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Saiba o que é Carteira de Clientes e como Montar uma em sua Empresa

Flávia Scalon - 01/11/2019 - 0 Comentário(s)

Para que o seu negócio dê certo é preciso que você tenha clientela, mas você sabe o que é carteira de clientes e como fazer a gestão desta carteira na sua empresa?

A grande maioria dos empresários não tem uma carteira de clientes, trabalhando somente com clientes recorrentes ou eventuais, mas e os clientes inativos ou os possíveis clientes?

Cada segmento tem o seu tipo de consumidor, sendo sempre importante manter o engajamento com eles.

Nesse artigo, iremos te explicar o que é a carteira de clientes, como ela funciona entre outras dicas, confira!

O que é Carteira de Clientes?

A carteira de clientes é uma ferramenta utilizada por muitas empresas, para auxiliar na organização e desenvolvimento da comunicação e relacionamento com clientes.

Normalmente as ferramentas utilizadas para controlar a carteira de clientes fazem uso de algumas tecnologias, como um ERP, CRM ou ainda, uma base de dados que armazene informações, como:

  • Nome da empresa;
  • Contatos associados;
  • Tipo de segmento; e etc.

Em alguns casos você pode ter acesso a informações no perfil, como necessidades de customer success, Lucro, potencial de vendas adicionais, entre outras.

Estas informações irão ser de muita importância, através desses dados você conseguirá ter uma melhor gestão da carteira de clientes, com critérios avaliativos assertivos.

Importância de ter uma boa Carteira de Clientes

Não basta ter uma carteira de clientes, é preciso que você saiba como gerir ela, como interagir com a carteira de forma que ela venha tornar um cliente inativo em um cliente ativo.

Mais ainda, a sua carteira de clientes precisa de atualizações constantes, de um trabalho intenso de prospecção.

Visando sempre aumentar o faturamento da sua empresa através dos clientes que ela tenha e que irá vir a ter.

Para que a sua carteira de clientes seja efetiva é preciso que você tenha uma gestão da carteira de clientes.

Com a gestão é possível criar um plano para priorizar o contato e customizar o serviço.

Focando no objetivo de alcançar a satisfação de todos os clientes ao mesmo tempo, conseguindo dobrar o seu faturamento em todas as oportunidades.

A gestão da carteira de clientes possibilita um maior destaque, dando espaço para novas oportunidades.

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Como Montar a sua Carteira de Clientes

A gestão da carteira de clientes está dividida entre as suas contas em seções para tornar o gerenciamento e o crescimento da sua empresa.

Cabendo ressaltar que há inúmeras seções nas quais você poderá criar, sendo cada uma delas de acordo com as necessidades da empresa.

As mais comuns são as seguintes:

Faturamento

Os seus clientes serão identificados através do faturamento, significando dizer que a sua estratégia será começar pelos clientes mais lucrativos, priorizando estes e dedicando a sua atenção a eles.

Por exemplo, pessoas jurídicas, como Bancos.

Não significa dizer que você irá abandonar ou esquecer os demais clientes.

Mas as suas ações estarão direcionadas com mais foco nos clientes com possibilidades de maior lucro, que logicamente trarão mais capital para a sua empresa.

Geografia

A sua carteira de clientes será voltada para clientes de determinado espaço geográfico, com isso você será capaz de direcionar melhor as suas estratégias para mercados específicos.

Segmento

A partir do segmento dos seus clientes, você poderá trabalhar com as suas estratégias, criando ações focadas, que levem em consideração o estado atual e evolução do mercado e do segmento escolhido.

Tipo de Relacionamento

A sua carteira de clientes deve ser uma mistura de clientes com diferentes portes, bem como, parceiros.

Sendo importante fazer uma mistura de contas e segmentos específicos.

Identificando os Clientes Ativos e Inativos

Falamos muito sobre isso acima, dos clientes ativos e inativos, mas você sabe diferenciar eles?

Faça as seguintes perguntas para saber sobre um cliente ativo:

  • Qual o ticket médio?
  • Quanto tempo será necessário este cliente voltar a fazer uma nova compra?
  • Ele poderia ter gasto mais?

E para o cliente inativo, faça as seguintes perguntas:

  • Por que ele está inativo?
  • Se está inativo, o que houve?
  • Eles possuem um fit com a sua empresa?
  • Vale a pena recuperar esta conta?

Vez que você tenha todas estas informações, você realmente analisar com clareza a sua carteira de clientes.

Analisando a sua carteira como um todo, você conseguirá se organizar de acordo com lógica, construindo um plano para ter um melhor aproveitado da sua carteira com todo o seu potencial.

Para que você monte a sua carteira de clientes com um alto aproveitamento, você precisa fazer as seguintes ações:

  • Acompanhar o engajamento e satisfação dos seus clientes;
  • Conhecer os clientes para ter um melhor relacionamento e estabilidade;
  • Fidelizar os clientes identificados;
  • Encontrar os melhores funcionários, para que o seu time possa ter uma melhor interação com o cliente;
  • Utilizar ao seu favor o conhecimento de um segmento ou público específico;
  • Procure por padrões de compra e comportamento;
  • Defina metas para a sua carteira de clientes, com elas será possível sempre aumentar a sua carteira;
  • Determine o tipo de conta que irá encaixar melhor na sua empresa e produto;
  • Não deixe de lado os seus ex-clientes, manter um bom relacionamento com eles é uma boa solução para trazer eles de volta.

Saiba como satisfazer seu cliente de forma eficiente neste artigo do blog.

Considerações Finais

Uma carteira de clientes bem montada e com uma gestão eficiente trazem para a sua empresa uma maior lucratividade, proporcionando melhorias em suas estratégias e planos de ações.

A carteira de clientes é uma ferramenta de organização, focada na estratégia de prospectar vendas de clientes atuais e novos clientes.

Proporcionando que você consiga elaborar ações voltadas para todos os tipos de contas.

Utilizar a carteira de clientes faz com que a sua empresa tenha novas ideias de alcance ao público.

Com novas estratégias de vendas, como upselling, viabilizando um aumento do faturamento por cliente, sendo muitos os benefícios em montar uma carteira de clientes para a sua empresa.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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