Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Nobreak: Entenda tudo sobre este importante equipamento

Flávia Scalon - 24/01/2019 - 1 Comentário(s)

Nobreak é um equipamento de segurança para empresas e estabelecimentos, feito para proteger documentos arquivos e aparelhos.

Pois, em quedas de energia, algo normal no país, é possível que aparelhos eletrônicos, documentos e dados importantes sejam perdidos.

Continue neste artigo e entenda tudo sobre o Nobreak, equipamento tão importante para as empresas.

O que é Nobreak?

O equipamento Nobreak é responsável pela regulagem da pureza e voltagem da energia que chega até os eletrônicos conectados ao dispositivo.

A palavra nobreak é referente aos sistemas que fornecem e regulam energia, além disso, eles oferecem segurança, para problemas com quedas de energia e paradas.

Este equipamento também é responsável por alimentar os aparelhos eletrônicos, por meio de bateria, em casos de variações de energia elétrica.

Existem no mercado outros equipamentos que disponibilizam as mesmas funções do Nobreak, como o estabilizador e o filtro de linha.

Porém, o Nobreak apresenta resultados muito melhores, além de ser um dispositivo bem mais completo por fornecer energia em caso de apagões.

A vida útil do equipamento dependerá do modelo, mas geralmente, o tempo de troca é de dois a três anos.

Como é o funcionamento de um Nobreak?

Em caso de quedas e variações de energia, qualquer aparelho eletrônico que estiver conectado ao Nobreak, será protegido.

Isto porque, esse tipo de dispositivo é medido por números, e apresenta sua potência em Voltampere (VA).

Isto, indica a quantidade de energia que a bateria do equipamento pode gerar, quando não há eletricidade no estabelecimento.

Porém, tudo irá depender da quantidade de eletrônicos conectados a ele e da taxa de consumo de cada um.

A maioria dos dispositivos Nobreaks fornecem apenas 15 minutos de energia para equipamentos simples.

Este é o tempo suficiente para salvar arquivos, dados ou documentos e finalizar programas abertos, podendo em seguida, desligar o computador de forma segura.

Nobreak e seus tipos

Veja quais os tipos de Nobreak no mercado e o que cada um oferece:

Stand by ou Offline

O Standy by ou Offline é um dos modelos mais básicos e baratos presentes no mercado, além disso, se utiliza de sua bateria para estabilizar as variações de energia.

Este modelo não evitará que variações de voltagem diminuam a vida útil dos equipamentos conectados a ele, por isso, é recomendado para aparelhos eletrônicos de menor porte.

Linha-interativa

O Linha-interativa é similar ao modelo Stand by, a diferença está em apenas uma peça, que é denominada como reguladora automática de voltagem (AVR).

A peça regula todas as flutuações de voltagem ocorridas, sejam elas para mais ou para menos.

Nobreak Online

O Nobreak Online possui dupla-conversão, assim, as correntes são convertidas primeiro para corrente direta, em abastecimento da bateria, ligando assim a uma peça, denominada inversor.

Logo, o inversor converte a energia novamente para uma corrente completamente limpa e com voltagem contínua.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Motivos para adquirir um equipamento Nobreak em sua empresa

O equipamento Nobreak serve tanto para empresas, quanto para residências, pois, protege equipamentos e evita grandes perdas.

Veja a seguir alguns motivos para adquirir um em sua empresa:

Protege aparelhos eletrônicos

O Nobreak garante que todo aparelho eletrônico conectado a ele, não tenha a necessidade de lidar com diversas variações na rede elétrica, sendo assim, uma proteção contra picos de tensão.

Ou seja, o equipamento protege os eletrônicos conectados a ele de qualquer oscilação ou queda de energia, evitando que haja a queima ou perca dos mesmos.

Faz backup de dados e trabalhos

A falta/queda de energia e os picos de tensão podem corromper dados e apagar arquivos importantes que não foram salvos e, algumas vezes, pode até danificar a máquina e seu hardware.

Para evitar que isto aconteça, o Nobreak proporciona tempo para que o usuário salve todos os seus arquivos, distribuindo assim, energia de qualidade aos aparelhos.

Garante a autonomia e proteção dos eletrônicos

Um equipamento Nobreak garante autonomia e proteção para uma empresa, isto, por ajudar em momentos de falta e queda de energia.

Seu tempo de funcionamento pode variar entre 15 minutos a 30 horas, tudo dependerá do modelo e da quantidade de bateria.

Proteção para servidores e datacenters

Grandes empresas e organizações têm servidores ou datacenters para ajudar em seus processos de conexão com o sistema e etc.

Caso um servidor/datacenter desligue ou caia, mesmo que por um tempo mínimo, o sistema para e dessa forma, a empresa também para.

Com a utilização de um equipamento Nobreak, a empresa fica segura e problemas gerados em servidores e datacenters – pela falta de energia – são evitados.

Mantém a conexão com a internet

A conexão com a internet, geralmente, é feita por meio da linha telefônica ou de antenas, e assim não é afetada pela falta de energia elétrica.

Porém, tanto o roteador quanto o modem são conectados à energia elétrica e consequentemente, não funcionam sem a mesma, ocorrendo assim a falta de conexão com a internet.

Por isso, um Nobreak manterá a conexão com a internet caso algum arquivo precise ser salvo ou alguma transação finalizada.

Quais estabelecimentos devem ter um Nobreak?

Toda empresa deveria ter um Nobreak por segurança, porém, tem algumas específicas que ter maior necessidade. Veja:

Setor médico

Em setores da área médica é extremamente importante que não falte energia, pois, muitos aparelhos dependem da mesma para seu funcionamento.

Para isso, ter Nobreaks à disposição é recomendável para hospitais, clínicas, laboratórios, centro cirúrgicos, UTI e home care.

Assim, em caso de falta de energia e quedas, o equipamento irá suprir e garantir energia aos aparelhos.

Corporações

Em ambientes corporativos, manter o funcionamento de seus processos é essencial, assim como proteger seus aparelhos e equipamentos de oscilações provocadas por falta de energia.

Com o fornecimento de energia, por meio do Nobreak, corporações evitam interrupção em sua produção.

Indústrias

Para que as operações em um ambiente industrial sejam contínuas, é essencial que os equipamentos utilizados tenham funcionamento contínuo.

Em caso de falhas nos equipamentos – que muitas vezes ficam expostos a ambientes agressivos e temperaturas altas -, o Nobreak mantém o sistema operando.

Comércios

No comércio varejista, produtos e serviços precisam estar disponíveis, e para isso, é preciso que energia também seja disponibilizada.

Evite a interrupção de seus serviços e/ou sistemas com a instalação de um Nobreak no estabelecimento.

Adquira automação qualificada com a Automatizei

Para ter uma empresa completa e bem estruturada, é muito importante ter equipamentos qualificados e seguros.

Com a Automatizei é possível adquirir todo tipo de automação e isto com a garantia de qualidade.

A empresa, além de Nobreak, oferece Impressora não fiscal, SAT, Estabilizadores, Leitores de Código de barras e etc.

Entre em contato com a Soften Sistemas, parceira da Automatizei e saiba mais sobre os equipamentos disponibilizados.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com parceiros e continue acompanhando as atualizações do Blog.

Siga também as Redes Sociais da Automatizei:  FacebookInstagramTwitter; e da Soften Sistemas: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Em caso de dúvidas e sugestões, comente no campo disponibilizado abaixo.

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário(s)

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!