Você sabe o que é Intraempreendedorismo? Entenda tudo agora

Flávia Scalon - 14/03/2019 - 0 Comentário(s)

Mouse

O Intraempreendedorismo é uma técnica que influencia o colaborador diretamente e busca assim, inovação para se diferenciar da concorrência.

Empresas que se preocupam com o futuro profissional do funcionário dentro da corporação, podem investir nesse tipo de técnica.

Pois, o Intraempreendedorismo é uma ação que visa levar os colaboradores a empreender a favor do negócio, ou seja, forma empreendedores corporativos.

Entenda mais sobre o assunto acompanhando este artigo e saiba como o mesmo pode ser incentivado na empresa.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

O que é Intraempreendedorismo?

O Intraempreendedorismo é uma técnica empreendedora focada totalmente no colaborador e em como ele pode empreender dentro da empresa, mesmo não sendo o dono, fundador ou sócio.

Ou seja, não é voltada para pessoas que querem iniciar uma empresa própria e sim em pessoas que já estão inseridas em uma corporação.

A origem do Intraempreendedorismo se é baseado em Gifford Pinchot, autor do livro “Intrapreneuring: por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor”, de 1985.

O livro, é uma das referências mais importantes sobre o assunto, pois, segundo Gifford “intraempreendedores são todos os sonhadores que realizam”.

No período de lançamento do livro, as empresas ainda eram muito fechadas para inovação, além de não aceitarem erros de seus colaboradores.

Por isso, na época foi preciso uma mudança, para que empresas não fechassem as portas, devido o fracasso e a falta de inovação.

Portanto, o Intraempreendedor tem o perfil parecido com o de um empreendedor, a única diferença é que ele empreende dentro da empresa que trabalha.

É importante que o gestor e os diretores se atentem em funcionários que se destaquem em seus cargos, com inovação e vontade de crescimento.

Fique de olho em colaboradores que aproveitam oportunidades, coloca a ideia em prática, executa e finaliza os projetos e lida com os riscos com maturidade.

Intraempreendedorismo: Importância

Por que o Intraempreendedorismo é importante dentro de uma corporação? Esta é uma questão interessante.

É preciso ter em mente que evolução e crescimento são coisas que toda empresa deve ter, assim como as pessoas que nela trabalham.

Por conta disso, ter intraempreendedores que inovem projetos, produtos ou até melhorias em comunicação dentro da corporação, elevará o nível do negócio.

Portanto, implementar a técnica faz com que o colaborador esteja ao lado da empresa, inovando sua rotina com ideias e novidades, abrindo assim, vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Por isso, incentive sua equipe, mostre que todos têm oportunidade para empreender em seu local de trabalho.

Exemplo de Intraempreendedorismo: Google

O Google é uma empresa de mente aberta e foi evoluindo junto com a modernidade dos dias de hoje.

A multinacional dá total liberdade aos funcionários, permitindo entrada de seus pets, filhos, família e até oferecendo lanches aos mesmos.

Dessa forma, o ambiente de trabalho estimula uma maior criação de ideias que acabam em bons resultados.

Assim, o Google trabalha com inovação e está sempre aberto para novas ideias de seus colaboradores, como foi o Gmail, que inovou o serviço de e-mails, com diversas funcionalidades antes não feitas.

Como inserir o Intraempreendedorismo em uma empresa?

Primeiro de tudo, capacite a equipe, proporcione treinamentos em gestão, empreendedorismo e etc.

Logo, mostre à equipe que todos têm oportunidade de empreender dentro da empresa, mesmo aqueles que não têm perfil de empreendedor corporativo.

Mostre interesse nas opiniões dos colaboradores, ou seja, dê abertura para que apresentem ideias e projetos.

Dessa forma, haverá iniciativa por parte dos funcionários, que se sentirão seguros para dar palpites e sugestões.

Além disso, dê o reconhecimento ao criador / executor do projeto, assim, ele e outras pessoas desejarão repetir os passos.

Tenha também um canal de comunicação entre gestor e funcionário, para que o mesmo insira suas ideias, podendo até ter ajuda da equipe.

É muito importante estimular o intraempreendedor cada vez que o mesmo tiver novas ideias, mesmo que não sejam tão vantajosas ao negócio.

Empreenda com ferramentas de gestão qualificadas e completas

Insira qualidade e organização em sua empresa com aplicativos de gestão fiscal e empresarial, e assim empreenda de forma mais abrangente e fácil.

Com os aplicativos da Soften Sistemas é possível gerenciar toda a empresa, sendo os aplicativos, Soften Siem e GerencieAqui.

Qualquer um deles permite a emissão de documentos fiscais e gestão financeira, comercial e estocagem.

E tudo isto com implementação, treinamento e suporte técnico ilimitados e especializados.

Conheça Soften Sistemas

Não perca tempo, entre em contato com a Soften e melhore os processos de toda sua empresa.

Gostou do artigo? Compartilhe-o e continue acompanhando todos os posts atualizados do Blog.

Siga também as Redes Sociais da empresa: FacebookInstagram,TwitterLinkedin e Youtube.

Em caso de qualquer dúvida ou sugestões, comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!