Erro na recepção da NFe: A conexão subjacente estava fechada: Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro de SSL/TLS.

Alessandro Caun - 26/10/2017 - 20 Comentário(s)

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Se você estava emitindo uma Nota Fiscal Eletrônica ou qualquer outro documento fiscal e surgiu este erro: Erro na recepção da NFe: A conexão subjacente estava fechada: Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro de SSL/TLS, não se preocupe. Você está no lugar certo!

Às empresas que emitem documentos fiscais (NFe, NFCe, CTe ou MDFe) é necessário atenção, pois os Estados que utilizam o servidor SVRS – Sefaz Virtual do RS, terão problemas na emissão dos documentos citados acima.

Está ocorrendo um erro na recepção das operações fiscais, por conta de mudanças na cadeia ICP-Brasil V5 e também por conta da atualização da NFe 4.0 e CTe 3.0.

Verifique mais a seguir sobre o erro e como corrigi-lo.

O que é Certificado Digital e Cadeia Certificadora?

O Certificado Digital é uma assinatura digital de pessoa física e jurídica, podendo ser um arquivo, cartão ou pen-drive (token), com validade jurídica, para a emissão dos documentos fiscais.

O certificado garante proteção nas transações eletrônicas, assinando digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com segurança e agilidade.

Acompanhado do certificado digital, há as cadeias certificadoras, sendo que elas garantem o funcionamento correto do mesmo na recepção de documentos fiscais.

Para a validação das transações, é necessário que as cadeias de certificação estejam instaladas de forma correta, pois sem elas, o funcionamento do certificado digital será prejudicado.

Entenda o protocolo de comunicação SSL/TLS

Para o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos como NFe, é exigido a utilização de protocolos de comunicação como SSL/TLS.

SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo mais antigo que em 2004, foi tido como inseguro, em especial para as emissões de documentos eletrônicos.

Tal insegurança foi provada pelos sistemas governamentais após a realização de uma série de testes.

Foi assim que entrou em vigor o Padrão TLS (Transport Layer Security) que oferece maior segurança para tais processos.

Por mais que o SSL seja um padrão, e o TLS outro, é muito comum que ambos os padrões sejam apresentados em conjunto.

Estes protocolos de comunicações é o que protege serviços como email, navegação por páginas, e transferências de dados.

Com a atualização da NFe 4.0 e o CTe 3.0, o governo passou a exigir o padrão de comunicação TLS 1.2 ou superior.

Além disto, tal protocolo só é aceito em sistemas operacionais Windows 7 ou Superior.

Por este motivo, é de extrema importância que o computador apresente tais sistemas operacionais e também mantenha o computador com as atualizações em dia.

Veja neste artigo, como manter o seu computador atualizado e ter tranquilidade na emissão de NFe e CTe.

 

Qual o erro e como resolvê-lo?

Erro: Erro na recepção da NFe: A conexão subjacente estava fechada: Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro de SSL/TLS.

É possível que apareça o erro acima na emissão de: Nota Fiscal Eletrônica; Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica; Conhecimento de Transporte Eletrônico; e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.

O erro de recepção é identificado porque a cadeia ICP-Brasil V5, precisa ser atualizada, por mudanças em sua hierarquia.

As Unidades de Federação (UF), ou seja, os Estados que utilizam a SVRS (Sefaz Virtual do RS), serão os que terão esse erro com maior frequência.

Verifique um vídeo disponibilizado pela Soften sobre o erro de conexão subjacente:

Verifique os estados que utilizam servidor SVRS no site da Sefaz.

Passo a passo para corrigir o erro de recepção

Para corrigir o erro de recepção, basta seguir os seguintes passos:

1- FAZER DOWNLOAD DA CADEIA ‘ICP-BRASILV5’ – daremos duas opções:

AQUI (LEMBRANDO QUE O SITE DO GOVERNO TEM UMA EXCEÇÃO DE SEGURANÇA, apenas clique em AVANÇADO e ADICIONAR EXCEÇÃO e Confirme a exceção de segurança) 

AQUI (Site da Soften Sistemas – você vai precisar descompactar o arquivo para executar em seu computador).

Para saber como descompactar um arquivo, leia aqui como fazer.

2- EXECUTAR A CADEIA ‘ICP-BRASILV5’;

3- CLICAR EM INSTALAR CERTIFICADO > AVANÇAR > MARCAR ‘COLOCAR TODOS OS CERTIFICADOS NO REPOSITÓRIO A SEGUIR’ > PROCURAR > SELECIONAR ‘AUTORIDADE DE CERTIFICAÇÃO RAIZ CONFIÁVEIS’ > OK > AVANÇAR > CONCLUIR;

4- CLICAR EM SIM NAS TELAS QUE VÃO APARECER e tentar enviar a NFe ou qualquer documento fiscal novamente.

Seguindo todos os passos descritos acima, o problema será resolvido para a emissão dos documentos fiscais necessários.

Porém, caso o erro persista, é importante entrar em contato com o suporte do sistema de sua empresa fornecedora do software.

Se você estiver com problemas em seu emissor atual ou apenas procurando um novo emissor NFe ou para qualquer finalidade fiscal, oferecemos os serviços da empresa Soften Sistemas.

A Soften Sistemas tem um emissor fiscal de qualidade, com suporte técnico eficaz e treinamento de qualidade, entre em contato conosco ou acesse nosso site (www.softensistemas.com.br) para saber mais sobre nossa empresa.

Agora que você já sabe como resolver o problema, deixe seu comentário. Se tiver alguma dúvida, contate-nos para que possamos lhe ajudar.

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20 Comentário(s)

  • josias saboia disse:

    parabéns 100% , muito obrigado esta bem fácil mesmo , no caminho que indicou

  • Antonio Pires disse:

    Você merece o meu respeito, estava a dias tentando resolver este problema a forma que você disponibilizou a cadeia de certificado eu consegui emitir os meus documentos fiscais em ambiente de homologação de NFCe v4.00, agradeço de verdade… Parabéns e todo o sucesso do mundo, quem sabe nos encontramos no mercado…
    Antonio Pires…

    • Diogo Oliveira disse:

      Olá Antonio,

      Agradecemos pelo elogio e também ficamos felizes por poder tê-lo ajudado.

      Lhe convidamos a continuar acompanhando o Blog da Soften ele é atualizado diariamente com textos de assuntos administrativo, fiscais e técnicos.

  • RENATO CASTRO disse:

    MUITO OBRIGADOOOOOOOOOOO ,ESTAVA PENANDO COM ESSA MSG
    RESOLVEU MESMO !

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