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Home Office: Dicas para trabalhar com qualidade e eficiência em casa

Flávia Scalon - 23/03/2020 - 0 Comentário(s)

Home Office é uma forma totalmente autônoma que permite ao colaborador um trabalho remoto, direto de casa.

E no momento atual, com a expansão do coronavírus pelo mundo e pelo país, muitas empresas terão que se adaptar a este meio.

Dessa forma, mantém os funcionários em suas funções e o negócio funcionando, mesmo que em Home Office.

Por isso, a Soften separou algumas dicas para manter a rotina de trabalho com eficiência em casa.

Dicas para trabalhar em Home Office

Veja algumas dicas que podem te ajudar a ter mais disciplina, qualidade e eficiência em seu Home Office.

Defina um Horário de Trabalho

Primeiro de tudo, é preciso definir um horário de trabalho durante o dia e/ou durante a semana.

Caso você tenha seu horário fixo na empresa em que trabalha, opte pelo mesmo, assim a rotina não será desfeita, mesmo estando em casa.

Com a falta de horário estabelecido, é possível que não haja produtividade e qualidade no serviço oferecido, podendo perder o controle entre vida pessoal e profissional.

É interessante também verificar um horário em que se é mais produtivo e assim distribuir todas as atividades nesse horário.

Só não se esqueça de conversar e entrar em um acordo com a empresa que você trabalha, ou caso seja autônomo, se organize e tenha todo o trabalho planejado.

Se Vista para Trabalhar

Se vestir para trabalhar é um dos passos mais importantes nestas dicas, isto porque, vestir roupas de trabalho ajudam na produtividade.

Estar de pijama o dia todo, enquanto trabalha, pode ser um ponto negativo em todo o seu dia de trabalho.

O pijama pode fazer com que seu subconsciente esteja focado sempre na cama, pensando apenas em dormir ou procrastinar.

Por isso, use roupas que remetem a trabalho, mas que também sejam confortáveis para o dia de serviço em Home Office, assim se estimula o cérebro e o corpo.

Tenha um Ambiente de Trabalho Organizado

O ambiente de trabalho é algo imprescindível no Home Office, sendo importante separar um espaço para o mesmo, com mesa, cadeira e objetos necessários.

Ou seja, um espaço elaborado, que retrate o escritório de uma empresa, irá fazer com que você se sinta na empresa.

Então, tenha um espaço bem iluminado, ventilado e livre de distrações – tv, familiares, videogames, etc – e com os materiais necessários para seu trabalho.

Tenha seu escritório em casa, não escolhendo qualquer lugar para trabalhar, como a cama, por exemplo.

Alguma empresas disponibilizam objetos para ajudar o colaborador no home office, como notebook, acessórios, cadeira, etc. Isto para facilitar o trabalho e a qualidade de vida do funcionário.

Afaste qualquer Distração e informe que você está em Horário de Trabalho

Distrações são ruins em qualquer local de trabalho, seja dentro de uma empresa como em casa.

No Home Office, é necessário afastar quaisquer tipos de distrações, como tv, celular, redes sociais, videogame, livros, bichos de estimação e etc.

Estas coisas podem afetar no rendimento e produtividade, pois tiram a atenção do trabalho.

Por isso é interessante deixar de lado no horário de serviço e focar nas atividades principais.

É importante também avisar aos familiares, que vivem na mesma casa, que você está em horário de trabalho e não pode ser perturbado.

Evitando assim qualquer interrupção desnecessária!

Organize as Tarefas em um App ou Planilha

Para ter uma maior organização na sua rotina em Home Office, organize suas tarefas em uma ferramenta.

Podendo ser aplicativos ou planilhas de excel, basta verificar o que é mais fácil em seu trabalho.

Caso a empresa já tenha uma ferramenta própria para isto, continue utilizando-a no trabalho em casa.

Caso não tenha, você pode procurar aplicativos gratuitos que permitem a organização de tarefas, ou até mesmo indicar algum à empresa, para que a mesma invista em uma ferramenta qualificada.

Na lista de tarefas, insira as atividades que realmente irá cumprir no dia, priorizando as que têm mais urgência no momento.

Home office

Dicas Extras para o Home Office

Tenha Acesso à Internet

Acesso à internet é necessário no Home Office, dessa forma se consegue agilidade e comunicação garantida com superiores e outros funcionários da empresa.

Além disso, pode ser preciso que você envie arquivos para a empresa, sendo necessário um bom backup também.

Se Mexa e Se Alongue

Evite ficar sentado por muitas horas, sem pausas para andar e se alongar, pois pode ser prejudicial à sua saúde.

Faça pausas, levante-se da cadeira, arrume a postura, alongue o corpo e caminhe pela casa. Dessa forma também se oxigena o cérebro.

Escolha um Local Silencioso

Opte por um local afastado e silencioso, ficando isolado dos demais – caso você more com mais alguém.

Barulhos externos podem atrapalhar e tirar a atenção, por isso, tome cuidado ao escolher o local de trabalho.

Utilize ferramentas de comunicação

Ter ferramentas de comunicação entre funcionário e empresa é de extrema importância. Manter contato com os superiores e outros colaboradores se faz essencial.

Portanto, utilize chats internos da própria empresa, whatsapp (apenas para trabalho), skype, entre outros.

Tenha metas definidas

Ter metas a curto e longo prazo fazem parte de uma boa organização, portanto, anote-as em algum lugar e se atente as mesmas, definindo novas metas ao longo dos dias/semanas.

A Soften Sistemas também Aderiu ao Home Office

Para que os colaboradores fiquem em segurança diante de toda crise do coronavírus (COVID-19), a Soften aderiu ao Home Office.

Todos os funcionários da empresa estão trabalhando de suas casas, oferecendo recursos aos mesmos.

Dessa forma, a empresa atende aos clientes com eficiência e responsabilidade, mantendo os funcionários produtivos e seguros em casa.

Portanto, a Soften pode dizer por experiência própria que, seguindo as dicas dadas acima, o Home Office de sua empresa será um sucesso e não abalará o funcionamento da mesma.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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