lupa
Mouse

Liderança na Crise: Saiba Erros e Acertos ao Liderar seu Negócio

Flávia Scalon - 29/04/2020 - 0 Comentário(s)

Liderar um negócio em meio a uma crise, causada por uma pandemia, é extremamente complicado, e a Liderança acaba sendo afetada.

No cenário atual, onde diversas empresas sentiram o impacto da crise do covid-19, é essencial que o líder conduza a equipe de forma estratégica, com redução do impacto negativo no negócio.

Dessa forma, reunimos no artigo alguns erros e acertos dentro de uma gestão de liderança. Acompanhe para saber mais!

Importância da Liderança na Crise

Como já se sabe, o país está enfrentando uma crise severa, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Com isso, pensar em liderar de maneira mais minuciosa e precisa se faz necessário com os acontecimentos atuais.

Os líderes precisam pensar no engajamento de seus colaboradores e nos riscos que o negócio corre, para assim minimizá-los e se adaptar ao momento.

Se preocupar com o fortalecimento da corporação, com a vida da população como um todo e na inspiração de terceiros, também faz parte do papel de um líder.

Sendo assim, é preciso que a inteligência emocional esteja em dia, tanto do líder como dos profissionais.

Porém, muitas vezes as barreiras e armadilhas de uma caminhada de liderança, principalmente na crise, podem surgir.

Dessa forma, é preciso jogo de cintura para criar soluções e assim conduzir a empresa com uma equipe equilibrada.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Erros e Acertos ao Liderar uma Empresa

Para liderar de forma eficiente na crise, é necessário saber quais erros devem ser evitados nesse processo. Sendo assim, veja alguns:

Ignorar que há uma crise

Ignorar a realidade da crise atual é um erro gigantesco, podendo acarretar problemas enormes ao negócio.

Não finja que não existe uma crise econômica e que sua empresa está bem, é preciso ter os pés no chão e acreditar que o momento pode ser fatal.

Não ter um planejamento

A falta de planos de ação para momentos instáveis e problemáticos – como o atual – é um ponto muito problemático.

Qualquer negócio deve ter planejamento e estratégias preparadas para possíveis crises, com medidas emergenciais em termos financeiros e de recursos humanos.

Falta de transparência

Comunicação transparente e honesta é essencial e a empresa que não preza por isso, principalmente na crise, acaba colocando a própria reputação em risco.

Não hesite em ser honesto e transparente com o mercado e com os colaboradores.

Fingir que está tudo bem e que tudo está planejado, sendo que não está, é colocar a integridade da empresa em questionamento. Uma mancha na imagem, que pode ser irreversível!

Visão Limitada

Não limite a visão e o foco da empresa, isto restringe o processo de entendimento e faz com que a analise de possibilidades e saídas eficazes não existam.

Ampliar a mente e enxergar novos caminhos é essencial para analise dos desafios e oportunidades. Por isso, evite ter uma visão de negócio limitada.

Dicas para Liderar na Crise

Como visto, a importância de um Líder em momentos de crise é enorme, mas pode existir muitos erros ao longo deste caminho.

Por isso, para liderar com eficiência e ter muitos acertos, é preciso:

  • Informar-se: Entenda sobre a crise, informe-se sobre tudo e monitore o mercado no momento;
  • Reconhecer as mudanças: Reconheça que há uma crise e seja flexível, com disposição a fazer mudanças difíceis, mas necessárias;
  • Proteger os colaboradores: Esteja ciente das necessidades de proteção no momento atual e não hesite em colocá-las em prática;
  • Ter um Plano de Ação: Esboce planos a longo prazo, que se ajustem com o momento de crise e tenha etapas estratégicas para o cenário do mercado;
  • Engajar sua equipe e ter empatia: O engajamento da equipe é primordial neste momento e ter empatia com os profissionais é necessário. Seja um líder que se preocupa e caminha junto dos seus;
  • Ser otimista: Um líder não se desespera e busca oportunidades, mesmo em uma crise. Crie soluções e mantenha o otimismo mesmo nas dificuldades.

Não se Esqueça de ter uma Boa Ferramenta para a Gestão de sua Empresa

Assim como uma liderança organizada e bem definida, a falta de boas ferramentas de gestão pode vir a ser um erro.

Por isso, a Soften está no mercado, entregando sistemas completos e otimizados aos empresários.

Gerenciar estoque, finanças e vendas nunca foi tão simples, ainda mais com a emissão de diversos documentos fiscais.

Adquira um sistema e tenha treinamento e suporte técnico ilimitado. Entre em contato com a Soften e conheça todas as vantagens de seus produtos.

Se gostou do artigo, compartilhe-o e acompanhe as novidades no Blog e nas Redes Sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente abaixo em caso de dúvidas e sugestões!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!