Marketing B2B: Dicas e estratégias para implementar em seu negócio

Diogo Oliveira - 13/02/2019 - 0 Comentário(s)

O Marketing B2B costuma ser mais estratégico e com uma complexidade maior do que os outros tipos de negócios.

Isto porque, a persona alvo dos negócios B2B demanda um tipo de marketing com maior variedade de serviços e estratégias específicas.

Para que, desta forma, os resultados dos envolvidos sejam sentidos de maneira direta e exponencial.

Por este motivo, o Marketing B2B é um trabalho que deve ser desenvolvido com cuidado e excelente planejamento.

Saiba aqui neste post as melhores dicas e estratégias para desenvolver uma estratégia de marketing de sucesso no seu negócio.

O que são empresas B2B?

A sigla B2B – Business to Business, em tradução livre significa ‘Empresas para Empresas’.

Este é então, o modelo de empreendimento cujos clientes são outras empresas, ou seja, são empresas comercializando para outras empresas.

Tal modelo comercial vem crescendo a cada dia mais, trazendo além de novos horizontes mercadológicos, melhores perspectivas para os empreendedores.

O impulsionamento de tais negócios foram dados à medida que se popularizou os serviços de terceirização.

Ou seja, um modelo empresarial que antes era mais comum entre grandes negócios, agora se populariza entre os pequenos e médios empreendimentos.

Contudo, uma das grandes dificuldades para os empresários de B2B é conseguir desenvolver uma excelente estratégia de Marketing Digital.

Isto porque, boas estratégias de Marketing podem trazer excelentes resultados para os negócios.

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O que o Marketing B2B tem diferente das outras estratégias?

Um dos principais diferenciais que é preciso conhecer do Marketing B2B é que, o seu foco maior é o relacionamento com o cliente e a conversão em lead.

Ou seja, diferente do marketing B2C que se destina ao consumidor final, o modelo B2B precisa saber conquistar outros empresários.

E acima de tudo, é preciso construir com ele um verdadeiro relacionamento de confiança para assim transformá-lo em cliente.

Uma vez que, quando se lida com a pessoa física normalmente só se busca saciar uma necessidade emocional momentânea.

Outro diferencial é que o cliente B2B precisa ser ensinado, ou seja, é preciso possuir conteúdo e conhecimento extenso para fazer isso.

Enquanto isso no B2C, o principal objetivo do cliente é saciar uma necessidade emocional, podendo ser desde fome até status social.

Em uma visão geral, as diferenças em cada estratégia se dá no fato que cada tipo de cliente exige uma abordagem comercial diferenciada.

Além disso, a relação que deverá ser criada com cada tipo de cliente é completamente diferente.

Principais desafios do Marketing B2B

O Marketing B2B costuma ser mais complexo, por conta das especificações que o seu público alvo possui.

Em um panorama geral de mercado, os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes.

Isto, por conta da democratização da Internet, o que possibilita que as pessoas tenham conhecimento na palma da mão.

Dessa maneira, o desafio de qualquer tipo de empresa é oferecer soluções que de verdade supram a necessidade do cliente e seja um diferencial.

E quando se trata de um comércio para outras empresas, este processo de “convencimento” possui um teor mais alto de dificuldade.

O que caracteriza os processos de vendas como muito mais racionais, pois, a empresa precisa ter segurança naquilo que está comprando.

Por isso, é fundamental que o Marketing B2B seja capaz de estruturar e dar forças, para que o processo de compra e venda seja o mais eficiente e produtivo possível.

Ou seja, a preocupação maior é acompanhar a empresa em todo o processo de vendas, desde a captação de lead até o pós venda.

O que exige que os setores de Marketing e Vendas caminhem lado a lado, para atingir os melhores resultados possíveis.

Pode-se então, desta forma, pontuar os principais desafios de atuação do Marketing para negócios B2B, como os seguintes:

  • Gerar Leads;
  • Otimizar os Leads gerados;
  • Construir e manter um relacionamento duradouro;
  • Conduzir e avançar os leads no Funil de Vendas;
  • Trabalhar o Pós Venda e relação dos clientes com a empresa.

Perceba que o trabalho do Marketing para o B2B possui uma maior complexidade, a medida que precisa ir galanteando o público alvo.

Além, também, de conseguir atingir as pessoas certas e com decisões de compra dentro do negócio.

A seguir, será falado sobre as melhores e principais estratégias de Marketing Digital para os empreendimentos B2B.

