Liderança na Crise: Saiba Erros e Acertos ao Liderar seu Negócio
Flávia Scalon - 29/04/2020 - 0 Comentário(s)
Liderar um negócio em meio a uma crise, causada por uma pandemia, é extremamente complicado, e a Liderança acaba sendo afetada.
No cenário atual, onde diversas empresas sentiram o impacto da crise do covid-19, é essencial que o líder conduza a equipe de forma estratégica, com redução do impacto negativo no negócio.
Dessa forma, reunimos no artigo alguns erros e acertos dentro de uma gestão de liderança. Acompanhe para saber mais!
Importância da Liderança na Crise
Como já se sabe, o país está enfrentando uma crise severa, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Com isso, pensar em liderar de maneira mais minuciosa e precisa se faz necessário com os acontecimentos atuais.
Os líderes precisam pensar no engajamento de seus colaboradores e nos riscos que o negócio corre, para assim minimizá-los e se adaptar ao momento.
Se preocupar com o fortalecimento da corporação, com a vida da população como um todo e na inspiração de terceiros, também faz parte do papel de um líder.
Sendo assim, é preciso que a inteligência emocional esteja em dia, tanto do líder como dos profissionais.
Porém, muitas vezes as barreiras e armadilhas de uma caminhada de liderança, principalmente na crise, podem surgir.
Dessa forma, é preciso jogo de cintura para criar soluções e assim conduzir a empresa com uma equipe equilibrada.

Erros e Acertos ao Liderar uma Empresa
Para liderar de forma eficiente na crise, é necessário saber quais erros devem ser evitados nesse processo. Sendo assim, veja alguns:
Ignorar que há uma crise
Ignorar a realidade da crise atual é um erro gigantesco, podendo acarretar problemas enormes ao negócio.
Não finja que não existe uma crise econômica e que sua empresa está bem, é preciso ter os pés no chão e acreditar que o momento pode ser fatal.
Não ter um planejamento
A falta de planos de ação para momentos instáveis e problemáticos – como o atual – é um ponto muito problemático.
Qualquer negócio deve ter planejamento e estratégias preparadas para possíveis crises, com medidas emergenciais em termos financeiros e de recursos humanos.
Falta de transparência
Comunicação transparente e honesta é essencial e a empresa que não preza por isso, principalmente na crise, acaba colocando a própria reputação em risco.
Não hesite em ser honesto e transparente com o mercado e com os colaboradores.
Fingir que está tudo bem e que tudo está planejado, sendo que não está, é colocar a integridade da empresa em questionamento. Uma mancha na imagem, que pode ser irreversível!
Visão Limitada
Não limite a visão e o foco da empresa, isto restringe o processo de entendimento e faz com que a analise de possibilidades e saídas eficazes não existam.
Ampliar a mente e enxergar novos caminhos é essencial para analise dos desafios e oportunidades. Por isso, evite ter uma visão de negócio limitada.
Dicas para Liderar na Crise
Como visto, a importância de um Líder em momentos de crise é enorme, mas pode existir muitos erros ao longo deste caminho.
Por isso, para liderar com eficiência e ter muitos acertos, é preciso:
- Informar-se: Entenda sobre a crise, informe-se sobre tudo e monitore o mercado no momento;
- Reconhecer as mudanças: Reconheça que há uma crise e seja flexível, com disposição a fazer mudanças difíceis, mas necessárias;
- Proteger os colaboradores: Esteja ciente das necessidades de proteção no momento atual e não hesite em colocá-las em prática;
- Ter um Plano de Ação: Esboce planos a longo prazo, que se ajustem com o momento de crise e tenha etapas estratégicas para o cenário do mercado;
- Engajar sua equipe e ter empatia: O engajamento da equipe é primordial neste momento e ter empatia com os profissionais é necessário. Seja um líder que se preocupa e caminha junto dos seus;
- Ser otimista: Um líder não se desespera e busca oportunidades, mesmo em uma crise. Crie soluções e mantenha o otimismo mesmo nas dificuldades.
Não se Esqueça de ter uma Boa Ferramenta para a Gestão de sua Empresa
Assim como uma liderança organizada e bem definida, a falta de boas ferramentas de gestão pode vir a ser um erro.
Por isso, a Soften está no mercado, entregando sistemas completos e otimizados aos empresários.
Gerenciar estoque, finanças e vendas nunca foi tão simples, ainda mais com a emissão de diversos documentos fiscais.
Adquira um sistema e tenha treinamento e suporte técnico ilimitado. Entre em contato com a Soften e conheça todas as vantagens de seus produtos.

Se gostou do artigo, compartilhe-o e acompanhe as novidades no Blog e nas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.
Comente abaixo em caso de dúvidas e sugestões!