Nomes para Negócios: Tenha ideias para o nome de sua nova empresa

Flávia Scalon - 07/07/2018 - 0 Comentário(s)

Escolher nomes para negócios é uma tarefa difícil para quem está entrando no mercado corporativo, sendo necessário muita criatividade e dedicação para encontrar o nome ideal.

Pois, com tantas empresas e marcas surgindo no país, a originalidade é algo difícil de se ter, por conta disso, é importante estar sempre atento às novidades.

Continue acompanhando este post e veja exemplos de nome criativos e os passos para criar um para sua própria empresa.

Passo a passo para criar um nome criativo para seu negócio

O nome de uma empresa pode surgir de diversas formas e em qualquer momento, basta ter criatividade, conhecer o negócio e ter paciência.

A seguir serão listados alguns passos para ajudar na escolha de um nome para seu negócio, confira:

Conheça o segmento e o público-alvo da empresa

Primeiro, é importante ter conhecimento de como o negócio vai funcionar, qual a atividade principal da corporação e como deseja que seja a comunicação com o público.

Além disso, o público-alvo deve ser estabelecido com todas as delimitações, para que a comunicação seja direta.

Portanto, algumas das principais informações a serem levadas em consideração nesta fase, são:

  • Público-alvo;
  • Produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Nomes de concorrentes diretos e indiretos;
  • Objetivos da empresas;
  • Missão, visão e valores;
  • Estudar empresas de sucesso.

Com essas informações, é possível começar o processo de escolha de um nome, lembrando que ele deve absorver tanto os princípios da empresa quanto interesses do consumidor.

Lembrando que a escolha do nome é parte importante e indispensável no processo total de abertura de um novo negócio.

Peça sugestões às pessoas

Consultar a equipe ou pessoas próximas a você para a escolha de um nome para o negócio também é uma opção.

Peça sugestões, anote-as e não descarte nenhuma ideia, mesmo que não sejam as melhores, pois, o processo de brainstorming é muito importante para a escolha.

Portanto, após toda a pesquisa e sugestões, junte-se aos sócios e colaboradores para que soluções sejam encontradas.

Se for necessário use técnicas modernas para o processo de criação, como o Design Thinking.

Utilize abreviações e prefixos comuns

Abreviações, prefixos e sufixos são uma boa opção para a escolha de um nome.

Caso não consiga encontrar um nome bom e forte para o negócio, crie uma sigla, muitas empresas grandes já fizeram isso, como a empresa de eletrônicos LG (Lucky-GoldStar).

Além disso, uma opção é usar prefixos e sufixos no nome, como por exemplo:

  • Prefixo ‘i’ – iPhone, iPad, iTunes, etc;
  • Sufixo ‘ify’ – Spotify;

São apenas exemplos de nomes criativos e conhecidos, já existentes, porém, é um caminho que pode ser seguido no momento do brainstorming.

Tenha ousadia

A ousadia é importante para que o nome seja inesquecível além de criativo, ou seja, pense fora da caixinha.

Não tenha receio de usar a imaginação e sair da normalidade, encontre palavras que reflitam com seu produto, una duas palavras diferentes, encurte-as.

Seja criativo, ousado e não tenha medo do diferente.

Seja curto e direto

Usar nomes curtos e diretos é uma forma de simplificar e facilitar o mesmo, assim, ele será mais fácil de ser lembrado.

Evite utilizar palavras muito difíceis e robustas, com pronúncia complicada ou idiomas muito complexos.

Pense diferente, porém, pense como o consumidor e em como ele receberá o nome no primeiro impacto.

Contrate um profissional que entenda sobre o assunto

Para acelerar e facilitar o processo de escolha do nome para o negócio, muitas corporações optam por terceirizar o serviço.

Ou seja, contratam profissionais que entendem do assunto, como redatores de copywriting ou profissionais do marketing.

Caso sua equipe já tenha um profissional de marketing ou de redação, pode ser uma opção, o mesmo pode ajudar com ideias e fazer o trabalho de pesquisa.

Mas caso não tenha, contrate um profissional que saiba fazer todo o processo de pesquisa e que seja criativo.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Nomes de empresas de sucesso para inspiração

Foram selecionados três nomes de empresas de sucesso para inspirar na criação do nome de seu negócio.

  • Apple: é uma marca que transmite inovação e singularidade, e é reconhecida pela maçã mordida, sem a necessidade de ter o nome, tendo como slogan “Pense diferente”.
  • Google: é a maior ferramenta de pesquisa e uma das maiores empresas de tecnologia, além disso, o nome foi sugerido por um aluno, sendo a ideia original ‘googolplex’.
  • Facebook: é uma ferramenta que foi criada apenas para avaliar as mulheres que estudavam em Harvard, tendo o nome de The Facebook, logo foi expandida e se tornou a maior rede de relacionamento, tendo o nome resumido para Facebook.

Evite alguns erros ao escolher o nome de seu negócio

No processo de escolha de nomes, é possível que ocorram alguns erros, por conta disto, é importante estar atento e se manter longe deles.

Alguns erros comuns que podem ser cometidos, são:

1. Não verificar registro do nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual);

2. Não fazer pesquisas de mercado e concorrência;

3. Envolver muitas pessoas no momento da escolha;

4. Não verificar significados ou o sentido de palavras em outros idiomas;

5. Limitar o nome com alguma palavra, bairro ou cidade específica.

Estes são alguns dos erros que podem ser cometidos no momento da escolha, portanto, atente-se de sempre prestar atenção aos detalhes.

Tenha o melhor sistema de gestão e emissão do mercado

A maior parte das empresa do país tem a obrigatoriedade de emitir documentos fiscais para comprovação de alguns tributos e impostos.

Para isso, é necessário a aquisição de um software emissor de documentos fiscais, como o da Soften Sistemas.

Seus aplicativos disponibilizam tanto emissão de notas fiscais, quanto controle de estoque, financeiro e vendas, para a gestão de uma corporação.

E tudo isto com vantagens como, treinamento especializado de cada módulo e suporte técnico ilimitado.

São estes aplicativos, o Soften SIEM, instalado em desktop e o GerencieAqui, online com armazenamento em nuvem.

Acesse o site ou entre em contato com os atendentes comerciais para saber mais sobre todos os produtos e serviços.

Conheça Soften Sistemas

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações do Blog da Soften.

Assine também a Newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos e não se esqueça de acompanhar as redes sociais da Soften: Facebook, Instagram,Twitter, Linkedin e Youtube.

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo que a Soften lhe responderá!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!