MEIs do DF terão de substituir a nota fiscal avulsa pela NF-e
Diogo Oliveira - 01/03/2018 - 2 Comentário(s)
A partir de agora os MEIs (Microempreendedores Individuais) do Distrito Federal terão de substituir a emissão de nota fiscal avulsa pela NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).
A decisão afeta os mais de 7mil empresários que se utilizavam do Sistema de Emissão de Nota Fiscal Avulsa – SENFA para realizar a emissão.
A SEFAZ do DF anunciou no começo de Fevereiro deste ano que não disponibilizará mais o modelo de nota avulsa e que os contribuintes terão de aderir a NF-e caso necessitem realizar a emissão de nota fiscal.
Entenda melhor a decisão do DF de substituir a Nota Fiscal Avulsa pela NF-e
Segundo dados da Receita somente no Distrito Federal são 170 mil MEIs do qual somente 7 979 utilizavam o modelo de Nota fiscal Avulsa disponibilizado pelo site da Secretaria da Fazenda.
Então, por meio da portaria nº 15/2018 a SEFAZ decidiu realizar a substituição e informou que a partir do dia 1 de Março, o MEI que precisar emitir Nota Fiscal Avulsa terá que emitir uma NF-e.
Segundo o comunicado oficial a decisão tem como objetivo modernizar os processos fiscais e garantir mais segurança na emissão de notas.
A SEFAZ recomendou que os empreendimentos busquem um sistema de emissor próprio ou se utilizem da ferramenta gratuita disponibilizada pelo SEBRAE
Se quiser saber mais sobre o emissor do Sebrae dê uma lida no artigo que disponibilizamos para você.
Lembrando que o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal contudo, se ele realizar a prestação de serviço ou o comércio de algum produto à uma Pessoa Jurídica e ela não emitir nota de entrada, torna-se obrigatório a emissão.
O modelo de Nota Fiscal Avulsa é recomendado ao MEI que normalmente emite poucas notas e não causa vinculo de obrigatoriedade de emissão posterior.
Se você é um MEI e quer saber mais sobre as relação da sua empresa com a NF-e baixe gratuitamente o nosso E book: MEI e NF-e–Guia Completo para a sua empresa
Qual o procedimento para poder realizar a emissão de NF-e?
Para a emissão de NF-e o MEI assim como todos os outros regimes empresariais devem se seguir os seguintes procedimentos:
Primeiro, o responsável precisará procurar uma unidade certificadora e emitir um Certificado Digital, documento eletrônico que carrega as informações da empresa e a assinatura digital da mesma, o que lhe possibilita a autorização digital da nota junto à SEFAZ.
Com o Certificado em mãos, o responsável solicitará uma autorização, denominada “credenciamento” para realizar a emissão eletrônica, que só poderá ser feita mediante um software especializado em emissões fiscais.
Esteja atento e pronto para a substituição
Se você é um dos mais de 7000 MEIs que estão sendo atingidos pela decisão da Secretaria da Fazenda do DF procure ainda hoje uma ferramenta que vai lhe auxiliar na emissão de NF-e com agilidade e qualidade no atendimento.
A Soften Sistemas é a empresa certa para o seu negócio com pacotes especiais para o MEI e certificado digital grátis no plano anual, nós trabalhamos para atender a sua necessidade e garantir tranquilidade na emissão de suas notas.
Se você gostou desta notícia continue no nosso blog e veja todos os artigos que preparamos para você empreendedor e para sua gestão fiscal e administrativa.
Se quiser conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços, entre em contato conosco ainda hoje, acessando nosso site: https://www.softensistemas.com.br/
Olá, sou pessoa física, produtor de eventos e não sou MEI. Preciso emitir uma nota fiscal para o contratante, como devo proceder?
Bom dia André, tudo bem?
Se você é profissional autônomo e registrado na prefeitura de sua cidade, é possível emitir Nota Fiscal Avulsa (NFAe) através do número de CPF.
Aconselhamos procurar a Prefeitura de seu município para regularizar a emissão.
Obrigado pelo contato e bons negócios!