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Conheça as Principais Diferenças entre Inbound e Outbound

Flávia Scalon - 15/08/2019 - 0 Comentário(s)

Entender as diferenças entre Inbound e Outbound é fundamental para a estratégia de marketing, tanto digital como offline.

Qualquer um dos dois tipos de marketing tem um objetivo e uma forma de trabalho diferenciada.

Por isso, é importante entender o funcionamento, para assim conseguir inseri-los dentro de um negócio e assim colher resultados.

Acompanhe o artigo a seguir e entenda de forma simples e completa sobre Inbound e Outbound marketing, assim como suas diferenças.

Entenda o que é Inbound e Outbound

Inbound e Outbound são estratégias diferentes dentro do marketing, com estruturas e técnicas que podem se conectar, mas que acabam se diferenciando.

Veja a seguir o que é cada tipo:

Inbound

O Inbound é uma técnica presente no mundo da internet, ou seja, é voltado para o marketing digital.

Até porque, o objetivo da estratégia de Inbound Marketing é atrair o cliente até a marca e fidelizá-lo.

Além disso, ele foi criado para suprir as necessidade que clientes online tem, atingindo assim consumidores que estão no meio digital.

Neste tipo de estratégia, é preciso entender bem os interesses e dúvidas de seu público, e dessa forma oferecer um conteúdo de qualidade.

É bom saber que a maior parte das pessoas não procuram apenas um produto e/ou serviço, isto é, procuram soluções para seus problemas.

Para utilizá-lo é preciso criar conteúdos relevantes dentro de blogs e sites, ações nas redes sociais e investimento em e-books, materiais gratuitos, podcasts e etc.

Dessa forma, se capta os leads de sucesso, fazendo-os tornarem-se clientes de médio a longo prazo.

Portanto, o Inbound Marketing é uma técnica focada na geração de leads por meio de ferramentas digitais, com o intuito de agregar valor aos consumidores.

Características e vantagens

  • Relacionamento mais próximo com o público;
  • Marketing menos invasivo;
  • Interação completa e eficaz;
  • Captação de novos clientes – de forma online;
  • Menor valor para investimento.
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Outbound

O Outbound é uma técnica utilizada na comunicação offline, que é chamada de marketing tradicional.

Essa estratégia se diferencia do Inbound, já que o foco aqui é investir em meios de comunicação tradicionais, como:

  • TV, Rádio, Jornais, Revistas, Outdoor, Mala Direta, Folder, Eventos patrocinados e etc.

Mas, é importante saber que o Outbound Marketing também está presente no meio digital, como em email marketing, banners online e pop-ups.

O objetivo principal nessa estratégia é atrair os clientes oferecendo produtos e serviços, sendo assim um marketing de vendas.

Porém, aqui não se atinge apenas o próprio público, por ser um tipo de divulgação mais abrangente.

Portanto, Outbound Marketing é uma forma de atrair todo tipo de público por meios mais tradicionais e expansivos.

Características e vantagens

  • Comunicação direta;
  • Captação de consumidores mais rápida;
  • Modelo de comunicação em massa;
  • Valor alto para investimento.

Diferenças entre Inbound e Outbound

Como visto ao decorrer do texto, Inbound e Outbound Marketing são metodologias com estratégias diferentes.

Enquanto no Inbound, o cliente procura a empresa após identificação com a mesma, no Outbound, a marca que chega ao cliente, quando anuncia seus produtos e serviços.

Outra diferença é que o Inbound direciona apenas para seu público alvo, o que acaba permitindo uma abordagem mais específica.

Já o Outbound acaba atingindo um público mais amplo, dificultando um conteúdo personalizado e específico.

O tempo também é algo que diferencia estas estratégias, pois no Outbound o tempo de divulgação é menor, por conta da forma em que há a divulgação.

Já no Inbound, o tempo pode ser maior, pelo fato de ser um meio online, além disso, nas redes sociais os usuários pesquisam por interesse.

Portanto, para listar melhor as diferenças, veja a seguir:

Inbound

  • Custo menor;
  • O cliente chega até a empresa;
  • Oferece conteúdo online;
  • Mantém diálogo com o público.

Outbound

  • Custo maior;
  • A empresa/marca vai até o cliente;
  • Divulgação por propaganda e anúncios;
  • Não há espaço para diálogo com o público.

Qual a melhor estratégia para um negócio?

Não é possível dizer que uma estratégia é melhor que a outra, ou qual a melhor para seu negócio.

Tudo dependerá das características da empresa, recursos e qual o objetivo que a mesma quer alcançar.

As duas estratégias são ótimas para um negócio, e quando integradas o resultado é melhor ainda.

Ademais disso, é preciso que haja um estudo de campo e de público, para entender qual a melhor metodologia de marketing para a empresa.

Além disso, é preciso saber quanto a empresa está disposta ou pode pagar, para que dessa forma, saiba em qual dos métodos investir ou quem sabe investir nos dois juntos.

Invista em todos os aspectos de seu negócio

Assim como investir no marketing de seu negócio, é preciso prestar atenção à gestão administrativa e fiscal também.

Cada vez mais as empresas precisam focar na funcionalidade de sua rotina diária, com foco em todos os processos internos.

A Soften é uma empresa que oferece sistemas de qualidade, com o objetivo de ajudar o cliente a otimizar seu negócio.

Os aplicativos Soften Siem e GerencieAqui são completos e eficazes e disponibilizam desde emissão fiscal a gerenciamento completo, como finanças, vendas e estoque.

Além de tudo isso, a empresa oferece aos clientes implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado gratuitamente.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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