Confira 5 dicas para criar sua mensagem de cobrança pelo Whatsapp

Flávia Scalon - 16/08/2018 - 6 Comentário(s)

Você não sabe como criar sua mensagem de cobrança pelo Whatsapp? Saiba que este meio de cobrança é muito utilizado para contatar inadimplentes.

Pois, é uma ferramenta de comunicação barata e popular, por conta disto, é um dos canais preferidos para negociação de dívidas.

Continue acompanhando este artigo e saiba como criar uma mensagem de cobrança pelo Whatsapp.

Por que utilizar a cobrança pelo Whatsapp?

Como dito anteriormente, o Whatsapp é uma ferramenta de comunicação eficaz e gratuita, além de ser muito utilizada pelos brasileiros.

Ou seja, é um meio fácil para fazer cobranças, pois, qualquer aparelho celular com acesso à internet é capaz de enviar mensagens via Whatsapp.

Além disso, é uma ferramenta muito segura para enviar mensagens, pois, a criptografia é garantida, onde apenas remetente e destinatário podem ler.

Assim, é possível diminuir o número de ligações e seus gastos.

Portanto, utilizar este meio de comunicação é uma forma mais fácil para cobrar inadimplentes, com menos gastos e maior segurança.

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5 Dicas para criar uma mensagem de cobrança pelo Whatsapp

1. Verifique se a pessoa com quem está conversando é a correta e apresente-se

Antes de enviar a mensagem de cobrança, verifique se a pessoa com quem está conversando é a correta.

Portanto, no início da conversa, confirme a identidade da pessoa e veja se é o cliente inadimplente.

Logo, identifique-se, pois, a pessoa precisa saber com quem está falando e em nome de qual empresa ou loja.

2. Seja educado e claro na mensagem de cobrança

Educação e clareza são fatores muito importantes para se fazer uma cobrança via Whatsapp.

Portanto, escreva uma mensagem onde o cliente entenderá todas as informações descritas, para que não haver mal entendido.

Além disso, é preciso que haja educação em todo o processo de cobrança, evitando coagir o cliente inadimplente com ameaças ou coisas do tipo.

3. Não exagere na informalidade

No momento da cobrança, evite enviar mensagens com gírias, erros de português, abreviações ou emojis.

Pois, mesmo que o Whatsapp seja um lugar mais descontraído, trata-se de uma mensagem de cobrança.

4. Seja objetivo e informe novos valores e data para pagamento da dívida

Informe o motivo do contato ao cliente, com as informações claras, para que assim o mesmo reconheça o débito.

Logo, faça com que o cliente se comprometa com uma data para pagamento e informe o valor, com os juros e multas.

5. Finalize a conversa

Após ter definido a data com o cliente e passado o valor final da dívida, finalize a conversa.

Lembre-se, tenha educação em todo o processo de cobrança até a finalização da mesma.

Dicas Extras

Veja mais algumas dicas extras para cobrar um cliente inadimplente da melhor forma possível:

  • Tenha certeza de que a conta não foi paga;
  • Não faça ameaças ao cliente, apenas informe o não pagamento da dívida;
  • Esteja a par sobre o Código de Defesa do Consumidor e evite problemas;
  • Envie a cobrança em canais que o próprio cliente forneceu;
  • Detalhe na mensagem todas as informações com os valores corretos, juros e correções;
  • Dê um prazo maior para que a dívida seja quitada;
  • Entenda o lado do cliente e dê opções para parcelamento da dívida;
  • Não demore a fazer a cobrança;
  • Utilize diversos canais para fazer a cobrança aos clientes;
  • Busque a fidelização do cliente;
  • Inclua na mensagem “Caso o pagamento tenha sido efetuado, desconsidere esta mensagem”.

A melhor forma é que o setor jurídico da empresa elabore as mensagens e faça as cobranças, pois assim, é mais difícil que haja problemas.

Porém, seguindo as dicas acima, é possível fazer as cobranças da empresa com sucesso.

Confira como fazer cobrança de maneira amigável com este artigo disponibilizado pela Soften.

Exemplos de mensagens de cobrança pelo Whatsapp

Abaixo estão 2 exemplos de mensagens de cobrança por Whatsapp, confira:

Cobrança Whatsapp

Cobrança Whatsapp 3

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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