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Conheça 5 Indicadores de Recrutamento e Seleção para sua empresa

Flávia Scalon - 04/01/2019 - 0 Comentário(s)

Ter indicadores de recrutamento e seleção é um ponto muito importante para que uma empresa saiba se os processos estão sendo bem executados ou não.

Dessa forma, é mais fácil obter melhores resultados, o que ajuda tanto o profissional quanto a corporação.

Há diversos indicadores que podem ser monitorados e avaliados em um negócio, acompanhe este artigo e conheça alguns deles.

O que é Recrutamento e Seleção?

Recrutamento e Seleção são atividades que refletem o momento de inicialização de pessoas em uma empresa, unindo os dois.

Os termos são um conjunto de processos utilizados por empresas no preenchimento de vagas de trabalho.

Ou seja, são métodos de contratação que as empresas utilizam para enriquecimento de capital humano à equipe.

Recrutamento = técnicas para captação de pessoas para as vagas em aberto em determinados setores da empresa.

Seleção = escolha do perfil ideal – entre as pessoas captadas no recrutamento para a seleção – para o cargo em específico.

Este processo irá variar de empresa para empresa, pois, em muitas o processo seletivo é mais simples que em outras.

Em empresas de grande porte, por exemplo, os processos de recrutamento e seleção são mais longos e estruturados.

Por isso, o tipo de recrutamento e seleção a ser feito depende da empresa e de seu departamento de recursos humanos.

Não há um processo perfeito, pois isto, depende da adaptação da empresa com cada tipo de recrutamento e seleção, e assim, com o tempo ir realizando melhorias.

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5 Indicadores de Recrutamento e Seleção

Os Indicadores de Recrutamento e Seleção são fatores importantes para um processo de contratação bem feito.

Abaixo estão alguns indicadores que podem ser utilizados no RH. Confira:

1. Número de currículos recebidos

Um dos primeiros indicadores a serem avaliados pelo setor responsável, é o número de currículos recebidos.

Pois, quanto mais currículos, mais chances de preencher o número de vagas com o candidato ideal.

Este indicador também mostra se o trabalho de divulgação do RH foi feito de forma adequada, assim como a descrição das vagas.

Além disso, mostra como anda a imagem da empresa no mercado de trabalho, atraindo ou não bons profissionais.

Aqui, é necessário uma triagem eficaz, para identificação de profissionais com perfil diferenciado e interessante.

2. Custo médio da contratação

Um processo de recrutamento e seleção gera custos para a empresa, por isso, é importante ter noção desse valor, para evitar exageros.

O cálculo desse indicador é simples, basta dividir o valor total gasto no processo de seleção pela quantidade de vagas preenchidas.

Para evitar gastos extras e reduzir custos, o setor de Recursos Humanos pode recorrer a portais de vagas de trabalho, redes sociais ou até manter um banco de dados com currículos de candidatos qualificados.

3. Turnover de recém contratados

Turnover é um termo utilizado para representar rotatividade dos profissionais na empresa, ou seja, qual o percentual de funcionários que deixam a empresa em determinado período.

Neste caso, monitora-se os recém contratados, quantos novos colaboradores desistem e quantos são demitidos no período de experiência.

Turnover de recém contratados (%) = recém contratados que saíram da empresa / total de recém contratados x 100

Caso este indicador esteja muito alto, é importante verificar se o RH está conseguindo atrair profissionais que se identificam com a cultura da corporação.

4. Custos de rotatividade

Por conta de demissões e desistências de colaboradores, o processo de recrutamento e seleção é feito.

Por isso é importante avaliar a rotatividade de colaboradores na empresa, assim, é possível verificar despesas com rescisões, custos com novas contratações e qualificação de recém contratados.

Para este cálculo, basta dividir o total gasto pelo número de renovações realizadas no período de análise.

Com este indicador é possível verificar também se os processos internos estão alinhados, se os salários estão condizentes com o mercado, entre outras coisas.

5. Tempo médio de contratação

Por último, é preciso calcular o tempo médio investido na contratação dos colaboradores, sendo que este indicador varia de acordo com nível e cargo.

Contratações de cargos mais elevados, por exemplo, levam muito mais tempo, por isso, é importante acompanhar este indicador.

Relacione o tempo total gasto na contratação, pelo número de contratados, assim, será possível saber o tempo investido na contratação de cada um.

Como visto, há muitos indicadores de recrutamento e seleção a serem aplicados em uma empresa.

Basta verificar qual o melhor e mais eficaz para a sua empresa e aplicar de forma correta.

Porém, saiba que há adaptações a serem feitas e muitos desses indicadores podem não ser representativos para a sua corporação.

Por isso, junte-se com o setor de RH e estudem as melhores possibilidades para o seu tipo de empresa.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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