Saiba o que é Logística Integrada de um jeito simples
Flávia Scalon - 16/06/2019 - 0 Comentário(s)
Você sabe o que é Logística Integrada? Ela tem ligação com os processos de diversas áreas de um negócio, ou seja, é a junção destas áreas.
Até porque, para uma garantia de sucesso de uma empresa, a logística é fundamental e uma peça importantíssima.
E hoje em dia, ela não só contribui para os processos de áreas industriais, como também para estratégias de melhorias de resultados do negócio.
Acompanhe este artigo e entenda mais sobre este sistema adaptado que é a Logística Integrada.
O que é Logística Integrada?
A Logística Integrada é uma junção dinâmica de diversas áreas de uma empresa, ou seja, estimula uma interação entre os diversos setores e processos da mesma.
A mesma foi desenvolvida para que o gerenciamento dos gestores nos procedimentos estratégicos de toda a cadeia produtiva.
Isto é, antes ela era responsável por procedimentos de gestão e estoque, já hoje com a logística integrada, ela permite gerenciar todas as atividades e etapas, como:
- Setor de Compras;
- Armazenagem;
- Processos produtivos;
- Origem dos produtos;
- Etapas de transporte;
- Distribuição e entrega das mercadorias ao cliente final;
- Atividades dos fornecedores e parceiros.
Portanto, o profissional que está envolvido com a Logística Integrada, acompanha cada etapa de logística de uma empresa.
Ou seja, este controle vem desde o pedido até a entrega ao consumidor final, desta forma, se melhora todo o processo e otimiza o setor e suas entregas.

Como aplicar?
A Logística Integrada é um sistema integrado, como o próprio nome diz, e seus processos são alinhados e estratégicos.
Por isso, deve ser feito de forma bem comunicativa e informativa entre todas as partes envolvidas, ou seja, todas as áreas da empresa.
Por exemplo, o setor de estoque passa ao setor de compras todos os itens em falta, e este último entra em contato com os fornecedores, que verificam se há o mesmo para venda.
Dessa forma, se otimiza e alinha todos os processos, além disso, se trabalha com muito mais organização e sinergia entre as equipes.
Porém, é preciso que as informações sejam passadas em tempo real para a redução de tempo nas tomadas de decisões assertivas de todas as etapas.
3 áreas da Logística Integrada
Este sistema logístico é dividido em três áreas principais, sendo:
Logística Inbound
A Logística Inbound está relacionada com a questão das compras, o que inclui toda a operação de compras da empresa, seja de matérias primas, insumos e etc.
Ou seja, é toda a relação com fornecedores, armazenamento, transporte, controle de qualidade, entre outros.
Isto ajuda a reduzir custos pelo bom relacionamento com parceiros e fornecedores e funcionamento das compras.
Logística Industrial
Aqui se tem o envolvimento de todo o abastecimento da linha de produção.
Isto é, se faz todo o planejamento e movimentação de matérias primas ou fluxo de insumos.
Logística Outbound
A Logística Outbound é responsável por levar os produtos até o cliente final, pois, uma vez que são produzidos, devem chegar até o consumidor.
Sendo assim, este processo faz parte de toda a relação da empresa com os clientes, tendo que oferecer eficiência e satisfação aos mesmos.
Vantagens
Os processos da Logística Integrada garantem diversas vantagens para um negócio que a insere em sua rotina.
Veja quais são na lista a seguir:
- Redução de custos de processos logísticos
- Organização nos processos
- Confiabilidade de informações
- Agilidade em processos de produção
- Vantagem competitiva
- Integração de equipe
- Planejamento inteligente e eficaz
- Minimiza os desperdícios de produção
- Alinhamento e coordenação
- Melhoria em índices de produtividade
Conheça aplicativos para uma gestão completa e eficaz
Tenha uma empresa bem administrada e organizada com aplicativos de gestão fiscal e empresarial.
A Soften Sistemas disponibiliza dois tipos de sistemas para tais fins, sendo estes Soften Siem e GerencieAqui.
Suas funcionalidades são completas, permitindo integração em todas as áreas do negócio, pois, é possível emissão de documentos fiscais, além de controle de áreas administrativas.
Uma destas áreas administrativas é o controle de estoque, que possibilita diversos processos de logística e estocagem.
Entenda mais sobre estas funções e conheça todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa, basta entrar em contato com um dos atendentes.

Se gostou do artigo, compartilhe com os conhecidos e veja as novas atualizações do Blog e Redes Sociais: Facebook, Instagram,Twitter, Linkedin e Youtube.
Comente abaixo em caso de dúvidas!