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Marketing Pessoal para Autônomos: Saiba como Fazer sua Marca Decolar

Alessandro Caun - 15/07/2020 - 0 Comentário(s)

Vender sua própria imagem enquanto pessoa não é nada fácil, mas o Marketing Pessoal para Autônomos é uma excelente ferramenta para isso. 

Enquanto Trabalhador Autônomo, o seu produto/serviço é você mesmo e as suas habilidades e competências e é preciso saber como vender isso. 

É aí que entra o trabalho do Marketing Pessoal, como um potencializador de vendas para o seu negócio autônomo. 

Aqui neste artigo você vai aprender como fazer a sua marca decolar utilizando o Marketing Pessoal para Autônomos.

Marketing Pessoal, entenda

Para se compreender o significado de Marketing Pessoal, primeiro vamos à definição da palavra Marketing de acordo com o dicionário Michaelis Online

“Conjunto de recursos estratégicos e conhecimento especializado, que contribuem para o planejamento, lançamento, e aspectos essenciais para a sustentação de um produto no mercado.”

Portanto, quando se pensa no trabalho do Marketing no âmbito pessoal fala-se de uma série de ações e estratégias para sustentar a sua marca no mercado. 

E como no caso dos Autônomos o produto que se vende são as suas próprias habilidades e competências, a sua marca é você mesmo enquanto pessoa e profissional. 

Dessa forma, é preciso desenvolver uma série de atividades e tarefas para fixar essa sua marca no mercado e é claro fazê-la decolar. 

No entanto, por se tratar de Marketing Pessoal, as estratégias não são exatamente as mesmas utilizadas no Marketing Tradicional destinado às empresas.

Como aplicar e trabalhar o Marketing Pessoal?

Marketing Pessoal

Antes de saber quais estratégias utilizar no desenvolvimento e aplicação do Marketing Pessoal é preciso entender algumas peculiaridades desta área.

A pessoa enquanto marca, precisa desenvolver habilidades como liderança, motivação, empatia com o próximo, organização, entre outros. 

Todos esses fatores são cruciais para formar um bom profissional e dessa forma criar uma imagem, mais especificamente uma marca de sucesso

Portanto, antes de começar qualquer estratégia é preciso definir os valores de sua marca assim como a construção da sua imagem e o que deseja passar aos clientes.

Tendo esses posicionamentos claros não só em sua cabeça como no dos clientes, chegou o momento de pensar como vender o seu produto/serviço.

Marketing de Conteúdo

A criação de conteúdo é uma das, se não a principal ferramenta de trabalho do Marketing Pessoal.

Uma vez que é por meio dela que o profissional autônomo consegue firmar a sua imagem enquanto autoridade no assunto da área que atua.

marketing-digital

O Marketing de Conteúdo pode ser divulgado em diversos canais, como Redes Sociais, Blogs, Vídeos, e-Mails entre outros.

Não importa a plataforma, o que deve ser pensado é na qualidade do conteúdo garantindo que conseguirá dialogar com o público. 

Afinal, o objetivo do conteúdo além de educar o público é oferecer informação e dialogar com o mesmo de acordo com os produtos e/ou serviços oferecidos.

Redes Sociais

As Redes Sociais tem sido a principal porta de entrada dos clientes e também a melhor forma de divulgar sua marca. 

No caso de trabalhadores autônomos é preciso pensar de uma maneira bem elaborada e planejar bem. 

Algumas dicas são:

  • Seja autêntico, não tente ficar copiando ou tentar fazer algo igual ao de outras pessoas;
  • Mostre o dia a dia, é uma forma dos clientes e do público acompanhar o seu trabalho e certificar-se da qualidade do serviço oferecido;
  • Criatividade e Qualidade, procure criar conteúdos criativos e também com imagens e informações de qualidade.

Uma das Redes Sociais mais utilizadas são: Instagram e Facebook. Contudo, há outras possibilidades como YouTube, Tik Tok e Linkedin. 

Lembre-se sempre de estudar o seu público, e onde eles estão para assim decidir onde você deve estar.

Além disso, estude bem cada uma das redes sociais que pretende usar para garantir que irá conseguir seguir as tendências das mesmas.

Construa e tenha uma Imagem de Qualidade e Clara para os clientes

Como trabalhador autônomo, a sua imagem e sua marca é você mesmo e por conta disso é preciso trabalhar esse fator. 

Atenção, pois trabalhar e construir a imagem não diz respeito somente aos aspectos físicos, como aparência, roupas e afins. 

A sua imagem também é definida por meio dos seus posicionamentos enquanto pessoa, aquilo que você defende e o que acredita. 

Não há uma regra clara de como deve ser a imagem do seu negócio, isso é particular, mas é preciso sempre pensar primeiro no cliente. 

Pensar no cliente, significa tomar o devido cuidado para saber que a sua marca se posiciona de acordo com as expectativas deles. 

Mas, muito cuidado! Não faça nada por modismos ou porque todos fazem, faça as coisas de acordo com o que acredita, lembre-se: autenticidade sempre.

Planejamento e Estratégia

Assim como no Marketing Tradicional, não saia fazendo as coisas deliberadamente por que devem ser feitas. 

É essencial planejar e criar uma estratégia de acordo com os objetivos que pretende atingir em seu trabalho.

Por isso é essencial criar um Plano, Estudar as possibilidades e o Público Alvo, Definir Ações e caminhos utilizados para chegar ao objetivo.

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Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e aqui na Soften é responsável pela produção de conteúdo. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

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