Minha empresa precisa de redes sociais?

Minha empresa precisa de redes sociais?

De acordo com um recente levantamento da eMarketer, mais de duas em cada cinco pessoas no Brasil utilizam as redes sociais pelo menos uma vez ao mês, o que na ocasião representava 76% dos usuários de internet em todo o país.

O estudo foi realizado no ano de 2015, mas o que já se sabe é que, de lá pra cá, esses números certamente aumentaram.

Na oportunidade, apenas o Facebook, que você provavelmente já conhece, contava com 79 milhões de cadastros na plataforma, com expectativa de chegar a 97 milhões em 2019.

Não há como negar o fato de que as redes sociais estão presentes no dia a dia de grande parte dos consumidores, independentemente da classe social.

Outras redes sociais como Instagram, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest e Snapchat são também referências no setor.

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando se a sua empresa precisa estar presente nas redes sociais, certo? Para responder a sua pergunta, vamos descrever os principais motivos para se ter — ou não — uma presença online. Quem sabe a leitura não te ajudará a tomar uma decisão? Confira!

Razões para sua empresa estar nas redes sociais

1. Seus clientes estão lá

O primeiro motivo para estar presente nas redes sociais não poderia ser outro: os seus clientes estão lá! Entenda que esse canal de comunicação é, atualmente, um dos mais eficientes que existem, uma vez que ajudam a estreitar o relacionamento da empresa com o seu público.

Os consumidores de hoje em dia já sabem que por meio das mídias sociais é possível encontrar, por exemplo, opiniões e avaliações sobre os serviços ou produtos que desejam adquirir.

Assim sendo, as empresas que são bem avaliadas pelo seu trabalho naturalmente ganharão maior notoriedade e, como consequência, terão melhores resultados em termos de venda, não concorda?

2. Seu investimento em marketing será otimizado

Outro ponto que vale a pena destacar é em relação ao seu investimento em marketing. Enquanto nos modos tradicionais é difícil direcionar as propagandas para o público-alvo, nas redes sociais isso não é problema algum.

A segmentação dos anúncios é uma das grandes vantagens que se tem aqui, já que a publicidade do seu negócio chegará apenas àqueles que realmente possam se interessar com o que ele tem a oferecer. Sendo assim, sua verba destinada ao marketing será otimizada, não há a menor dúvida.

3. Você terá um melhor feedback do mercado

Estar inserido nas mídias sociais é uma ótima maneira de saber o que os clientes pensam e esperam do seu mercado.

Em outras palavras, é por meio dos comentários e das opiniões espontâneas que você poderá obter ideias e sugestões de melhorias.

Diferentemente das pesquisas formais, as quais os entrevistados devem responder um questionário conduzido a um determinado objetivo, nas redes sociais esse direcionamento não existe.

Aqui, toda e qualquer pessoa que interaja com a sua empresa é livre para falar o que bem entender, a hora que quiser.

Embora haja o risco de uma avaliação negativa causar um certo dano ao seu negócio, no fundo ela servirá como base para melhorar seu serviço ou produto, por exemplo.

Afinal, as redes sociais não servem apenas para receber curtidas e compartilhamentos, mas também para entender o que o seu público está buscando.

4. Você poderá melhorar a reputação da sua marca

Diretamente relacionado aos três itens já mencionados até aqui, a possibilidade de melhorar a reputação da sua marca é mais uma das razões para se apostar nas redes sociais.

O que ocorre é que, além dos anúncios segmentados ao seu público e do “feedback orgânico”, você pode disponibilizar conteúdos que auxiliem seus consumidores em relação ao que a sua empresa oferece.

No entanto, é preciso deixar claro que tais informações devem ser produzidas e elaboradas com cuidado, prezando sempre pela qualidade. Se você conseguir isso, sua marca ganhará autoridade no assunto e uma melhor reputação dentro de seu mercado.

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Razões para sua empresa não estar nas redes sociais

1. Não ter conteúdo para compartilhar

Antes de criar uma página no Facebook ou em qualquer outra rede social, se pergunte: tenho ou terei conteúdos para mantê-las sempre atualizadas? Se sua resposta for não, é melhor esperar um pouco.

Tenha em mente que se você não tiver nada a dizer nesses canais, nem adianta criá-los, uma vez que a inatividade passa a impressão de desleixo, ou seja, que sua empresa nem ao menos tem organização para manter as redes sociais em dia. Você não deseja ter essa imagem atrelada a sua marca, certo?

2. Não ter um objetivo bem definido

Um erro que muitas empresas cometem é não ter um objetivo bem definido, seja ele qual for. Marcar presença nas redes apenas por marcar talvez não seja a melhor ideia, especialmente se você ainda não tem conteúdos, como acabamos de citar.

Sem metas e objetivos não há uma direção a seguir, e isso deve ser evitado. A criação de uma rede social deve ter um propósito, como:

  • gerar tráfego para o site da empresa;
  • gerar leads (oportunidades de negócio);
  • aumentar as vendas.

Somente a partir do momento que você tiver um “alvo” para atingir é que será possível pensar de forma estratégica, algo indispensável no que diz respeito à obtenção de melhores números.

3. Não ter um orçamento destinado às redes

Cadastrar-se nas redes sociais é fácil e gratuito, é verdade. Contudo, para fazê-las crescer e mantê-las com bons conteúdos, é preciso investir tempo e dinheiro. É muito importante compreender isso!

Sem investimentos, dificilmente você terá os resultados que tanto espera. Mas, a boa notícia é que não há a necessidade de “grandes movimentações”: pelo contrário.

De qualquer modo, uma dica é contratar uma agência especializada nesse tipo de atividade, que ficará responsável por tudo que envolva suas mídias sociais.

Para concluir, não se esqueça de que seus clientes já estão presentes nesse meio de comunicação. Por isso, cedo ou tarde você também deve cogitar estar.

Agora que você já sabe as principais razões para ter ou não uma presença online, que tal começar a planejar e definir se a sua empresa precisa de redes sociais?

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Ronnie Birolim
Ronnie Birolim

Formado em Ciência da Computação, COO (Diretor de Operações) e CMO (Diretor de Marketing) na Soften Sistemas. Escreve para o blog e coordena todo o setor de marketing da empresa. Está na Soften desde 2007 e nas horas vagas curte sua família, Rock anos 90 e video games.

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