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Marketing 1.0, 2.0 e 3.0: Entenda sua evolução e diferenças

Diogo Oliveira - 10/06/2019 - 0 Comentário(s)

Marketing 1.0, 2.0 e 3.0 são as definições para as chamadas eras de evolução do marketing no mundo.

Por mais que esta seja uma área de estudo cujo desenvolvimento seja relativamente novo, sua evolução é constante.

Cada um dos números apresenta uma era de evolução dos estudos e trabalhos do marketing.

Sendo o Marketing essencial para todo tipo de negócio nos dias de hoje, é importante entender sua evolução e abordagem como um todo.

Entenda aqui então, tudo sobre as três eras de desenvolvimento e evolução do marketing.

Marketing 1.0, 2.0 e 3.0, entenda

Philip Kotler, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, lançou em 2010 o livro: Marketing 3.0.

Kotler é um dos maiores teóricos modernos da administração, e é considerado por muitos o Pai do Marketing.

Neste livro em questão, o professor universitário destaca que há três grandes eras de evolução do Marketing ao longo dos anos: 1.0, 2.0 e 3.0.

Cada uma das eras se desenvolveu em uma época específica, contudo, elas continuam vivas e sendo utilizadas.

Sendo assim, é essencial que se compreenda cada uma delas, além de suas especificações.

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Marketing 1.0

A primeira grande era do Marketing surgiu logo após a Revolução Industrial e é conhecida como a Era dos Produtos.

Neste contexto, a grande importância das empresas era em relação ao grande número produtivo, sem se preocupar com variedade ou desejos.

Tal pensamento foi amplamente difundido por Henry Ford, e o seu modelo de produção: o Fordismo.

A frase de Ford: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”, elucida bem o objetivo do Marketing 1.0.

Ou seja, não havia uma grande preocupação com produtos altamente elaborados e com variedades de modelos, mas sim no alto número de produção.

A padronização dos produtos é o objetivo central, a fim de que se pudessem oferecer um preço mais acessível a todos que quisessem comprar.

Marketing 2.0

Com a evolução econômica do século XX e a entrada na chamada era da informação, surgiu o Marketing 2.0.

A era do consumidor, nome dado ao 2.0, tem como foco do trabalho do Marketing o comportamento do consumidor.

Isto porque, cada vez que o mesmo se torna mais informado, ele começa a comparar preços, funcionalidades, marcas, entre outros.

Com este panorama se desenvolvendo ao longo do tempo, as empresas passam a analisar os desejos e necessidades do público.

O cliente torna-se o norte das ações publicitárias e comerciais da empresa e dos seus produtos.

Por esse motivo, as empresas precisam se preocupar em segmentar o seu público alvo e assim criar ações específicas para cada um deles.

Marketing 3.0

Neste ponto, Kotler chega ao ápice de seu pensamento ao propor a era do Marketing 3.0, também conhecida como Era do Valor.

Ainda que seja uma era focada no consumidor, sua diferença da anterior consiste em dar atenção às aspirações, valores e o espírito humano.

Neste ambiente, as empresas deixam de dar valor somente aos desejos e anseios pessoais dos clientes para solucionar também, os problemas sociais em que ele envolve.

Toma-se espaço e chama a atenção não só os produtos, mas também a missão, visão e valores da empresa.

Há uma preocupação enorme em ser a esperança e o respiro, não só aos problemas individuais como da sociedade como um todo.

Ainda de acordo com Kotler, esta era é caracterizada por três sub-eras: Era da Participação, do Paradoxo da Globalização e da Sociedade Criativa.

Era da Participação

A tecnologia ofereceu aos indivíduos e à sociedade conexão e interatividade entre os públicos.

Ou seja, o público que antes era só o receptor das ações de marketing e publicidade.

Contudo, com as Redes Sociais e a globalização os consumidores passam a produzir notícias, ideias e entretenimento.

Era do paradoxo da Globalização

Ao passo que a globalização toma conta do mundo, ela também altera os comportamentos do cliente.

Isto porque, eles começam a participação da cidade global de indivíduos conectando-se ao mundo inteiro.

Neste panorama, as empresas precisam entender os problemas globais e não só os locais, assim como nas questões comunitárias que rodeiam seu público.

Era da sociedade criativa

Além da globalização e da participação, há a sociedade criativa, cujos cidadãos utilizam mais a parte direita do cérebro.

Ou seja, as pessoas estão mais preocupadas com a autorrealização e as empresas precisam oferecer produtos para este objetivo.

Evolução para o Marketing 4.0

Por mais que a teoria do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0 seja extremamente atual, Philip Kotler foi além e lançou o Marketing 4.0.

Com os mesmos colaboradores da obra anterior, o autor vai além em mais uma era de evolução do Marketing.

Nesta obra ele aborda a forma como a sociedade vem evoluindo, e também como as relações de comércio estão tendo que se readaptar à esse ambiente.

Cada vez mais o público não tem tempo para perder, e dessa forma, prender a sua atenção e conectá-la ao seu produto, é o grande desafio atual.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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