Modelo de Carta de Cobrança: Tenha 5 Opções Gratuitas

Flávia Scalon - 27/05/2020 - 4 Comentário(s)

A Carta de Cobrança é uma das formas mais eficazes de notificar os inadimplentes sobre as dívidas, buscar acordos e até mesmo informar sobre o ajuizamento dos valores em questão.

Contudo, tudo isto deve ser feito sem constrangimento ao cliente para não gerar problemas futuros.

Por este motivo, a Soften preparou este artigo com quatro modelos de carta de cobrança.

Acompanhe e utilize estes modelos no seu negócio para lidar com os seus inadimplentes.

Carta de Cobrança: O que é?

Este é um método que auxilia na gestão de cobranças de clientes inadimplentes no seu negócio.

Por meio dele é realizado o pedido de quitação de qualquer dívida com a empresa.

Normalmente, é apresentado como um aviso extrajudicial solicitando o pagamento do valor ou valores em questão.

A Carta de Cobrança pode tanto ser realizada para tentar uma negociação de dívida, como o aviso de protesto da dívida junto à justiça.

Além disto, tal modelo de cobrança pode ser enviado por e-mail ou pelos Correios.

É importante ter em mente que todos estão sujeitos a terem problemas financeiros e um mau momento.

Por isso, esses momentos não podem se sobrepor a conduta exemplar de anos de algum cliente.

Importância da Carta de Cobrança

A carta de cobrança é algo que pode ajudar no caixa da empresa, isto porque, com ela é possível que a empresa receba e não fique no vermelho no fim do mês.

Um passo em falso pode ser crucial em seu negócio, por isso, a carta de cobrança acaba sendo uma ferramenta especial nesse momento de inadimplência dos clientes.

Ou seja, para pagar contas e não ficar com a empresa no vermelho, é preciso receber.

E por isso a carta de cobrança é tão importante, com ela é possível avisar os clientes sobre a dívida e assim, ter mais possibilidade de receber.

Veja a seguir o que deve e o que não deve ter em uma carta de cobrança, assim como a linguagem e o tom da mesma.

Como escrever uma Carta de Cobrança?

Alguns cuidados devem ser tomados no momento da realização da Carta de Cobrança.

O documento não pode em hipótese alguma constranger, ameaçar ou expor ao ridículo o inadimplente.

Isto tudo, de acordo com o Código de Defesa Consumidor (CDC) no Art 42, é considerado como crime e pode prejudicar a empresa que realiza a cobrança.

No Art 42A do CDC, é especificado os dados que devem ser descritos na Carta de Cobrança:

  • Nome do Cliente
  • Endereço
  • CPF ou CNPJ
  • Dados da Dívida:

– Mercadoria ou serviço adquirido
– Saldo da Dívida
– Prazo para regularização ou aviso do ajuizamento
– Número do Contrato
– Contato para possíveis negociação

Deve ser tomado muito cuidado com o tom usado, para não causar nenhum tipo de constrangimento ou pressão no cliente.

Não deve haver, como já dito, ameaças, coerções e informações mentirosas, pois isto pode trazer sérios problemas para a empresa.

No momento do envio, principalmente pelos Correios, tomar cuidado com o envelope para que não haja nenhum tipo de informação que remeta à divida ou que cause constrangimento.

Entenda todos os detalhes sobre a Carta de Cobrança neste vídeo preparado pela equipe da Soften:

É importante também que haja, em ambos modelos – Correios ou E-mail -, a manifestação de recebimento da carta.

No caso do Correios deve ser realizado uma entrega com manifestação de recebimento, onde quem recebe a carta assina e confirma o recebimento.

E no e-mail, é possível configurar uma opção que confirma o recebimento e leitura de tal e-mail.

Banner Carta de Cobrança

Além deste modelo disponibilizado para download a Soften preparou mais 4 modelos para utilização.

Modelos de Carta de Cobrança

A Soften disponibiliza quatro modelos de carta de cobrança, dois de carta via Correios, dois para ser enviado por e-mail.

Confira todos os modelos e aproveite para readaptá-los em sua empresa:

Carta de Cobrança – Modelo 1 – Prestação vencida

COBRANÇA

Cidade, Data

Prezado ___________________ (nome completo ou Razão Social),

Verificamos que o pagamento da prestação referente à aquisição de _ (produto/serviço), no valor de ______ (valor da parcela) com vencimento no dia _ (data do vencimento) não consta em nosso sistema.

Por gentileza, efetue o pagamento até o dia _______________ (data).

Se essa parcela já foi quitada, por favor, desconsidere a mensagem.

Atenciosamente,

_________________ (nome)

_________________ (cargo/setor)

Carta de Cobrança – Modelo 2 – Atualização de Valores

COBRANÇA

Cidade, Data

Prezado _____________________ (nome completo ou Razão Social),

Consta em nosso sistema que o pagamento da parcela do produto/serviço _ (nome do produto/serviço), com vencimento no dia ________ (data do vencimento), ainda não foi pago.

Para facilitar a regularização, estamos enviando um boleto com o valor atualizado. Observe a nova data de vencimento para o pagamento do mesmo.

Caso tenha dúvidas, contate-nos pelo telefone______________ (informar um telefone/Whatsapp).

Atenciosamente,

____________________ (nome)

____________________ (cargo/setor)

E-mail de Cobrança – Modelo 3 – E-mail informal

VALOR EM ABERTO

Olá, ______________ (nome completo ou Razão Social).

Verificamos aqui em nosso sistema que o pagamento da parcela de _____________ (mês e ano) não apareceu.

O vencimento foi no dia __________ (data).

Nessa correria que vivemos, esquecer uma conta é normal, não é mesmo? 🙂

Para te ajudar, atualizamos o valor e geramos um novo boleto com vencimento para _ (data).

É só buscar no anexo!

Caso tenha qualquer dúvida ou problema para efetuar esse pagamento, entre em contato conosco pelo telefone ________________ (telefone/Whatsapp) ou responda este e-mail.

Abraços,

_________________ (nome)

_________________ (cargo/setor)

E-mail de Cobrança – Modelo 4 – E-mail formal

PAGAMENTO EM ATRASO

Prezado ___________________ (nome completo ou Razão Social).

Esta é a nossa ________________ (terceira, quarta, quinta…) tentativa de contato.

Por favor, entre em contato urgentemente pelo telefone __________________ (telefone/Whatsapp), ou responda a esse e-mail até o dia ____________ (data).

O objetivo deste e-mail é evitar novas tentativas de cobrança e, caso não haja nenhuma manifestação de interesse de renegociação ou quitação da dívida, a cobrança ocorrerá em esferas extrajudiciais e judiciais.

Regularize essa situação efetuando o pagamento da parcela do produto/serviço ___________________ (nome do produto/serviço), cujo vencimento ocorreu no dia ___________________ (data do vencimento).

Atenciosamente,

___________________ (nome)

___________________ (cargo/setor)

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Para que sua empresa não tenha dores de cabeça com altos índices de inadimplentes, invista num sistema de gestão de vendas e clientes.

Esses sistemas, conhecidos como ERP, são ferramentas que possibilitam a extração de relatórios referentes a entradas à vencer.

Isto possibilita um planejamento para possível negociação e acompanhamento de possíveis inadimplências.

A Soften Sistemas disponibiliza a ferramenta ERP nos seus dois modelos de sistemas, o Soften SIEM e o Gerencie Aqui.

Qualquer um dos sistemas são completos e otimizados, com funções específicas e eficazes para a gestão de uma empresa.

E, além dos treinamentos completos e suporte especializado e ilimitado, há a possibilidade de customização e criação de novos relatórios.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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