Metas SMART: Aprenda a definir metas inteligentes na sua empresa

Diogo Oliveira - 22/10/2018 - 0 Comentário(s)

Definir metas SMART para seu negócio é uma excelente estratégia de crescimento e desenvolvimento das organizações.

É fundamental criar metas e investir em organização para conseguir atingir os objetivos esperados.

E o método SMART é um dos que mais trazem sucesso não só para grandes organizações, como para pequenos e médios empreendimentos.

Acompanhe neste artigo como definir as metas SMART inteligentes e garantir o crescimento.

Definição de Metas SMART

Metas SMART é uma estratégia de planejamento cujo objetivo é, definir um norte a ser seguido por uma organização.

Isso porque, estabelecer metas é necessário não só para empresas, como na vida pessoal.

Definir objetivos ou metas desenvolvem a motivação de toda uma equipe, o que resulta em ganhos para todos.

No entanto, ao definir uma meta deve ser pensado na possibilidade de alcançar o objetivo e também pensar em todas os detalhes para se alcançar o mesmo.

E é neste ponto que entra o modelo SMART de criação de metas, para que os objetivos possam ser alcançados.

Ele funciona como uma espécie de ”checklist” para a criação de metas, estabelecendo elementos essenciais para o sucesso da mesma.

No modelo em questão, cada letra da palavra significa uma característica da estratégia a ser adotada.

S – Specific (Específica), M – Measurable (Mensurável), A – Attainable (Atingível), R – Relevant (Relevante) e T – Time based (Temporal).

E é a partir da sigla que deve ser desenvolvida a sua meta, ou seja, ela deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

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A partir daqui será desenvolvido cada um dos pontos da meta e as suas particularidades.

S – Specific (Específica)

É importante que a sua meta seja específica, ou seja, ela deve ser clara e de fácil entendimento.

Isto porque, os colaboradores que fazem parte do processo devem trabalhar em sintonia com um mesmo objetivo.

Por este motivo, a compreensão da meta a ser alcançada precisa ser completamente igual para todos os envolvidos.

Na formação de uma meta específica, ela precisa responder os questionamentos a seguir:

  • O que queremos alcançar com tal meta?
  • Quem são os responsáveis por atingir a meta?
  • Onde ela será realizada?
  • Como ela será conquistada?
  • Por que de atingir esta meta?

Um exemplo de meta SMART específica:

“Aumentar as vendas em 50%, com o auxílio da equipe de Marketing, por meio de uma campanha online nas Mídias Sociais para aumentar o tráfego online para o negócio”.

M – Measurable (Mensurável)

Outra característica essencial é que as metas precisam ser mensuráveis, ou seja, precisam ser capazes de serem medidas.

Aplica-se aqui a premissa desenvolvida por muitos estudiosos da administração moderna:

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”

Uma meta mensurável, precisa responder aos seguintes fatores:

  • Qual é o resultado esperado da meta?
  • Quanto tempo será realizado para alcançar a meta?

A – Attainable (Atingível)

Não crie uma meta cujo objetivo é inalcançável, isto desmotiva a equipe e pode gerar frustração no desenvolvimento da estratégia.

Para definir se a sua meta é atingível, verifique os seguintes pontos:

  • Com base no histórico do negócio, é possível atingir o objetivo proposto?
  • Busque a opinião dos colaboradores. Eles acreditam que é possível atingir o objetivo?

R – Relevant (Relevante)

Foi desenvolvida uma meta que ficou específica e clara para todos, além disso é facilmente alcançável e seus resultados podem ser medidos com facilidade.

No entanto, ela faz sentido para o seu negócio? É relevante investir em tal objetivo?

Para ter tal conhecimento de relevância é preciso analisar os números do seu negócio, como, faturamento, número de clientes e lucratividade.

A meta relevante deve ter impacto direto nos indicadores de crescimento e lucratividade de sua empresa.

T – Time based (Temporal)

Este pode ser um fator “bobo” para muitas pessoas, mas não é bem assim, um objetivo alcançável deve ter um prazo.

Isto, além de favorecer melhor organização na estratégia, também prova a eficiência e empenho de toda a sua equipe.

Lembre-se também, uma meta que não possui prazo, nunca será batida.

Alguns exemplos e dicas de Metas SMART

Para a criação e desenvolvimento da estratégia de metas SMART no seu negócio, seguem 4 dicas:

  1. Busquem dicas junto aos colaboradores e gestores;
  2. Acompanhe os resultados e desempenho das ações;
  3. Trabalhe para que todo o time se envolva no alcance do objetivo;
  4. Apresente a todos os resultados obtidos.

Além disso, veja logo abaixo algumas ideias e exemplos de metas SMART para te clarear a ideia na montagem da sua empresa.

  • Crescer o faturamento da empresa em até 80% até o final do ano, para expansão da área de atendimento.
  • Desenvolver e implantar uma ação social na empresa até o início do ano, a fim de ajudar crianças carentes.
  • Multiplicar a presença digital da empresa em 50%, com o intuito de captar maior número de clientes no ambiente digital.
  • Contratar mais 10 funcionários para o setor comercial, até junho de 2019.

Perceba que, todas as metas citadas deixam bem claro o objetivo e colocam dados reais e atingíveis.

Além de também possuir um prazo para atingir o objetivo e serem facilmente mensuráveis.

Como ela deverá ser desenvolvida, dependerá de reuniões de Brainstorming e definição de ações.

Não se esqueça de delegar as funções à pessoas capazes e responsáveis, isto dará segurança ao processo.

E um outro fator de segurança é o investimento em gestão automatizada para o seu negócio.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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