Melhores práticas

O sucesso da estratégia de Marketing e os melhores resultados na venda do produto ou serviço se dará com a aplicação de práticas de sucesso do mercado.

Contudo, antes de iniciar qualquer serviço é preciso estar preparado com todas as informações essenciais.

Conheça e analise os seus concorrentes

Esta é uma prática comum de mercado chamada Benchmarking, onde o empresário busca conhecimento amplo da sua concorrência.

Ou seja, ele fica por dentro das melhores práticas daqueles que atuam no mesmo setor.

E assim, tem nas mãos um panorama amplo do mercado e busca os melhores resultados possíveis.

Defina uma Persona Alvo

É interessante que a empresa defina um perfil real da persona que ele deseja atingir.

Para esta construção, pode-se usar do Mapa de Empatia que ajuda-o a conhecer melhor a sua persona.

Mapa de Empatia (4)

Não se esqueça de focar nos reais decisores de compra, ou seja, gestores e donos dos negócios.

Estabeleça metas de resultados atingíveis e claras

Para qualquer tipo de trabalho é de extrema importância que se estabeleça metas de realização.

Contudo, tenha o pé no chão e coloque objetivos capazes de serem alcançados e que sejam de comum entendimento entre os envolvidos.

A seguir, conheça as práticas de mais sucesso para o trabalho de marketing para as empresas de B2B:

– Marketing de Conteúdo

Tal estratégia é estruturada pelo SEO (Search Engine Optimization), técnica de ranqueamento de conteúdo nos mecanismos de busca.

Ou seja, o conteúdo é produzido e estruturado de forma que atinja as principais colocações das pesquisas do Google, por exemplo.

Esta estratégia, tem como objetivo oferecer conteúdos formativos ao público alvo com a finalidade de educá-los.

Os conteúdos oferecidos possuem informações sobre os serviços e/ou produtos oferecidos pela empresa.

Além disso, quando o conteúdo é bom ele pode gerar diversos leads para o seu negócio, por meio de materiais gratuitos e newsletter.

Exemplos de serviços de Marketing de Conteúdo: Blogs, Infográficos, etc.

Canal de Youtube

Produzir conteúdo por meio de um canal de Youtube pode trazer também excelentes resultados.

Quando os vídeos são envolventes e fornecem conteúdos de qualidade, podem construir uma excelente autoridade para o negócio.

O que, por sua vez, pode trazer muitos leads e clientes diretos para o negócio.

Redes Sociais

A cada dia vem aumentando a presença das pessoas nas Redes Sociais, sendo o principal canal de comunicação direta com os mesmos.

Por este motivo é de extrema importância que as empresas se coloquem no campo de visão do público.

Desenvolva uma excelente estratégia de “Social Media”, investindo em conteúdos ricos e que vão de encontro à necessidade do cliente.

Webinars

Os conteúdos ao vivo tem se tornado também uma excelente estratégia de marketing.

Por isso, produza webinars de temas relacionados ao seu negócio e convide o público a participar.

Contudo, tenha cuidado para que seja de qualidade, e também estruture uma boa divulgação para atingir o máximo de pessoas possíveis.

Publicidade Online

Aqui é o serviço de publicidade sendo desenvolvido no ambiente Online, tendo como principal ferramenta o Google Ads.

A possibilidade de atingir um maior número de pessoas dentro do seu público potencializa o sucesso da estratégia de marketing.

Além disso, o público encontrará sua empresa no momento certo de compra, o que pode garantir maior sucesso nas vendas.

Invista em excelentes materiais gráficos, que chamem a atenção de seu público e que garantem um maior sucesso.

Gestão automatizada para estratégias de Marketing matadoras

Para que toda e qualquer estratégia adotada no negócio obtenha o sucesso desejado, é preciso investir na gestão como um todo.

E para que a mesma não tome muito tempo dos gestores, é um diferencial realizar a gestão de maneira automatizada.

Para isto, conheça os softwares de gestão fiscal e administrativa da Soften Sistemas.

Tanto o GerencieAqui, software em nuvem; quanto o Soften SIEM, possuem funções eficientes para o negócio.

Conheça Soften Sistemas

Além disso, os clientes possuem suporte e treinamento especializados para auxiliar com qualquer dúvida.

Conheça e adquira hoje mesmo um dos aplicativos da Soften, entrando em contato.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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