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Nutrição de Leads: Saiba o que é e como Gerar Mais Oportunidades de Vendas

Flávia Scalon - 27/09/2019 - 0 Comentário(s)

Você já ouviu falar de Nutrição de Leads? Pois saiba que a nutrição de leads é uma técnica primordial para obtenção de melhores resultados de vendas.

Sendo parte importante no processo de gestão de clientes e nas etapas das vendas.

Mas o que isso significa? Ao falarmos de nutrição de leads, temos como intenção a entrega de conteúdos para o público no momento certo para o lead certo.

Acompanhe ao longo do artigo como fazer uma nutrição de leads e ter mais oportunidades de vendas.

O Que é Nutrição de Leads, Afinal?

A nutrição de leads é uma etapa das ações de marketing de uma empresa, que trabalha em conjunto com conteúdos direcionados ao público.

Como por exemplo, definindo temas e para quem os mesmos devem ser entregues.

A nutrição de leads tem como finalidade atingir clientes em potencial, ou seja, os consumidores interessados em conhecer os seus serviços/produtos.

Atualmente as pessoas repassam sem problemas seus e-mails, telefones para receberem promoções e divulgações de determinados segmentos, como por exemplo, lojas de roupas.

Sendo assim, esses consumidores são a razão das estratégias de marketing de qualquer negócio, o que faz necessário pensar a respeito de como abordar esses clientes de maneira eficiente.

Mas, o que Significa na Prática?

Quer dizer que a sua empresa precisa ter canais de comunicação que façam uma ponte com o seu público alvo.

Esses canais irão facilitar o intercâmbio de informações, ampliando e fortalecendo o seu relacionamento com cada potencial cliente do seu negócio.

A nutrição de leads aumenta o número de clientes da sua empresa e através da nutrição de leads, os clientes terão à disposição conteúdos de qualidade.

O conteúdo gerado a partir da nutrição de lead faz com que crie um interesse maior do público sobre as suas atividades empresariais, sejam produtos ou serviços.

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Pontos Importantes sobre a Nutrição de Leads

Cada fluxo de nutrição tem o seu tempo, pois cada um deles é personalizado, sendo primordial evitar a reutilização de fluxos de segmentações de negócios diferentes.

É necessário que você tente entender as suas demandas de leads, para que assim possa aproveitá-las como um instrumento de otimização das campanhas de nutrição de leads.

Uma nutrição automatizada significa menos trabalho para a sua equipe de marketing e isso significa, por sua vez, que você ganha tempo e poupa dinheiro, além de reduzir riscos de erros.

A nutrição de leads se diferencia do marketing tradicional, por considerar o comportamento do consumidor.

Criando um conteúdo perfeito para cada tipo de cliente e aumentando as chances de fechar vendas.

Vantagens da Nutrição de Leads

Uma das várias vantagens da nutrição de leads, é o aumento da sua credibilidade e autoridade perante a visão crítica do cliente interessado no seu produto/serviço.

Com o aumento do seu faturamento, a nutrição de leads se torna o seu braço direito.

Com os avanços tecnológicos, vieram a mudança comportamental do consumidor, que exige também uma mudança comportamental das empresas.

A nutrição de leads poderá trazer muitas vantagens e oportunidades, como:

  • Economia de tempo em ações de Marketing;
  • Envio de conteúdos diretos para os clientes, de forma mais eficaz;
  • Aumento do volume de oportunidades de vendas;
  • Melhor controle de números de vendas;
  • Analise das ações e suas repercussões nas mídias, resultados e etc;
  • Follow-up disciplinados e organizados.

Ferramentas e Estratégias para dar ênfase na sua Nutrição de Leads

  • Régua de relacionamento: auxilia na hora de medir e controlar a etapa do funil, no qual cada lead se encontra;
  • Marketing de conteúdo: conteúdos de relevância personalizados para potenciais clientes;
  • Automação de marketing: meio facilitador do processo de marketing para a sua equipe, economiza esforços e capital;
  • Reaquecimento de leads: existem os chamados leads frios, que são aqueles contatos que não interagem com as suas campanhas, para esses é importante que você crie diferentes abordagens;
  • UGC: User Generated Content, ou conteúdos gerados pelos seus usuários, para esses casos crie enquetes por e-mail ou redes sociais para aumentar o engajamento;
  • Smarketing: nada mais é que a união dos esforços de vendas, de forma que faz necessário que você compartilhe dados e resultados com o público, isso aproxima o público.

Como Criar um Fluxo de Nutrição de Leads Perfeito para sua Empresa

Para que você tenha sucesso com a nutrição de leads, é preciso ainda que você divulgue conteúdos via e-mail marketing por via das mídias sociais, como viemos destacando durante esse artigo.

E nesses conteúdos, é importante destacar seus produtos/serviços, deixando claro que a sua empresa pode ser uma facilitadora na vida de seus clientes.

O que otimiza ainda a nutrição de leads é demonstrar conhecimento nos assuntos abordados, passando maior credibilidade ao público, pesquise sobre o tema.

Tenha em mente os seguintes objetivos, na hora de nutrir leads:

  • O interesse do cliente potencial, para que assim possa se relacionar com ele de forma eficaz;
  • Ganhar a confiança do público;
  • Criação de leads que irão fazer o cliente optar por fechar a compra.

Ao trabalhar com a nutrição de leads se faz necessário ter esses objetivos como base, esses objetivos irão fortalecer o relacionamento, até mesmo após a compra realizada, solidificando a relação do cliente.

Nutrição de Leads: Finalizando

A nutrição de leads inicialmente poderá parecer algo que delongue tempo, porém, não é o que ocorre, ao contrário otimiza o seu tempo.

Essa técnica de marketing poderá ser utilizada por empresas de todos os segmentos, porém, com conteúdos personalizados de produtos e serviços.

O sucesso do seu fluxo de nutrição está em seus objetivos, sendo essencial que você crie questionamentos e procedimentos próprios para alcançar melhores resultados.

Ao trabalhar com nutrição de leads defina metas reais, com prazos estimados e dados sólidos do seu negócio.

Lembrando que cada processo de fluxo de nutrição precisa estar criado de acordo com o seu modelo de negócio, para que assim gere maiores oportunidades de interação com a persona.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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