Leitor de Código de Barras: Confira tudo sobre este tipo de equipamento

Diogo Oliveira - 03/12/2018 - 0 Comentário(s)

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Possuir um Leitor de Código de Barras no negócio traz uma série de benefícios e facilidades para o comércio.

O equipamento é utilizado para realizar a leitura dos códigos de barras dos produtos, boletos bancários e semelhantes.

Um equipamento para leitura de código de barras oferece entre outras coisas: facilidade e agilidade ao empreendimento.

Acompanhe neste texto tudo sobre este tipo de equipamento e o por que de investir em um para o seu negócio.

Entenda o que é um Leitor de Código de Barras

Praticamente todos os produtos possuem código de barras, e realizar a leitura do mesmo oferece agilidade para a empresa.

A leitura do código do produto é realizado por meio de um equipamento especializado para isto.

Ou seja, o equipamento lê o arquivo e absorve as informações inseridas no código binário transmitindo-as assim, para o sistema específico.

Tal equipamento é muito comum em mercados, loja de roupas e comércio varejista em geral.

Podemos ver também leitores de código de barras em bancos e casa lotéricas para o pagamento de boletos.

Como é realizada a leitura do código de barras?

O código de barras é uma representação gráfica dos número apresentados abaixo ou acima dos mesmos.

As barras são a representação de um código binário estruturado de acordo com a lógica da informática para apresentar os dados.

E é assim que o leitor ou scanner, como também é conhecido, trabalha, realizando a leitura do código.

A leitura é realizada a partir do padrão de possuir ou não a cor que representa um número em cada situação.

Nas barras pretas o scanner absorve a luz e nos espaços ou barras brancas ele a reflete, sendo o que permite a interpretação do código.

É perceptível que os códigos apresentam barras de espessuras diferentes, o que representa números distintos.

Para realizar a leitura do código, basta posicioná-lo diante da luz vermelha disparada pelo equipamento.

O equipamento capta as informações e envia ao computador que processa-a em poucos segundos.

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Tipos de leitores disponíveis no mercado

Atualmente, há três modelos de leitores de código de barras para utilização no mercado, são eles:

Leitor CCD

Este é o modelo mais simples no mercado e deve ser utilizado para códigos com excelente definição.

Não pode ser também códigos pequenos, e por este motivo não é recomendado para empresas de grande porte.

Isto porque, quando há uma grande variedade de produtos e objetos cilíndricos e molhados, há uma maior dificuldade de leitura em tais situações.

Leitor Manual Laser

Um pouco mais robusto que o anterior e trabalha muito bem em ambientes com maior fluxo de clientes.

Consegue realizar leituras com maior qualidade e de diferentes embalagens, onde está o código.

Os modelos manuais podem ser com ou sem fio, sendo que o primeiro é para as empresas que realizam os pagamentos das vendas em caixas fixo.

Já o modelo sem fio é para os negócios que precisam realizar a leitura dos códigos fora de um balcão.

Leitor Fixo Laser

Este é o mais potente do mercado, e é recomendado para empresas com volumes altos e grande fluxo de pessoas.

Ou seja, se a sua empresa possui um fluxo alto de mercadorias e fluxo de clientes, este modelo de equipamento é mais recomendável.

Tais modelos podem ser vistos em balcões de supermercados onde há um grande fluxo de mercadorias e o atendimento precisa ser ágil.

Além destes modelos citados existem outros menos conhecidos, e também novas tecnologias vêm surgindo.

São os casos de leitores hospitalares, leitores industriais mais resistentes e também os leitores semi fixos que funcionam nos dois modos.

Os mais recentes são os modelos de Imager e Area Imager, o primeiro é muito semelhante ao de Laser, mas com a diferença de que ele capta documentos 2D.

Assim como os de Area Imager, que além de mais modernos também são resistentes e realizam a leitura de códigos 2D.

Benefícios e Importância do equipamento para o negócio

Um leitor de código de barras oferece ao empreendimento, em especial o varejo, uma série de benefícios.

Acima de tudo ele auxilia e aprimora uma série de processos na empresa, como:

  • Agilidade nas vendas no PDV;
  • Facilidade com o oferecimento de pontos de consulta de preços;
  • Controle de estoque mais apurado;
  • Melhoria no inventário de estoque;
  • Agilidade no pagamento das compras na empresa.

Dessa maneira, compreende-se também os benefícios oferecidos para a empresa:

  • Agilidade no atendimento;
  • Exatidão de inserção de dados;
  • Maior facilidade de aprendizado no uso do mesmo;
  • Aumento da segurança de dados e processos;
  • Melhoria na satisfação e retenção de clientes;
  • A empresa ganha também em eficiência.

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