Marketing de Conteúdo: Saiba como implantar essa estratégia em seu negócio

Diogo Oliveira - 26/10/2018 - 0 Comentário(s)

O Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas de maior eficiência dentro das ações de marketing digital.

Empresas que vêm buscando presença mais exponencial no mundo digital investem em tal ferramenta para o negócio.

Produzir conteúdo para o sua persona alvo pode ser uma excelente iniciativa e força que transformará seus leads e possíveis clientes.

Continue acompanhando este artigo e saiba como implantar a estratégia de Marketing de Conteúdo no seu negócio.

Marketing de Conteúdo, conceituando e definindo

Tal ferramenta se estrutura pela produção de conteúdo destinada ao público que deseja atingir.

O Marketing de conteúdo é hoje uma das principais ferramentas do Marketing Digital dentro das corporações.

Para situar historicamente como funciona o Marketing de Conteúdo, conheça a história da John Deere.

A empresa que hoje é líder no mercado de maquinário agrícola realizou em 1895 a publicação da revista “The Furrow”.

No começo, muitas pessoas não entenderam o sentido de tal publicação que focou em assuntos agropecuários.

No entanto, o objetivo era atingir as pessoas interessadas no assunto e potenciais clientes sem necessariamente impacta-los com propagandas.

A estratégia deu muito certo e é conhecida até hoje como uma das primeiras estratégias de marketing de conteúdo.

A revista criada por John Deere, circula até hoje no mercado e cumpre muito bem o seu papel.

Ou seja, ela educou o público, levou a empresa a se tornar autoridade no assunto e influenciou no processo de compra.

E é exatamente este o papel e serviço prestado na distribuição de conteúdo: falar sobre o campo de atuação, oferecendo as informações que o cliente precisa.

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Coloque-se na mente do cliente

Já pensou se a sua empresa for o primeiro nome que vêm a cabeça do seu potencial cliente, quando ele tiver algum problema?

É justamente isto que a produção e distribuição de conteúdo pode fazer pela sua empresa.

O mundo é outro, as pessoas estão cada vez mais conectadas e querem respostas rápidas e concisas para seus problemas.

E para que essas pessoas tornem-se seus clientes, é necessário que você seja autoridade em sua área de atuação.

Aqui, não está sendo falado de vendas e sim propagando que quando o cliente em potencial pesquisar sobre determinados assuntos, ele encontrará.

Muito pelo contrário, a venda neste processo é uma consequência do relacionamento criado com o cliente.

Inbound Marketing, desperte o interesse do seu público

A Metodologia Inbound também é chamada de Marketing de Atração, à medida que tem como objetivo despertar o interesse do público.

Está sendo falado aqui de se colocar no campo de visão do público, que deseja alcançar e deixar com que ele venha até o seu negócio.

Você oferece o conteúdo certo, no momento certo e deixa aberto para que o cliente venha até você.

Essa metodologia se estrutura nos chamados 4 pilares ou bases de atuação:

  • Atração
  • Conversão
  • Vendas
  • Encanto

O Inbound então, atua atraindo o público, focando em convertê-lo em lead para depois, potencialmente, vender ao mesmo e continuar encantando-o.

O cliente é colocado em um ciclo de relacionamento, onde ele sente segurança no seu negócio mesmo no pós-venda.

Estruturando a estratégia de conteúdo

Para que a implantação de uma estratégia de conteúdo no negócio atinja o sucesso e eficiência desejados, três fatores são essenciais:

  • Planejamento
  • Execução
  • Mensuração

Todo projeto deve ser estruturado e planejado de maneira que se decidam os melhores caminhos e objetivos a serem alcançados.

A execução precisa ser realizada em sintonia com os objetivos e caminhos planejados.

E por fim, todo o trabalho desenvolvido precisa ser facilmente mensurado por métricas que façam o real significado para o negócio.

Fase 1: Planejando a estratégia

Nesta primeira fase é realizado a definição do objetivo desejado, as estratégias que serão adotadas e como será realizada a mensuração.

– Definindo objetivos e KPI’s

Para definir o objetivo desejado, o melhor modelo é a técnica SMART, para garantia de sucesso e eficiência no alcance do mesmo.

Metas SMART _

Através do objetivo definido automaticamente, se chegará as métricas ou KPI’s que deverão ser acompanhados e analisados.

Esses KPI’s precisam fazer sentido para o seu negócio e não podem ser nem muito amplos e nem muito restritivos.

Ou seja, ele deve ser exato naquilo que está sendo trabalhado e no objetivo buscado.

– Construindo a Persona ideal

Quando se fala em estratégias de marketing de conteúdo, não se trabalha com público alvo.

