Aniversário Soften

MVP: Qual a importância para seu negócio

Diogo Oliveira - 10/09/2018 - 0 Comentário(s)

O modelo estratégico de MVP é uma estratégia de negócios, muito utilizado por Startups e grandes negócios.

Facebook e Apple são uma das grandes corporações que utilizam e utilizaram a técnica para o desenvolvimento de suas ações.

A estratégia tem como objetivo oferecer uma visão antecipada do mercado ao testar um protótipo de um novo produto.

Veja aqui tudo sobre o MVP e por que é tão importante implementar esta técnica para aumentar os seus negócios.

Entenda a ideia de MVP

MVP (Minimum Viable Product), significa produto mínimo viável ou produto minimamente viável.

A técnica é utilizada normalmente para o desenvolvimento de produtos e seu posterior lançamento.

O MVP está intimamente atrelado à ideia desenvolvida no livro Lean Startup (Startup Enxuta) de Eric Ries.

Tal obra trabalha um modelo de negócio que visa desenvolver estratégias para a criação de produtos e serviços evitando desperdícios de tempo e dinheiro.

A finalidade da teoria é lançar um produto com a maior qualidade possível no momento certo de mercado e de acordo com a necessidade do público.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Ou seja, o MVP tende a desenvolver um modelo de um produto ou serviço com o mínimo de recursos e de funcionalidades necessárias.

Tal estratégia funciona como um teste para o lançamento de uma nova oferta, produto ou serviço no mercado.

Ou seja, é uma análise qualitativa para provar a verdadeira necessidade e o sucesso da ideia em questão.

Além disto, o MVP está muito atrelado à técnicas de Growth Hacking, que experimentam pequenos gatilhos para o crescimento.

Exemplo de aplicação do MVP:

Facebook testou a ideia de uma rede social para conectar as pessoas facilitando a comunicação e paquera.

A rede deu super certo dentro dos muros da Universidade de Harvard e foi o que fez com que eles buscassem a expansão da rede.

E hoje, o Facebook tornou-se a maior Rede Social do planeta.

Importância e benefícios da técnica

O modelo de criação de estratégias para o crescimento consiste em testar as ideias e o potencial de um projeto.

Tal técnica consiste em realizar testes de utilização e provar o verdadeiro sucesso da oferta em questão.

As empresas ganham em diversos benefícios, em especial financeiros e estratégicos.

Um dos principais benefícios é a economia de recursos, isto por que as versões de testes são realizadas com o mínimo de recursos.

Além disto, os testes realizados possibilitam visão estratégica principalmente para atuação de mercado.

Além também de usar da opinião e feedback do público para desenvolver e lançar uma nova oferta.

Tal técnica pode ser aplicada também no desenvolvimento do Design Thinking nos seus passos finais.

Dicas para desenvolver um MVP

Para desenvolver um MVP você pode seguir o passo a passo desenvolvido abaixo:

1 – Definir o produto e a sua proposta de valor

É hora de definir qual a oferta que será colocada em testes para uma posterior oferta definitiva.

Faça reuniões de Brainstorming, e não se esqueça de que é preciso envolver seus colaboradores.

Não se esqueça de que por mais que não seja o produto final, este deve ser um produto com o mínimo de funções.

Ou seja, ele deve funcionar e muito bem, além de ser uma solução para o problema em questão.

2 – Crie ou Desenvolva o MVP e coloque os testes em ação

Com a ideia definida e o MVP desenvolvido, chegou a hora de colocá-lo para os testes.

O objetivo nesta etapa é de coletar o máximo possível de feedback’s pois, serão eles que darão norte às suas ações.

Nunca coloque o MVP para ser testado por potenciais clientes, isto por que, em casos de falhas você poderá perder esse cliente para sempre.

Uma excelente estratégia é a criação de uma landing page para um grupo seleto de clientes mais antigos.

Ofereça como uma novidade ou versão beta, e peça para que eles testem e lhe deem os retornos.

3 – Interprete e analise os feedback’s

Com todos os dados coletados a partir dos testes realizados, chegou a hora de aprender o que deve ser melhorado.

Realize uma reunião com os envolvidos na aplicação dos testes, apresente os dados obtidos e cheguem a uma conclusão.

Este é um momento crucial, pois será o momento de definir qual estratégia será utilizada.

E o mais importante, como será o desenvolvimento e a oferta final a ser entregue para o mercado.

Dicas essenciais para o MVP

Uma excelente estratégia de negócios é estudar a concorrência, aprenda com os seus acertos e erros.

E não se esqueça oferecer uma solução para o cliente, por isso foque bastante na proposta de valor.

Crie métricas, ambientes de aplicação e dados reais para que a técnica seja eficiente.

Não maquie dados, isto será prejudicial para o negócio e para o seu possível sucesso.

Tenha a gestão em dia e garanta a tranquilidade em estratégias comerciais

Para que o desenvolvimento de estratégias comerciais e de marketing invista na gestão tecnológica de seu negócio.

E para lhe auxiliar adquira um software de gestão de ERP, como os comercializados pela Soften Sistemas.

Conheça Soften Sistemas

Entre em contato e garanta além de tranquilidade, auxílio do suporte técnico da empresa.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e continue a acompanhar o Blog da Soften.

Não deixe também de acompanhar as Redes Sociais da Soften: FacebookInstagram,TwitterLinkedin Youtube.

Ficou alguma dúvida ou têm algum comentário, use a caixa abaixo.

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!