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Matriz de Ansoff: Saiba o que é, e como fazer de um jeito simples

Diogo Oliveira - 28/12/2018 - 0 Comentário(s)

Está pensando em estratégias de crescimento e melhorias no seu negócio? A Matriz de Ansoff é uma excelente ferramenta para isto.

Tal matriz trabalha a partir de quatro pilares, que direcionam a sua empresa para novas e melhores estratégias de mercado e de produtos para a empresa.

Contudo, é preciso possuir bastante atenção e olhar apurado das capacidades do negócio, do produtos e do mercado.

Saiba aqui o que é a Matriz de Ansoff e como aplicá-la no seu negócio de uma forma simples.

O que é Matriz de Ansoff?

Também conhecida por Matriz Produto/Mercado a Matriz de Ansoff foi criada por Igor Ansoff na década de 1950.

É uma das matrizes mais práticas no leque de estratégias que visam avaliar a situação do mercado para atuação do negócio.

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Ou seja, a matriz é aliada de outros métodos administrativos como Matriz BCG e a Análise SWOT.

Tal ferramenta analítica trabalha analisando o portfólio de produtos e serviços do negócio e como e quando ele pode impactar o mercado.

Dessa maneira a empresa consegue atingir o mercado com o produto certo no momento certo.

Numa visão ampla, a empresa sabe o que deve ou não deve oferecer ao mercado no momento.

Por exemplo, o gestor tem uma maior noção de como um novo produto afetará o mercado de acordo com o apresentado na análise.

Como ela trabalha e quando deve ser aplicada?

Como dito, a técnica de Ansoff deve ser utilizada para fins de planejamento estratégico, uma vez que busca entender a necessidade e o momento do mercado.

E dessa forma posicionar os produtos já existentes ou novos no melhor lugar, a fim de obter maior sucesso.

A matriz trabalha então, a partir de quatro quadrantes divididos em dois ambientes: o de Produtos e o de Mercado.

Sendo que os ambientes são separados em duas situações, os novos e os existentes, veja abaixo a estrutura da Matriz.

Matriz de Ansoff 2

Entenda agora cada uma das quatro estratégias apresentadas na matriz:

1 – Penetração de Mercado

Neste campo devem ser colocados os produtos que já existem na empresa e que são trabalhados em mercados que também já existem.

O objetivo neste ponto é reavaliar o potencial do produto e também conhecer o chamado market share do mesmo.

Ou seja, é preciso entender qual a participação do produto no mercado analisado e também buscar a fidelização dos clientes.

Além do mais, o administrador acaba tendo acesso a dados que lhe permitem buscar maior diferenciação de mercado.

Um grande exemplo de penetração de mercado é o lançamento de novas versões do mesmo produto, como é o caso do Iphone.

2 – Desenvolvimento de Mercado

Aqui deve ser trabalhado o produto que já deu certo, em novos mercados para expandir a atuação.

Ou seja, busca-se um novo leque de relações e entende-se a necessidade dos novos clientes.

Um grande exemplo da atuação deste quadrante é no caso de expansão geográfica da empresa.

Neste caso, a empresa quer abrir novas unidades do negócio ou ir para outro país, diversas empresas fizeram isso recentemente.

São os casos dos aplicativos de táxi, como o Uber, que deram certo fora e viram oportunidades de crescimento em outros países.

3 – Desenvolvimento de Produtos

Aqui temos o contrário do passo anterior, ou seja, trabalha-se com produtos novos em mercados existentes.

O desafio neste ponto é que neste mercado a empresa consiga se destacar do que já vem fazendo sucesso.

Interessante é que todas as empresas tenham o mínimo de produtos neste campo, claro que com um nível de risco de não sucesso aceitável.

Dessa forma a empresa sempre está focando não só em melhoria como em inovações, mantendo a segurança de bons resultados.

4 – Diversificação

O risco e as apostas no campo da diversificação é maior, uma vez que se trabalha tanto com produto como mercado novo.

Aqui normalmente têm-se empresas novas que precisam analisar o ambiente externo e acertar no seu trabalho.

O objetivo é oferecer sempre novas inovações para o mercado, se destacando das demais.

Um grande exemplo é o que gigantes da computação, como a Microsoft, fizeram, buscando novos produtos e novos campos de atuação.

Analise a sua empresa e destaque-se da concorrência

Se tanto a empresa como os produtos não vem obtendo os resultados esperados, talvez seja o momento de aplicar a Matriz Ansoff.

Para isto, no entanto, é preciso possuir ferramentas que facilitem o processo analítico do negócio.

Neste ponto é extremamente eficiente contar com sistemas de gestão fiscal e administrativa ERP.

Estes são os softwares oferecidos pela Soften Sistemas que é especialista no assunto.

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E que além de tudo, conta com um time de suporte especializado para auxiliar seus clientes.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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