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ISO 9001: 6 perguntas e respostas sobre o assunto

Diogo Oliveira - 11/03/2019 - 0 Comentário(s)

A ISO 9001 é uma norma internacional que visa estabelecer alguns parâmetros para Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Basicamente, a norma serve para definir padronizações em processos de gestão da sua empresa.

Consequentemente, busca-se também aumentar a satisfação dos clientes com os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.

Qualquer empresa pode investir na padronização de processos para fim de melhorias nos resultados como um todo.

Acompanhe aqui tudo sobre a Norma ISO 9001, por meio de 6 perguntas e respostas sobre o assunto.

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O que é a ISO 9001 e como ela trabalha?

A ISO 9001 é uma norma internacional utilizada em muitos países do mundo com a finalidade de padronizar processos.

E desta forma, estabelecer caminhos para certificar os Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) da empresa.

A norma possui sua versão brasileira, sendo conhecida como ABNT NBR ISO 9001: 2015.

A implantação dos padrões estabelecidos pela norma possibilita uma melhoria contínua nos processos e consequentemente na qualidade dos serviços da empresa.

Ou seja, as normas definem como a empresa deve trabalhar para oferecer os melhores produtos ou serviços.

E dessa forma garantir a fidelização de seus clientes e satisfação dos mesmos, de maneira a melhorar os resultados.

Como é implementada a norma na empresa?

A norma em questão é implementada nas empresas a partir da chamada Certificação ISO 9001.

Tal processo é realizado de maneira que vai analisando toda a gestão e adequando-a de acordo com o que é especificado.

E para isto se realizar, a empresa deve obter a certificação junto aos órgãos competentes.

Normalmente a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) é a responsável por esse tipo de certificação para as empresas.

Há um prazo de validade para a certificação?

Sim, a Certificação ISO 9001 possui um prazo de validade dentro das empresas de três anos.

Após o encerramento de tal período é necessário solicitar uma nova auditoria interna, a fim de verificar se houve melhorias.

Ou seja, é preciso analisar se o Sistema de Gestão da Qualidade está agindo de maneira adequada.

Se tudo estiver funcionando e caminhando de acordo com o esperado, basta buscar uma nova certificação.

Qual a metodologia utilizada para a análise?

Na grande maioria dos processos é utilizada a metodologia ou ciclo PDCA de gestão de processos.

A sigla estabelece quatro passos: Planejar, Desenvolver, Checar e Agir e serve para analisar processos.

A metodologia age de maneira cíclica, sempre refazendo os passos para ter certeza de que tudo está funcionando da maneira mais correta possível.

Veja abaixo uma exemplificação de aplicação do Ciclo PDCA:

infoPDCA

A ISO 9001 trabalha de acordo com quais princípios?

A norma em questão trabalha de acordo com 8 princípios, com a finalidade melhorar a gestão da qualidade do negócio.

São diversos pontos que foram analisados de acordo com a experiência de diversas organizações, veja abaixo cada um deles:

1 – Foco no Cliente

Talvez pareça besteira tocar em tal ponto, mas é sempre bom manter claro na cabeça que o foco do seu negócio é o cliente.

Ou seja, a empresa e os colaboradores devem se esforçar para entender e atender o cliente de maneira que mantenha-o satisfeito com o serviço e/ou produto.

Quando o negócio obtêm sucesso, ao colocar como foco o cliente, ele ganha em fidelização.

2 – Liderança

É preciso que haja dentro da organização lideranças que sejam capazes de atender os avanços da demanda de mercado.

Sem contar que, devem ser passados aos colaboradores e equipe todas as ferramentas necessárias para que os processos sejam executados de forma eficaz.

3 – Abordagem Sistêmica para a Gestão

Todos os processos são e devem ser visualizados como um sistema, e dessa forma facilita a organização do mesmo.

Ou seja, quando se cria uma abordagem sistêmica dos processos, a gestão do negócio torna-se mais eficiente.

4 – Abordagem de Processo

Aqui, trabalha-se para fazer com que haja organização entre as tarefas executadas e o colaborador responsável.

Além também de um controle de processos que entram e saem da organização, e dos recursos para o desenvolvimento dos mesmos.

5 – Envolvimento das Pessoas

A equipe responsável pelas ações dentro dos processos é peça chave para uma gestão de qualidade.

Por esse motivo, é preciso que se trabalhe o envolvimento das pessoas no processo como um todo, para uma de melhor eficiência.

6 – Melhoria Contínua

Para que a Gestão de qualidade consiga manter o seu padrão de eficiência, é preciso uma constante evolução.

Por este motivo, é preciso oferecer e cobrar dos colaboradores formações e conhecimento apurado do serviço a ser desenvolvido.

7 – Abordagem Factual para tomada de Decisões

Ao utilizar sistemas, auditorias e análises específicas o gestor possui em suas mãos dados concretos dos resultados do negócio.

A partir destes dados, ele consegue tomar decisões de acordo com as reais necessidades da empresa.

8 – Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

Quando se trabalha no esquema de parceria mútua, tanto funcionários como fornecedores são forças exponenciais para o negócio.

Em especial quando se fala de fornecedores, a empresa consegue prazos e preços melhores, o que influencia diretamente nos resultados.

Quais os benefícios da ISO 9001 para as empresas?

São diversos os benefícios de se investir na certificação ISO 9001 dentro dos negócios, veja abaixo os principais:

  • Serviços e Produtos entregues com maior agilidade e eficiência;
  • O gestor consegue desenvolver um controle e planejamento mais apurado através de ferramentas mais inteligentes;
  • Diminuição de retrabalhos o que garante a agilidade nos processos;
  • Redução de custos diretos e indiretos com a produção;
  • Melhoria na imagem da empresa através da entrega de produtos e/ou serviços de qualidade;
  • Maior fidelização de clientes;
  • Desenvolvimento de uma relação mais duradoura e de qualidade com os fornecedores;
  • Colaboradores mais empenhados e comprometidos com a empresa.

Com a melhoria na Gestão da Qualidade através da ISO 9001, a empresa ganha em segurança de mercado.

Uma vez que sua marca ganha autoridade de segurança através de um selo de qualidade.

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Para a implementação de ferramentas como a Certificação ISO 9001, o negócio precisa possuir ferramentas que facilitem a análise e controle de processos.

E nada melhor do que realizar isto através de uma ferramenta de controle ERP, integrando os setores fiscal, de estoque, comercial e financeiro.

Para isto, entre em contato com a Soften Sistemas empresa especializada em tais softwares.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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