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Entenda de Forma Fácil o que é BPO e quais as Principais Vantagens

Flávia Scalon - 18/09/2019 - 0 Comentário(s)

Você o que é BPO? Pois saiba que este é um processo muito utilizado em empresas e proporciona muitas vantagens para um empreendimento.

Além disso, otimizar e deixar a rotina da empresa mais eficiente é de extrema importância nos dias de hoje.

Neste artigo iremos explicar de uma vez por todas o que é BPO, como funciona, quais as suas vantagens e como você pode utilizar de forma fácil e simples na sua empresa.

O que é BPO?

BPO é um termo em inglês, Business Process Outsourcing, que em português significa ‘Terceirização de Processo de Negócios’.

Sendo um meio que as empresas terceirizam parte dos seus processos, transformando estes mais eficazes e otimizados.

Ao utilizar o serviço de BPO, este conta com uma equipe terceirizada, com profissionais especializados na área que ficarão encarregados por determinadas etapas, funções e atividades, mantendo a empresa contratante em perfeito funcionamento.

Utilizando esse sistema, a equipe interna oportuniza o tempo hábil, direcionando todos os esforços no core business do negócio.

BPO na Prática

A ideia é simples, focando na competitividade no mercado, o BPO tem como finalidade a melhoria contínua das diversas atividades secundárias, que são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Muitos países desenvolvidos utilizam o BPO, pelas muitas vantagens que a terceirização dos processos proporcionam.

Além dos profissionais especializados com experiência nos mais variados temas, como Contabilidade, Finanças, Governança e Tecnologia da Informação.

O BPO ainda possibilita garantia das entregas, reduzindo os custos, permitindo que a sua empresa invista na sua área de negócio.

BPO: Uma boa escolha para o seu negócio

O principal motivo para aderir ao Business Process Outsourcing é otimizar as atividades operacionais, operando com um foco mais estratégico.

A terceirização do BPO permite que o gestor da sua empresa possa focar seus esforços em atividades mais urgentes.

Dessa forma a empresa consegue reduzir os seus custos, além de poder ter uma qualidade maior dos seus produtos/serviços.

Além disso, ao liberar a atenção do gestor para as funções realmente importantes, a organização consegue reduzir seus custos e aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Com o BPO a sua empresa atua com uma maior escala em suas atividades, o outsourcing é ligado diretamente às necessidades do negócio, abrangendo até as atividades nas áreas: tributárias, financeiras, administrativas, jurídicas e de TI.

Esse sistema tem uma enorme credibilidade por exigir profissionais especializados, com isso as atividades serão sempre realizadas por pessoas que entendem do assunto.

Outro fator determinante de credibilidade do sistema é a análise de dados, com foco direcionado nos serviços e estratégias de mercado atuais.

Dessa forma aumenta-se a competitividade no mercado, com ações mais precisas e ágeis.

Normalmente, essas melhorias por si só são impossíveis de alcançar com os processos internos, devido a gestão pouco especializada.

O BPO visa a valorização da qualidade das atividades que integram parte do core business.

A ideia é incluir uma maior performance operacional, com uma distribuição de funções, automatização dos processos, além, de gerenciar as situações da melhor maneira possível.

A Importância do BPO

O BPO é importante porque é uma ferramenta que conta com o auxílio profissional de uma empresa terceirizada, que irá auxiliar nas etapas dos processos e recursos.

Isso possibilita que a empresa direcione seu foco para a sua atividade principal.

BPO X Terceirização

Ok, o BPO funciona como uma espécie de terceirização, então é a mesma coisa que a terceirização?

A resposta é definitivamente não!

A terceirização e o BPO são dois processos que não são exatamente iguais, divergem no ponto de sua estratégia.

Por exemplo, o BPO requer uma avaliação completa da organização e dos seus processos.

No entanto, a empresa contratada deve criar um novo modelo para os serviços organizacionais e não simplesmente terceirizar as áreas.

Já na terceirização não há a necessidade de criar novos modelos para os serviços organizacionais

O BPO traz o uso da tecnologia em conjunto com o conhecimento e qualidade aos procedimentos.

É preciso também citar as diferenças entre consultoria e assessoria, por exemplo, no BPO a consultoria da empresa contratada age como conselheira, todavia não se envolve diretamente nas questões práticas.

No caso da assessoria, esta oferece um auxílio técnico no desenvolvimento de um determinado projeto.

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As Funções que podem ser Terceirizadas

Gestão de Infraestrutura de TI

Uma das áreas em que o BPO pode ser útil é no setor de tecnologia da Informação, atuando em sua infraestrutura de servidores, suporte, manutenção e etc.

O BPO poderá dar uma maior precisão para a execução dos sistemas e dispositivos de rede, reduzindo os erros.

Análise de Dados

O BPO atua diretamente na análise de dados antecipando as etapas, definindo novas estratégias e direcionando o foco dos seus produtos/serviços.

Nessa área o BPO irá trabalhar através de relatórios, que futuramente será traduzido em retorno financeiro.

Processos Jurídicos

O BPO pode ser utilizado em todas as atividades jurídicas, como: acesso à legislação vigente, controle de prazos, andamentos de processos judiciais.

Uma das vantagens para essa área é a redução de custos e a segurança da conformidade legal.

Recursos Humanos

O BPO tem como finalidade organizar e melhorar a rotina administrativa do RH, reduzindo o desperdício de recursos e possibilitando ao gestor uma maior capacidade de administrar as suas funções.

Contabilidade, Fiscal e Gestão Financeira

Nessas áreas o sistema funciona com o repasse das atividades operacionais, como administração de impostos, gastos, compras, pagamentos e etc.

Isso garante uma maior agilidade e precisão nas atividades.

Política de Compliance

Tem como função principal otimizar a execução da rotina operacional, contando com profissionais especialistas na hora da auditoria dos processos a serem desenvolvidos.

Com essa análise é possível alterar a equipe para aumentar a qualidade do serviço e alcançar melhores resultados.

Vantagens BPO

Como discorrido ao longo desse artigo, são muitos os benefícios ao implantar o BPO, como:

  • Otimização do Tempo: Os colaboradores possuem mais tempo para se dedicarem às atividades principais, aumentando a qualidade do trabalho e conhecimentos específicos.

O BPO lhe ajuda a contar com profissionais especializados em cada atividade, capacitados e com experiência nos processos.

Isso significa que suas tarefas estarão em mãos qualificadas e sua demanda de serviços poderá ser atendida com qualidade e eficiência.

  • Redução de Custos e Riscos: O sistema possibilita a substituição dos custos fixos com funcionários por custos variáveis, gerando assim economia de encargos trabalhistas, benefícios e treinamentos, além dos processos de seleção e desligamento.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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