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Marketing de Relacionamento: Entenda e aplique em sua empresa

Flávia Scalon - 27/02/2020 - 0 Comentário(s)

O Marketing de Relacionamento trata da fidelização dos clientes. Para isso, são oferecidos benefícios para garantir a satisfação do cliente e a manutenção deste como um comprador de seu negócio.

Este tipo de marketing está cada vez com mais adeptos, e o mercado está cada vez mais competitivo.

Assim, a concorrência entre empresas está cada vez maior, pois os mesmos produtos e serviços são oferecidos.

Assim, foi notado que o fator-chave para o sucesso da venda e a conquista do cliente é o mantimento de um relacionamento com ele.

Este relacionamento fidelizará o cliente e o tornará um comprador recorrente dos serviços ou produtos oferecidos.

Por isso, o Marketing de Conteúdo adquire um papel muito importante, pois auxilia as empresas a manterem seus lucros, bem como o tipo de imagem que possuirá no mercado.

O que é o Marketing de Relacionamento?

É uma estratégia que tem como objetivo a empresa manter um relacionamento próximo com seus clientes.

Isso envolve as ações realizadas pela empresa para manter sua clientela fiel. Para conseguir este feito, é necessário encantar os clientes de diversas formas.

E, encantando os clientes, pode-se conseguir novos, através da divulgação realizada pelos próprios.

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Quais as vantagens do Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é crucial na fidelização dos clientes, mas, além disso, ajudará a empresa a ser capaz de colher feedbacks dos clientes de seus produtos e serviços, possibilitando constante melhoria.

A constante correção de erros e melhoria através de feedback é essencial para além de manter a atual clientela satisfeita, conseguir novos clientes.

Bem como a qualidade dos produtos e serviços irão melhorar, haverá percepção no mercado e o negócio será visto como valioso e qualificado.

O relacionamento com o cliente é essencial para o crescimento do seu negócio.

Como implantar o Marketing de Relacionamento na empresa?

Para a empresa criar um bom plano de marketing de relacionamento, ajustes na forma de fazer o marketing deverão ser feitos.

Os colaboradores precisarão concordar com as mudanças feitas e incorporarem a nova forma de lidar com o cliente no dia a dia.

Um planejamento de como lidar com o cliente, desde a captação até a conclusão da venda.

O que é importante no Marketing de Relacionamento é o cliente falar bem da venda para a empresa e para outras pessoas. Assim, deve-se:

  • Cuidar bem do atendimento;
  • Cuida bem do design do site;
  • Ser acessível a quaisquer dúvidas do cliente, assim, deve-se focar no atendimento ao cliente;
  • Ter um produto de qualidade;
  • Ser visto nas redes sociais;
  • Ter um bom marketing de conteúdo;
  • Fazer estudos de mercado;
  • Acompanhar as tendências de seus clientes apontam.

A Identificação de Clientes

Para que o Marketing de Relacionamento aconteça, a empresa deve ter um banco de dados constantemente atualizado com os dados dos clientes.

É através destes dados que a empresa poderá criar campanhas, entender o cliente e para isso, investir em formas de fidelizá-los.

A identificação dos clientes é saber como é o hábito de consumidor de cada um.

Pode-se criar grupos entre aqueles que realizam compras com muita ou pouca frequência, quais produtos os clientes compram e disso, entender quais são as preferências deles.

Por exemplo: o conceito é saber a época do ano que mais sai produtos específicos de sua loja, como panelas ou produtos de vaidade e/ou higiene.

Aplique isso em suas vendas e perceba para qual tipo de cliente compra, em qual época o produto mais sai e se há um aumento no faturamento da empresa.

Você pode perceber estes padrões e tentar aplicá-los durante todo o período.

Aconteceu um evento que esquentou as vendas do seu nicho? Ao responder esta pergunta, você conseguirá investir em um bom relacionamento com o cliente e com seu público-alvo.

O Programa de Fidelidade

Programa de fidelidade é uma ferramenta do marketing de relacionamento para estimular seus antigos clientes a continuar comprando em seu e-commerce.

Como isso ocorre?

A fidelização através deste programa se dá através de bonificações com as constantes compras destes.

Por exemplo, o sistema de cashback é um bom programa de fidelidade.

Até mesmo, oferecer descontos exclusivos para os clientes que já realizaram pelo menos 2 compras, entre outros tipos de forma de estimular a compra em seu site.

A distribuição de pontos que podem ser convertidos em alguma premiação é algo muito interessante, e é realizado por alguns tipos de empresas.

Então, diante de todas as informações, o que é mais importante para um marketing de relacionamento com o cliente?

  • Conheça seus clientes, tendo foco na comunicação;
  • Personalize suas vendas através dos segmentos dos seus clientes. Observe que os clientes não compram a mesma categoria de produto;
  • Incentive o retorno da compra no seu negócio através de promoções ou outras ações;
  • Monitore seus resultados;
  • Trabalhe com o relacionamento com o cliente em duas vidas.

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Para manter um marketing de relacionamento bem feito com uma gestão de qualidade, é importante ter um bom sistema ao seu alcance.

Para isso, a Soften está no mercado ajudando os empresários brasileiros, com softwares bem pensados e otimizados.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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