Conheça 8 Indicadores de Estoque neste artigo completo
Diogo Oliveira - 17/06/2019 - 0 Comentário(s)
Entender e conhecer indicadores de estoque é essencial para a gestão desse importante setor da sua empresa.
Isto porque, erros na gestão e controle de estoque podem e irão atingir todos os setores do negócio.
Uma vez que, a falta ou encalhamento de produtos no estoque podem trazer prejuízos financeiros e estruturais.
Dessa forma, é necessário que os gestores e responsáveis tenham conhecimento dos melhores indicadores para o seu empreendimento.
Indicadores de estoque, entenda
A gestão de estoque é um processo essencial dentro da empresa e que deve ser realizada de forma minuciosa e eficiente.
Além disso, é por meio dela que o gestor tem pleno conhecimento da capacidade de atividade do negócio, através do controle de mercadorias.
Isto porque, quando há falta de estoque há também um número de vendas perdidas, e o excesso e encalhamento de estoque pode apresentar prejuízo.
Por meio de indicadores de estoque eficientes, é possível melhorar exponencialmente a gestão desta área tão importante da empresa.
Abaixo, serão apresentados os principais indicadores para o controle e gestão de estoque da empresa.
1 – Giro de Estoque
É um dos principais e mais importantes indicadores de estoque da empresa, e avalia como anda a saída dos produtos de estoque.
Isto porque podem ocorrer casos em que algumas mercadorias podem estar encalhados na empresa e não é de conhecimento do gestor.
Para calcular o giro de estoque, se usa a seguinte fórmula:
Total de Vendas / Estoque médio
Para chegar à média de estoque, basta realizar a seguinte operação: Estoque Inicial + Estoque Final / 2.
Lembrando que, o valor da conta do giro de estoque indica a quantidade de vezes que o estoque precisou ser renovado por completo.
Exemplo:
A empresa começou o mês com 500 produtos, durante o mês houve a venda de 300 deles e aquisição de mais 100.
Ou seja, no final do mês o estoque final era de 300, e um saldo de vendas de 300 itens.
Aplicando o cálculo de Estoque médio: 500 + 300 / 2 = 400, chega-se ao conhecimento da média de estoque como sendo 400.
Depois de realizado tal cálculo, chegou o momento de descobrir o giro de estoque: 300 / 400 = 0,75.
Compreende-se então que a média de estoque da empresa é de 400 e que o giro, ou seja, sua renovação, é de 0,75 no mês.

2 – Cobertura de Estoque
Esse indicador é mais utilizado para fins de planejamento e segurança de atividade da empresa.
Uma vez que, os seus dados diz respeito a quantidade de tempo que o estoque existente na empresa é capaz de atender a mesma.
A partir desse índice a empresa pode realizar o planejamento de reposição de estoque, assim como de possíveis investimentos.
Para calcular a cobertura de estoque, basta confrontar a quantidade de estoque existente com a previsão de vendas, seja diária como em um determinado período.
3 – Supply Chain
Este método tem base na expressão inglesa Supply Chain, que em tradução livre pode ser entendida como ‘Cadeia de suprimentos ou Logística’.
Neste indicador se analisa o tempo que leva para que o processo logístico seja realizado por completo.
Ou seja, analisa-se quanto tempo leva desde que o produto seja produzido até que ele chegue às mãos de seu cliente.
É importante a utilização de tal método para que se trabalhe a logística do negócio, de forma que o processo seja o mais ágil possível.
4 – Ruptura de estoque
A ruptura é eficiente no controle de produtos, cujas unidades podem faltar na empresa e prejudicar o funcionamento.
Isto porque, a empresa pode possuir um determinado produto de várias marcas e uma delas pode estar em falta.
Acompanhar o índice de ruptura é essencial para conseguir atender a demanda dos clientes do negócio.
Por exemplo, a empresa que vende 20 marcas do mesmo produto e 3 delas estão em falta, isso significa que há uma ruptura de 15% no estoque.
5 – Ponto de Pedido
Este indicador é utilizado para que a empresa conheça de maneira concisa o momento certo de realizar o pedido de mercadorias.
Desta forma, a empresa não corre o risco de falta de produtos essenciais para o seu funcionamento.
A fórmula de cálculo do Ponto de Pedido é:
(Consumo Médio X Tempo de Reposição) + Estoque de Segurança
Por exemplo, uma papelaria realiza a venda de 25 lápis diariamente, dividindo a quantidade por 30 dias no mês tem o consumo médio de: 0,83.
Sabe-se que o tempo para que o produto seja reposto na empresa é de 40 dias, e que há um estoque de 50.
Aplica-se a fórmula “(0,83 X 40) + 150 = 33,2 + 50 = 83“ e se descobre que quando há 83 produtos em estoque, é o momento de realizar o pedido.
6 – Capacidade de estoque
O indicador de capacidade de estoque consiste em analisar e identificar o quanto o seu espaço do estoque físico está sendo usado.
Para esta medição, pode ser realizada a contagem de quantas prateleiras e locais de armazenamento disponíveis e quanto está sendo usado.
Diversos especialistas apontam que deve ser utilizado um máximo de 80% a 90% da capacidade total do local.
7 – Tempo da Doca ao Estoque
É um indicador de estoque usado para medir o tempo que o produto da descarga do mesmo, até estar disponível para sair do estoque.
Acompanhar este indicador auxilia no processo de gestão do tempo levado para entregar o produto ao cliente.
O essencial é que seja o menor tempo possível, para assim garantir uma segurança de atividade da empresa.
8 – Tempo de Retorno
O retorno de estoque é um processo no qual o produto depois da venda concluída retorna a empresa por algum motivo.
Neste indicador, o objetivo é acompanhar o quanto de produtos tem retornado à empresa, e o ideal é que seja o mais próximo de zero possível.
A fórmula de cálculo é a seguinte:
(Número de Itens Retornados / Número de Itens Vendidos) X 100
Este é um índice excelente para acompanhar e identificar possíveis problemas que possam estar acontecendo com os produtos que são comercializados.
Importância da gestão de estoque
A gestão de estoque é essencial, dentro de uma empresa e evita uma série de problemas.
Quando realizada em um software especializado, o controle e acompanhamento de estoque torna-se muito mais simples.
Evita-se, por exemplo, problemas com Estoque Virtual, que é quando há um lançamento errado e o produto não existe no estoque real.
Além disso, a gestão de estoque propicia ao empreendimento:
- Segurança no processo de vendas;
- Diminuição de desperdícios;
- Menos erros no controle de estoque;
- Simplifica a gestão de outros processos, entre outros.
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