lupa
Mouse

Loja física ou virtual? Qual é a melhor neste pós-pandemia?

Bianca Fernandes - 14/10/2021 - 0 Comentário(s)

Muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o melhor modelo de negócio a seguir neste pós-pandemia: loja física ou virtual? Neste artigo vamos mostrar qual é o melhor caminho de acordo com as tendências do mercado.

Ao longo dos anos, o comércio eletrônico cresceu rapidamente e transformou o varejo. Isso se reforçou com a pandemia da Covid-19 que obrigou a população a ficar em casa e realizar suas compras pela internet.

Muitos especialistas do mercado já previam que em algum momento o comércio eletrônico superaria as lojas físicas na preferência do consumidor. Talvez não imaginavam que um vírus seria o causador dessa mudança de comportamento.

Era uma questão de quando isso aconteceria, mas agora é uma questão de saber se as coisas vão ficar assim ou recuar um pouco. E então, retomar a trajetória de crescimento anterior.

Loja física ou virtual?

Sem dúvida, a Covid-19 mudou significativamente os negócios e o comportamento do consumidor. Todos os sinais indicam que algumas dessas mudanças vieram para ficar. Dessa forma, o melhor a fazer para se adaptar ao “novo normal” é adotar uma abordagem multicanal.

Portanto, não se trata mais de escolher entre loja física ou virtual. Mas sim de oferecer esses dois canais de compras aos consumidores para fortalecer o negócio. Certamente, os empresários que investirem em diferentes canais poderão colher bons frutos no futuro.

Portanto, os varejistas podem esperar um forte retorno às suas lojas físicas. Uma vez que milhões de pessoas tenham recebido as vacinas.

Fusão das compras físicas com as digitais

As compras físicas e digitais se fundiram como nunca antes. A forma como medimos os gastos do cliente em todos os canais será agora o ‘novo normal’ para determinar o desempenho geral de uma empresa. 

É importante entender como os comportamentos do consumidor mudam. E então reconhecer suas preferências e jornadas de compra, para que os varejistas façam investimentos com base no que os clientes preferem.

Afinal, você deve investir em loja física ou virtual?

Antes de mais nada, para responder essa pergunta, você precisa saber qual é o perfil do seu público-alvo. Eles preferem comprar em lojas físicas ou virtuais? As necessidades de seus potenciais clientes é o que deve guiar suas decisões nos negócios.

Os varejistas de lojas físicas devem observar quantos de seus clientes passaram a comprar online e quantos desses ainda preferem ir até a loja para adquirir o produto desejado. É preciso considerar também que alguns segmentos de mercado como loja de roupas e de cosméticos, tendem a ser mais procuradas de forma física, pois muitos clientes ainda preferem sentir o produto, manipular, cheirar e experimentar.

Esta análise começará a traçar um quadro de como os clientes interagem com sua empresa neste pós-pandemia. Se um número considerável de pessoas que antes comprava exclusivamente na loja física agora prefere fazer compras online, esse é um serviço incrivelmente valioso para continuar a oferecer, caso você ainda não esteja oferecendo. 

Então, se a maioria dos seus clientes recorrerem ao comércio eletrônico, os seus orçamentos de marketing e publicidade devem ser ajustados para refletir isso.

Conclusão

Por fim, se a pandemia nos ensinou alguma coisa, é que empresas de todos os tipos precisam se adaptar as novas tendências do mercado. Dados sobre o comportamento do consumidor são ferramentas valiosas que podem guiar aqueles que ainda não decidiram se é melhor investir na loja física ou virtual.

E aí? Gostou do artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos.

Te restou alguma dúvida? Então comente aqui e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e nas nossas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!