Intraempreendedorismo: Saiba o que é e conheça sua importância
Diogo Oliveira - 29/05/2019 - 0 Comentário(s)
O Intraempreendedorismo é uma técnica moderna que vêm trazendo excelentes resultados aos empreendimentos ao redor do globo.
Isto porque, esta é uma metodologia que se aproveita dos talentos de dentro da empresa para uma melhoria contínua do negócio.
Portanto, é uma metodologia que auxilia tanto novos, como empreendimentos já com bastante tempo de mercado.
Faça a leitura deste artigo e aprenda o que é Intraempreendedorismo e a sua importância no mercado empreendedor.
Saiba o que é intraempreendedorismo
Entende-se como intraempreendedorismo, um processo interno das organizações onde se valoriza as capacidades empreendedoras dos colaboradores e gestores.
Sua fonte se dá no termo intrapreneur que significa empreendedor interno, e especifica de forma clara como tal técnica trabalha.
Utilizada pela primeira vez em 1985 por Gifford Pinchot III, seu objetivo é valorizar as pessoas com perfil de empreendedorismo dentro da empresa.
É portanto, um processo que visa trazer inovação e renovação para dentro de uma organização através da colaboração de diversas pessoas de dentro dela.
E para se ter vantagem competitiva no mercado, o melhor caminho para as empresas é se utilizar do intraempreendedorismo.
Isto porque, cada vez mais se faz necessário que as empresas apresentem inovação ao mercado.
E é isto que tal técnica permite a empresa: expandir seus horizontes, através de novas ideias e sugestões para melhorias em produtos e/ou serviços.
Assim como, buscar inovações nos processos, tecnologias, técnicas e estratégias administrativas utilizadas na empresa.
Uma empresa se destaca justamente por suas capacidades empreendedoras, que é representada em suas inovações.

Empreendedorismo e Intraempreendedorismo: diferenças
Além disso, é preciso entender que por mais que similares, empreendedorismo e intraempreendedorismo possuem significados distintos.
Empreendedorismo é considerado um movimento externo para a construção, planejamento e estruturação da empresa.
Normalmente, este processo é realizado pelo dono do próprio negócio sem grandes interferências de terceiros.
Ou seja, o mesmo coloca suas ideias e processos a fim de levar sua empresa para a frente.
Enquanto no intraempreendedorismo, dá-se valor aos pensamentos e ideias de gestores e colaboradores afim de agregarem valor à organização.
É importante saber que neste caso é preciso valorizar e dar devido espaço às opiniões e ideias dos envolvidos no processo.
Características essenciais da técnica
Existem diversos fatores que caracterizam o intraempreendedorismo, dando força para sua aplicação dentro das organizações.
Através de tal metodologia a empresa consegue, entre outras coisas:
- Valorizar o talento da empresa;
- A empresa pode estar sempre próxima a novas e inovadoras tecnologias;
- Há uma alta valorização de ideias novas e frescas;
- Não há parâmetro e burocracia para a apresentação e sugestão de inovações;
- Trabalha-se com criatividade e ousadia;
- Além também de investir em funcionários proativos, autoconfiantes, que têm paixão pelo que faz e que além disso é persistente e dedicado.
Como aplicar o intraempreendedorismo?
O intraempreendedorismo é chamado assim por justamente trabalhar com os processos e ideias internas da empresa.
Sem contar que a metodologia é uma excelente ferramenta para trabalhar, também, a motivação dos colaboradores, assim como oferecer oportunidades de crescimento.
Para aplicar o intraempreendedorismo antes de tudo, é preciso realizar uma Pesquisa de Clima dentro da empresa.
Tal pesquisa capta as opiniões e visões dos colaboradores, levando em conta as ideias e proposições dos mesmos.
Com tudo isto, eleja representantes de cada setor, contudo frise que o sentido é cada vez mais demonstrar a união da empresa.
Deixe sempre aberto o espaço para ideias e seja claro quanto à aceitação ou não de tais proposições, ofereça feedbacks.
Utilize técnicas de aplicação de melhorias como o ciclo PDCA para assim acompanhar e obter bons resultados.
Não se esqueça de estabelecer metas que a empresa deseja atingir, para que, ao propor ideias, os envolvidos saibam o que fará mais sentido.
Uma última dica é que o gestor tenha sempre claro o seu papel, por mais que permita a participação de outros, ele é o responsável pela empresa.
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