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O que é Concorrência Direta e Indireta?

Diogo Oliveira - 12/06/2019 - 0 Comentário(s)

É preciso que os empreendedores saibam o que é concorrência direta e indireta dos seus negócios.

Uma vez que a prática de analisar a concorrência é comum para todas as empresas que desejam decolar e superar o mercado.

Isso porque, ao identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, as empresas oferecem produtos com diferenciais para assim, garantir o sucesso.

Acompanhe este artigo e entenda a diferença entre concorrência direta e indireta e como utilizar para atingir bons resultados.

Porque analisar os concorrentes?

A prática de análise e estudo dos concorrentes do negócio é muito comum, e também é conhecida como Benchmarking.

Contudo, o Benchmarking não analisa somente os concorrentes, mas também, empresas de outros ramos e nichos.

Ao identificar e estudar o que os concorrentes estão fazendo, o empresário consegue fazer uma análise a partir da expansão de visibilidade proporcionada.

Portanto, por meio da análise da concorrência, a empresa pode melhorar seu produto ou serviço baseando-se no que empresas semelhantes à sua fazem.

Neste sentido, é fundamental que os empreendedores identifiquem seus concorrentes e utilizem isso em favor do seu negócio.

Para realizar tal processo, siga os seguintes passos:

  • Analise e identifique no nicho de mercado, as empresas que comercializam produtos/serviços similares;
  • Ao identificar os concorrentes, estude os pontos fortes e fracos do negócio;
  • Utilize os dados obtidos para levantar as oportunidades e ameaças do mercado;
  • Dessa forma, consegue-se melhorar os produtos/serviços oferecidos.
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O que é concorrência direta e indireta? Entenda

Para realizar a análise de qualquer concorrente, é preciso identificar quais são os diretos e os indiretos.

Isso porque, a identificação de cada um deles irá definir quais pontos serão aproveitados de cada um deles para a sua empresa.

  • Concorrência direta, é quando uma empresa possui linha de produtos ou serviços com a mesma faixa de preço e nicho que o seu, e atua no mesmo ponto de venda.
  • Concorrência indireta, é quando a empresa não oferece o mesmo tipo de produtos/serviços, mas atua com um público alvo igual ou próximo ao seu.

Como a concorrência pode ser útil para o seu negócio?

Ao definir e diferenciar a concorrência, é possível definir qual o impacto de cada um deles para com a sua empresa.

Portanto, as ações de marketing são diferentes em relação a cada um dos concorrentes apontados.

Em relação aos concorrentes diretos, a empresa deverá focar suas atividades de Marketing nos produtos e/ou serviços.

Ou seja, é preciso oferecer melhores ofertas e funcionalidades que saltem aos olhos dos clientes, para que eles os escolham ao invés do concorrente.

Já em relação ao concorrente indireto as atividades de Marketing são direcionadas ao convencimento do público.

Neste sentido, será necessário despertar no público o sentimento de valor para com a sua oferta.

Como identificar os concorrentes?

Para identificar os concorrentes é preciso realizar alguns processos importantes.

Antes de tudo, Invista em uma boa Pesquisa de Mercado para saber quais são os seus concorrentes.

Identifique a exponência dos mesmos no mercado, ou seja, quais são relevantes ou não para a sua empresa.

Ao identificar os concorrentes e separá-los em diretos ou indiretos, analise alguns elementos como:

  • Preço dos produtos e/ou serviços;
  • Formas e Condições de pagamento;
  • Número de colaboradores e tamanho da loja;
  • Horários de funcionamento;
  • Localização da empresa;
  • Políticas de atendimento;
  • Diferenciais da empresa em relação à sua, no que diz respeito a solução das necessidades dos clientes;
  • Tempo em que se encontra no mercado;
  • Estratégias de Marketing utilizadas.

Benefícios e melhorias

Ao estudar o que o seu concorrente faz, você pode investir em melhorias no seu negócio que irão fortalecer o seu negócio.

Sua empresa pode investir na melhoria do produto e/ou serviço de acordo com o que o seu concorrente oferece ao mercado.

Além disso, pode-se buscar uma boa infraestrutura que seja atraente para o público-alvo e irá elevar os resultados.

Aposte em novas formas e condições de pagamento para expandir o campo de opções para o clientes.

Não se esqueça de investir em um atendimento diferenciado de forma que o cliente seja bem atendido e surpreendido.

Por esse motivo invista em treinamentos e capacitações da sua equipe para que elas transmitam segurança e identidade da empresa.

E além de todos estes fatores não se esqueça de investir em boas estratégias de Marketing Digital e se for o caso, o Offline.

Para desenvolver tais estratégias também é bom analisar o que o concorrente faz e que dá bons resultados.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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