Isto porque, tal visão é muito ampla e o desejo é atingir a pessoa certa para o seu negócio.

Desta forma, constrói-se uma persona semifictícia de acordo com a que é buscado pelo negócio, para que a produção de conteúdo seja perfeita para ela.

Para definir e construir sua persona ideal, utilize-se do Mapa de Empatia para conhecê-los:

Mapa de Empatia (4)

– Conteúdo de acordo com o Funil de Vendas

O intuito da estratégia é encontrar a pessoa certa no momento certo e buscar o “match” ideal com a necessidade de sua persona.

Por este motivo você pode produzir diferentes tipos de conteúdos de acordo com a colocação da persona no chamado funil de vendas.

Tal funil estrutura o caminho da persona até a possível compra, e qual a proximidade da mesma para finalizar o processo.

O funil se estrutura em Topo, Meio e Fundo, e em cada etapa um modelo de conteúdo pode ser desenvolvido de acordo com a necessidade e relação do cliente para com o negócio.

Topo de Funil:

É o momento que o cliente não conhece sua marca, portanto, é marcada pela descoberta ou conhecimento.

O ideal aqui é atrair atenção e deixar uma boa impressão, além disso é preciso despertar o interesse e o reconhecimento de problema.

Produza conteúdos interessantes com pouca ou zero barreira comercial e publicitária.

Exemplos: Posts de Blog, Vídeos, e-Books, etc.

Meio de Funil:

A sua persona reconhece o seu negócio e cria uma certa consideração pelo mesmo.

Ou seja, é você quem ela vai buscar a resolução de problemas e com uma boa impressão causada, seu negócio será a primeira opção.

Conteúdos focados nas resoluções de problemas e no processo de conversão busque conhecer melhor sua persona.

Exemplo: Posts do Blog com multimídia focado na solução, e-Books, etc.

Fundo de Funil:

O processo afunilou-se e chegou a hora de decisão de compra, se a relação foi exitosa nos passos anteriores, a possibilidade de fechar com você é grande.

Agora é o momento de forçar um pouco a venda, foque em materiais que forcem e auxiliem na decisão de compra.

Exemplo: Casos de Sucesso, Webinars de como funciona, etc.

Pós venda

Sua persona se transformou em cliente, mas isso não significa que ele não precise mais ser impactado.

Muito pelo contrário é preciso desenvolver um relacionamento com seus clientes, ofereça newsletter e conteúdos exclusivos.

Isso ajudará a retê-los no seu negócio e expressará a sua preocupação em oferecer a melhor experiência para eles.

– Canais de atuação

Depois de todo o processo do reconhecimento de terreno é o momento de saber onde irá se dar a atuação.

Com a persona definida, sua colocação no funil de vendas e os conteúdos a serem veiculados, é preciso saber qual ferramenta será utilizada para divulgação.

As mais comuns são:

  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • Vídeos;
  • Email Marketing;
  • Materiais Ricos, etc.

Fase 2: Colocando em execução

Com tudo planejado, é o momento de colocar a “mão na massa” em busca dos objetivos e caminhos definidos.

– Produzindo e estruturando o conteúdo

Lembre-se, é preciso pessoas especializadas em escrita para blogs, design para e-books, artes e infográficos, entre outros.

É de extrema importância que os materiais sejam de qualidade e ofereçam o que a sua persona busca, para isto escolha palavras-chave.

As palavras-chave são os termos mais buscados no Google de acordo com o seu tipo de negócio, para achá-las utilize plataformas como o SEMRush.

Fique atento aos tamanhos e formatos que melhor são otimizados pelas redes de pesquisas, deixe tudo atrativo para olhar.

Lembrando que para que seu conteúdo atinja o objetivo desejado, que é estar no campo de visão da persona, você precisará aparecer nas pesquisas.

Para isto, otimize os seus textos de acordo com os motores de busca, essa técnica chama-se SEO (Search Engine Optimization).

Use inter títulos, imagens, links para dentro e para fora do seu site, negritos , além disso, inserir vídeo é também uma boa alternativa.

Seu texto é melhor ranqueado se utilizar frases curtas, parágrafos enxutos e a palavra-chave com suas variações no decorrer do mesmo.

Marketing de Conteúdo2

 – Distribuindo e divulgando o conteúdo criado

No início pode ser que o seu conteúdo não decole de primeira, por isso utilize as ferramentas disponíveis para divulgá-los.

Se coloque na rede social que a sua persona utiliza, cuidado com a linguagem e lembre-se de ser moderado.

Utilize-se da estratégia de email marketing para distribuir o seu conteúdo, no entanto, posterior a isso seu site ou blog precisa converter a persona em lead.

