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Como Aplicar a Inteligência Emocional na Gestão Empresarial

Flávia Scalon - 16/04/2020 - 0 Comentário(s)

A Inteligência Emocional tem se tornado assunto principal e ponto essencial para o lidar diário com os colaboradores e funcionários de uma empresa.

Em especial nestes tempos de crise com a pandemia do Covid-19, pode ser muito comum que as pessoas percam o controle de seus sentimentos e prejudique a sua produtividade.

Neste sentido, é essencial que não só se entenda o que é a Inteligência Emocional, como também entenda sua importância e como trabalhá-la na Gestão Empresarial.

Acompanhe então este artigo preparado especialmente para entender mais sobre o assunto e assim aplicar no dia a dia de sua empresa.

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional é caracterizada pelo fato de uma pessoa conseguir não só identificar como compreender e organizar os sentimentos e emoções de forma ordenada.

A partir disso, o sujeito consegue criar relacionamentos consigo e com os outros com facilidade e também facilita para que ele alcance seus objetivos na vida.

Ou seja, a Inteligência Emocional é um fator psicológico do indivíduo que contribui diretamente no seu trato diário com as pessoas, e dessa forma no trabalho.

Quando uma pessoa não possui a inteligência emocional, ou essa se encontra mal estruturada isto prejudica o crescimento profissional dela e da empresa.

Por este motivo ela torna-se uma grande aliada do desenvolvimento dos colaboradores e consequentemente da empresa, não permitindo que o estresse diário afete o trabalho.

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Inteligência Emocional no Trabalho

Quando os profissionais possuem Inteligência Emocional, conseguem controlar e administrar bem seus sentimentos no ambiente de trabalho, colaborando para o crescimento da empresa.

Através da Inteligência das emoções os profissionais tornam-se mais resilientes, melhor preparados para crises e mudanças não esperadas.

Além disso, a capacidade de se sair bem de um conflito sem gerar um verdadeiro caos no ambiente de trabalho é um fator essencial.

Em situações de crise geral, como é o caso do COVID-19, a Inteligência Emocional de gestores e colaboradores é essencial para o bom andamento da empresa.

Nesse sentido, investir em projetos dentro da empresa para trabalhar este fator nos colaboradores e gestores torna-se extremamente necessário.

Aplicando a Inteligência Emocional na Gestão Empresarial

Dentro da Gestão Empresarial, um fator essencial é a manutenção do bem estar dos funcionários da empresa.

Isto porque, quando há descontroles emocionais e sentimentais, automaticamente haverá muitos conflitos e também menor produtividade na equipe.

A Inteligência Emocional vem então para auxiliar os colaboradores à controlar o fluxo de suas emoções e refrear os impulsos.

Além disso, as Lideranças e Gestores da Empresa precisam ter a Inteligência Emocional como ponto essencial, para o planejamento de atividades e projetos.

Veja como aplicar a Inteligência Emocional no dia a dia de sua empresa, com as dicas abaixo:

Desenvolver Autoconhecimento das Emoções e Sentimentos

Para se ter Inteligência Emocional um ponto importante é o autoconhecimento, em especial das próprias emoções e sentimentos.

E isso é feito por meio de um trabalho diário de escuta e percepção desses fatores para assim desenvolver o emocional.

Motivar os Colaboradores

Colaboradores motivados tendem a ser mais produtivos e também possuem melhor Inteligência Emocional.

Por isso, é necessário que os gestores saibam sempre trabalhar a motivação de sua equipe para assim garantir melhores resultados no trabalho diário.

Trabalhar com a Empatia

A Empatia consiste em se colocar no lugar do outro e entender suas dores e frustrações acerca das situações de sua vida.

Quando não há empatia, dificilmente uma pessoa será capaz de desenvolver sua Inteligência Emocional.

A Habilidade Social é um excelente aliado

Sabe aquelas pessoas que são capazes de criar relacionamentos de forma rápida e simples de forma a tornar o dia a dia mais simples?

Pois é, essas amizades com propósito de se ajudar é chamada de Habilidade Social, e isso também pode ser desenvolvido e auxiliar a Inteligência Emocional.

Mantenha sua empresa de pé com a Gestão Empresarial automatizada

Além de investir na Inteligência Emocional dos colaboradores, não se esqueça de que a Gestão Empresarial e Administrativa é fator crucial de sobrevivência da empresa.

Por isso, busque sempre inovar e manter sua empresa de pé com ferramentas tecnológicas de vendas, como a Loja Virtual e Aplicativo de Gestão Fiscal e Administrativa.

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E se tiver alguma dúvida, pode deixar logo abaixo que será respondida!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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