados através de um controle das atividades de um usuário que visita determinado site.

Para que o marketing digital seja efetivo, é preciso trabalhar com ações precisas, conhecer melhor o público-alvo, compreender o seu perfil e fazer adaptações estratégicas.

O Google Tag Manager vem para facilitar com o uso das tags que rastreiam essas métricas, gerando uma prática mais simples ao marketing.

Atuação Estratégica do Marketing

Com o planejamento e seus resultados, uma empresa terá diferentes retornos das suas ações de marketing ao longo do tempo.

Suas estratégias em regra são definidas de acordo com o desempenho das vendas, com o engajamento do usuário e com as necessidades da empresa frente aos resultados.

Cada estratégia, no entanto, demanda diferentes tipos de monitoramento e acompanhamento.

De acordo com essas possibilidades, as tags vão servir de maneira personalizada para as empresas e para o que os times de marketing pretendem alcançar, considerando seus objetivos.

Mais do que tudo, o Google Tag Manager ajuda a gerenciar os scripts com base em uma estratégia de marketing sólida.

Ampliar as Possibilidades de Ações

O marketing sempre busca otimizar os seus canais internos, ou seja, no local que tem contato com os seus usuários em estratégias de inbound.

As modificações no site são uma possibilidade para adequar seu conteúdo as expectativas do seu público, buscando estar de acordo com seus hábitos de consumo e as suas buscas de navegação.

O rastreamento realizado pelo usuário dentro do site gera uma base de dados que auxilia a compreender coisas como, quais produtos ele se interessou.

E a partir disso é possível gerar ações externas, como o remarketing na rede de estratégias voltadas para isso.

Considerações Finais

O GTM visa auxiliar no conhecimento das informações importantes, como o monitoramento de dados, que é peça essencial para desenvolver estratégias bem elaboradas.

Com ele também é possível mensurar se você está tendo o retorno com o efeito desejado.

E para evitar a necessidade de contar com manipulações avançadas do código-fonte do site para chegar a esse nível de análise, é possível ter uma ajuda do GTM.

Suas vantagens são a livre manipulação dos códigos de forma rápida, sem a necessidade do auxílio de um programador.

Bem como, este oferece um histórico de alterações, que mostra a data e a hora exatas em que alguém realizou uma alteração.

Com o histórico gravado é possível identificar quando alguma tag foi configurada errada e corrigir esta, otimizando tempo, dinheiro, entre outros.

Tenha um sistema para controlar os processos administrativos de sua empresa

Para ter controle de qualquer processo que acontece em sua empresa, é importante ter um sistema de gestão à disposição.

Para isso a Soften tem softwares (Soften Siem e GerencieAqui) completos e otimizados ao empresário brasileiro, com funcionalidades diversas, como:

  • Emissão fiscal (NFe, NFCe, SAT, MDFe, CTe, SPED);
  • Controle financeiro;
  • Controle comercial;
  • Controle de estoque;
  • Ordem de produção;
  • Boletos Registrados;
  • Ordem de Serviço;
  • Android; etc.

E isto tudo com disponibilidade de implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado.

Entre em contato ainda hoje e seja um cliente Soften com um negócio organizado e bem administrado.

Gostou do artigo? Compartilhe com outras pessoas e continue acompanhando os artigos do Blog.

Siga também as Redes Sociais: FacebookInstagram, TwitterLinkedin e Youtube.

Comente em caso de dúvidas e sugestões!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!