O blog é a ferramenta mais utilizada, então otimize-o para celulares, deixe-o responsivo e bonito, de maneira que converta a persona em lead com mais sucesso.

Não se esqueça de estudar bem os mecanismos e técnicas para colocar seu conteúdo no topo da pesquisa.

São estes os fatores que contribuíram e garantirão maior sucesso do seu conteúdo na rede.

Fase 3: Mensurando resultados

De nada irá adiantar perder um tempo e investir dinheiro produzindo conteúdo, se não puder medir os resultados.

No fim de tudo, a consequência de todo o trabalho é a conversão em vendas.

Para isto, você vai precisar mensurar os resultados obtidos na produção e divulgação do seu marketing de conteúdo.

Segue algumas ferramentas de mensuração muito utilizadas para conversão, acompanhamento e mensuração de resultados:

  • WordPress: é uma excelente ferramenta para blogs, além da possibilidade de instalar a extensão Yost que lhe auxilia na otimização de SEO.
  • SemRush, Ubersuggest, Keyword Planner do Google: são todas ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
  • Google Analytics: principal e mais eficiente ferramenta de monitoramento de tráfego para seu site, blog, etc.
  • HubSpot, RD Station e MailChimp: são ferramentas de automação, respectivamente para Redes Sociais, Formulários e Email Marketing.

Estratégia eficiente = benefícios garantidos

Foi apresentado todas as funcionalidades e papel desempenhado pelo marketing de conteúdo no negócio.

Mas, pode ser que ainda reste aquela dúvida: Quais os benefícios diretos que minha empresa irá ganhar com tal estratégia?

São inúmeros os benefícios e resultados que as empresas adquirem ao investir na produção e distribuição de conteúdo.

Veja abaixo os principais:

1- Eduque o mercado

É isso mesmo, com a estratégia de marketing de conteúdo você educa o cliente, solucionando o seu problema.

E não só isso, auxilia-o também no processo de escolha para a compra de um produto ou serviço.

2- Impulsione o Brand Awareness

Através dessa estratégia você consegue posicionar melhor sua empresa gerando também maior conhecimento e reconhecimento de sua marca.

A partir do momento que você ajuda a sua persona a resolver o problema, ela fará do seu negócio uma referência.

A propensão desta persona adquirir um produto seu no momento de escolha é bem maior.

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3- Aumente o tráfego e gere maior número de leads

Quando você produz conteúdo relevante e de qualidade, melhor é o seu posicionamento em mecanismos de pesquisa, como o Google.

Tal fator faz com que automaticamente o tráfego no seu site seja maior, e ele seja capaz de gerar leads em maior número.

Os leads gerados possuem um maior valor e qualificação à medida que são gerados por conteúdos direcionados.

4- Gere mais vendas

A venda pode não ser o objetivo principal, mas é a consequência que todos esperam.

Ou seja, a partir do momento que a sua marca é melhor reconhecida pela persona, o potencial de compra também aumenta.

Isto também se dá pelo fato de os leads gerados pela qualidade do conteúdo oferecido ser de maior qualidade.

5- Aumente o Lifetime-value (LTV) e reduza o Custo de aquisição de clientes (CAC)

Economia no processo de aquisição de clientes e aumento do faturamento são fatores muito apreciados pelos empresários.

LTV é o valor total que o cliente gasta em seu negócio, e é um dos fatores que ganha com o marketing de conteúdo.

Isto porque, é mais barato vender um maior número para clientes antigos, do que gastar para adquirir um novo cliente.

Além disso, o CAC é um valor que todos desejam abater ou diminuir, e com tal estratégia o valor gasto neste processo é diminuído.

Isto, por conta de que os gastos em Marketing e Processo de vendas diminuem, por focar em resultados orgânicos.

E os materiais produzidos também podem ser usados para treinar as equipes de vendas, gerando assim, maior receita para o negócio.

Gestão automatizada é garantia de sucesso nas estratégias de crescimento

Para que toda e qualquer estratégia estruturada seja boa para o Marketing, quanto para o processo de vendas, é preciso uma gestão organizada.

Para isto, a melhor ferramenta é um sistema de gestão fiscal e administrativa como os da Soften Sistemas.

Tais softwares trabalham com o modelo ERP de negócio que trabalham controlando estoque, comercial e financeiro em uma única plataforma.

E tais funcionalidades são encontradas tanto no sistema desktop, Soften SIEM, quanto em nuvem, GerencieAqui.

Tais funcionalidades garantem melhor gerenciamento e controle financeiro do negócio para qualquer investimento.

Conheça Soften Sistemas

E para qualquer problema a empresa disponibiliza treinamento e suporte especializados.

Adquira hoje mesmo um aplicativo da Soften falando com um dos seus vendedores.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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