Marketing de Relacionamento: Entenda e aplique em sua empresa
Flávia Scalon - 27/02/2020 - 0 Comentário(s)
O Marketing de Relacionamento trata da fidelização dos clientes. Para isso, são oferecidos benefícios para garantir a satisfação do cliente e a manutenção deste como um comprador de seu negócio.
Este tipo de marketing está cada vez com mais adeptos, e o mercado está cada vez mais competitivo.
Assim, a concorrência entre empresas está cada vez maior, pois os mesmos produtos e serviços são oferecidos.
Assim, foi notado que o fator-chave para o sucesso da venda e a conquista do cliente é o mantimento de um relacionamento com ele.
Este relacionamento fidelizará o cliente e o tornará um comprador recorrente dos serviços ou produtos oferecidos.
Por isso, o Marketing de Conteúdo adquire um papel muito importante, pois auxilia as empresas a manterem seus lucros, bem como o tipo de imagem que possuirá no mercado.
O que é o Marketing de Relacionamento?
É uma estratégia que tem como objetivo a empresa manter um relacionamento próximo com seus clientes.
Isso envolve as ações realizadas pela empresa para manter sua clientela fiel. Para conseguir este feito, é necessário encantar os clientes de diversas formas.
E, encantando os clientes, pode-se conseguir novos, através da divulgação realizada pelos próprios.

Quais as vantagens do Marketing de Relacionamento?
O Marketing de Relacionamento é crucial na fidelização dos clientes, mas, além disso, ajudará a empresa a ser capaz de colher feedbacks dos clientes de seus produtos e serviços, possibilitando constante melhoria.
A constante correção de erros e melhoria através de feedback é essencial para além de manter a atual clientela satisfeita, conseguir novos clientes.
Bem como a qualidade dos produtos e serviços irão melhorar, haverá percepção no mercado e o negócio será visto como valioso e qualificado.
O relacionamento com o cliente é essencial para o crescimento do seu negócio.
Como implantar o Marketing de Relacionamento na empresa?
Para a empresa criar um bom plano de marketing de relacionamento, ajustes na forma de fazer o marketing deverão ser feitos.
Os colaboradores precisarão concordar com as mudanças feitas e incorporarem a nova forma de lidar com o cliente no dia a dia.
Um planejamento de como lidar com o cliente, desde a captação até a conclusão da venda.
O que é importante no Marketing de Relacionamento é o cliente falar bem da venda para a empresa e para outras pessoas. Assim, deve-se:
- Cuidar bem do atendimento;
- Cuida bem do design do site;
- Ser acessível a quaisquer dúvidas do cliente, assim, deve-se focar no atendimento ao cliente;
- Ter um produto de qualidade;
- Ser visto nas redes sociais;
- Ter um bom marketing de conteúdo;
- Fazer estudos de mercado;
- Acompanhar as tendências de seus clientes apontam.
A Identificação de Clientes
Para que o Marketing de Relacionamento aconteça, a empresa deve ter um banco de dados constantemente atualizado com os dados dos clientes.
É através destes dados que a empresa poderá criar campanhas, entender o cliente e para isso, investir em formas de fidelizá-los.
A identificação dos clientes é saber como é o hábito de consumidor de cada um.
Pode-se criar grupos entre aqueles que realizam compras com muita ou pouca frequência, quais produtos os clientes compram e disso, entender quais são as preferências deles.
Por exemplo: o conceito é saber a época do ano que mais sai produtos específicos de sua loja, como panelas ou produtos de vaidade e/ou higiene.
Aplique isso em suas vendas e perceba para qual tipo de cliente compra, em qual época o produto mais sai e se há um aumento no faturamento da empresa.
Você pode perceber estes padrões e tentar aplicá-los durante todo o período.
Aconteceu um evento que esquentou as vendas do seu nicho? Ao responder esta pergunta, você conseguirá investir em um bom relacionamento com o cliente e com seu público-alvo.
O Programa de Fidelidade
Programa de fidelidade é uma ferramenta do marketing de relacionamento para estimular seus antigos clientes a continuar comprando em seu e-commerce.
Como isso ocorre?
A fidelização através deste programa se dá através de bonificações com as constantes compras destes.
Por exemplo, o sistema de cashback é um bom programa de fidelidade.
Até mesmo, oferecer descontos exclusivos para os clientes que já realizaram pelo menos 2 compras, entre outros tipos de forma de estimular a compra em seu site.
A distribuição de pontos que podem ser convertidos em alguma premiação é algo muito interessante, e é realizado por alguns tipos de empresas.
Então, diante de todas as informações, o que é mais importante para um marketing de relacionamento com o cliente?
- Conheça seus clientes, tendo foco na comunicação;
- Personalize suas vendas através dos segmentos dos seus clientes. Observe que os clientes não compram a mesma categoria de produto;
- Incentive o retorno da compra no seu negócio através de promoções ou outras ações;
- Monitore seus resultados;
- Trabalhe com o relacionamento com o cliente em duas vidas.
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Para manter um marketing de relacionamento bem feito com uma gestão de qualidade, é importante ter um bom sistema ao seu alcance.
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