Saiba agora como impulsionar seu negócio com o E-mail Marketing

Flávia Scalon - 12/05/2020 - 0 Comentário(s)

O E-mail Marketing é um método que permite um marketing direto, onde é possível verificar o retorno gerado, por meio de análises e relatórios.

Com isso, se tem campanhas otimizadas, sendo um meio de comunicação entre pessoas, depois entre consumidores e marcas.

Ele é um método de marketing digital, que surgiu muito antes das rede sociais, capaz de aumentar os ganhos de um negócio. Confira mais sobre o assunto, a seguir.

E-mail Marketing: Uma Ferramenta que não envelhece

O E-mail Marketing surgiu há um bom tempo, com o intuito de aproximar empresa e cliente, ou seja, ajuda a manter um relacionamento com os consumidores.

Com isso, é possível gerar resultados com vendas qualificadas e até reter clientes.

A mensagem chega aos interessados – público alvo – mostrando produtos e/ou serviços, entre outras coisas.

Dois tópicos interessantes sobre essa ferramenta:

Alcance

Como a quantidade de pessoas que utilizam e-mail cresce cada vez mais, esta continua sendo uma ferramenta viável para o marketing, da mesma forma que as demais redes sociais.

Ignorar as possibilitadas que o e-mail podem trazer para sua marca é perder chances de se tornar autoridade ou aumentar o número de pessoas que conhece seu produto.

85% das pessoas utilizam o celular para verificar e-mails, sendo que elas gastam praticamente 5 horas no dia verificando e-mails (do trabalho e pessoal).

Segmentação

A segmentação é uma forma de envio de mensagens personalizadas por e-mail, e possibilita maior impacto e engajamento de seus e-mails cadastrados.

É possível fazer a segmentação de maneira generalizada ou específica, mas sempre levando em consideração as características de seu público alvo, a posição deste na empresa, compras anteriores que ele já realizou e o funil de vendas.

Caso o público nunca tenha comprado,é preciso que isso entre na equação.

Para fazer uma boa segmentação, tenha um banco de e-mails atualizado e sempre o alimente com novos e-mails.

Para manter os contatos próximos, se pode enviar conteúdos relevantes, e-books ou planilhas, e assim o público consegue se manter interessado.

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Mas como Escrever os E-mails?

Para escrever bons e-mails, é preciso ter concordância e evitar erros gramaticais, logo, é interessante envolver o cliente no que está escrito.

Chame a atenção do mesmo, faça uma mensagem que motive a compra ou para que ele conheça sua marca/produto.

Enviar e-mails aleatórios, para pessoas que não fazem parte do público-alvo da empresa, é um tiro no pé, por isso, faça a seleção da persona.

Veja alguns passos para ter um fluxo de e-mail eficiente.

Tenha um Template

O primeiro passo é criar um template. Você sabe o que é isso?

O template é utilizar formatos que são fornecidos para deixar seu e-mail com a formatação apropriada à mensagem que você quer passar.

Pode-se utilizar um template de HTML ou usar os prontos que são oferecidos através de ferramentas de gestão de marketing.

Busque um template responsivo para o e-mail marketing, adaptado aos dispositivos, que possibilita a devida inclusão de imagens.

A dica é não formular um e-mail apenas com imagens, pois, vários provedores podem classificar o e-mail marketing como spam.

Construa uma Lista de E-mails

Uma lista de e-mail cai por volta de 22,5% ao ano, devido a abandono de contas antigas, mudanças de endereço, e contatos que decidem sair da lista que você tem.

Assim, o mais apropriado é construir uma lista de contatos adequada e constantemente atualizada.

Mantenha o texto curto

Sabia que existem estudos que dizem que o tempo de atenção dos seres humanos é de 8 segundos? Pois é, se atrai a atenção das pessoas apenas por 8 segundos.

Ou seja, isso significa que você precisa ser bastante claro e ir direto ao ponto quando escrever os e-mails.

Use boa linguagem

Quando escrever os e-mails, pense com quem está se comunicando: qual é o perfil (ou persona) dos seus e-mails?

Isto é, homem, mulher, desempregado, empreendedor, freelancer.

Direcione seus e-mails na forma de falar ou no conteúdo passado.

Nisso, também se deve estabelecer o tom da conversa – Qual o pronome de tratamento adequado? Senhora, senhor, você?

Tipos de E-mail Marketing

Newsletter

Uma boa forma de se comunicar com os clientes e nutrir um bom relacionamento, é através de Newsletter.

Esse tipo costuma ter um bom alcance de interesses, pois se trata de diversos assuntos, que são do interesse do assinante.

Com ela também é possível fazer a promoção de um produto e divulgar dicas através de listas.

Compartilhar conteúdos e materiais através do marketing de conteúdo também é uma excelente forma de alavancar sua marca.

E-mail Promocional

Este tipo de email é o que “promove uma oferta”.

Pode ser um conteúdo gratuito ou até mesmo um produto. Ou seja:

  • Produtos físicos;
  • Serviços e Produtos digitais;
  • Produtos digitais gratuitos (eBooks e outros tipos de materiais digitais).

Email Marketing de Boas Vindas

Este tipo de e-mail tem a função de ativar o recebimento destes e-mails por parte do usuário, principalmente estimulando o possível cliente a comprar, o nutrindo com informações relevantes.

O E-mail Marketing para boas vindas aumentam a taxa de retorno.

Assim, disponibiliza informações relevantes sobre a marca para o cliente, mostrando como ele pode proceder para realizar a próxima compra.

Email para Clientes Inativos

Para usuários que estão inativos, o interessante é enviar e-mails aos mesmos, como uma tentativa de trazê-los de volta.

Uma maneira de fazer isso é mostrar uma oferta interessante, alinhada com a persona que irá receber esta promoção.

É importante que neste momento seja feita uma segmentação e um bom conteúdo, para que as pessoas se sintam bem ao receber o e-mail, gerando boas taxas de retorno.

Utilize uma Ferramenta para Gerir sua Empresa

Como visto, o Email Marketing é uma ótima ferramenta para que as pessoas lembrem constantemente de sua marca e voltem a fazer compras com boas promoções ou conteúdo informativo.

Mas, para complementar, é preciso uma gestão eficiente, com vendas bem feitas e produtos no estoque, e apenas com um sistema qualificado é possível ter isso.

Por isso, a Soften está no mercado, ajudando empresários com sistemas otimizados, que ajudam na organização dos processos de uma empresa.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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