lupa
Mouse

Home Office ainda é uma opção para o pós-pandemia? Descubra agora!

Bianca Fernandes - 31/08/2021 - 0 Comentário(s)

A pandemia da Covid-19 acelerou as tendências de home office. O sucesso do trabalho remoto reinventou a forma e o local onde os profissionais exercem suas funções. Então, para prever o futuro do home office, é importante entender as experiências de trabalho remoto do último ano.

Enquanto milhões de pessoas perderam seus empregos em 2020, outras rapidamente passaram a trabalhar em casa quando os escritórios fecharam. De acordo com pesquisas, espera-se um futuro pós-pandêmico com muito mais flexibilidade nas relações de trabalho.

Mas, muitos trabalhadores ainda não estão preparados para abandonar completamente o ambiente de escritório. Por isso, a maioria das empresas está caminhando em direção a um sistema de trabalho híbrido.

Mudanças no modelo de trabalho pós-pandemia

O modelo de trabalho híbrido permite a flexibilidade, que muitos funcionários (e alguns empregadores) desejam depois de trabalhar em casa por meses. Isso significa, por exemplo, trabalhar remotamente três dias por semana e no escritório apenas dois dias.

No entanto, é uma maneira complicada de organizar a semana de trabalho. Além de que, pode transformar a cultura da empresa. Como, por exemplo, o engajamento dos funcionários, a maneira como o trabalho é feito e como o espaço do escritório é usado.

Ao pensar no pós-pandemia, as empresas têm três opções básicas: convocar todos os funcionários de volta ao escritório, aderir definitivamente ao home office ou adotar um modelo híbrido.

Com os riscos que a COVID-19 ainda representa, as empresas devem ser mais maleáveis na forma como remodelam os ambientes de trabalho. Para as empresas que escolhem um modelo híbrido, a tecnologia terá um papel crucial em seu sucesso.

Atrair e reter talentos

Hoje em dia, a capacidade de atrair, desenvolver e reter os melhores talentos tornou-se um diferencial para os negócios. E a pandemia apenas ressaltou esse fato.

Muitas pessoas têm o desejo de manter a flexibilidade que ganharam durante a pandemia. E por isso, as empresas estão repensando as formas e locais de trabalho para não perder bons funcionários.

Esse comportamento mostra que as empresas que oferecem um ambiente de trabalho híbrido ou totalmente remoto têm uma vantagem competitiva na retenção e atração de talentos.

Um exemplo disso é a iniciativa da Microsoft e da IBM em apostar em modelos de trabalho híbridos de longo prazo para priorizar a saúde mental e o bem-estar de seus funcionários.

O futuro do home office pós-pandemia

A crise atual está forçando as empresas a desvincular o trabalho tradicional do escritório corporativo. Muitos funcionários esperam continuar trabalhando em home office ou em um modelo híbrido pós-pandemia.

As decisões das empresas no que se refere ao home office terá implicações duradouras. Tanto para a cultura corporativa, quanto para a confiança dos funcionários. Se as empresas insistirem na volta para o escritório, elas correm o risco de perder colaboradores valiosos.

Mas, se permitirem que os funcionários trabalhem em casa, será preciso dedicar mais esforço para manter uma cultura que foi estabelecida no local. De qualquer forma, as empresas precisam aprender a lidar com o impacto da pandemia sobre seus colaboradores. E dessa forma, definir o modelo de trabalho ideal de acordo com suas necessidades.

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Conte para nós qual a sua opinião sobre o tema!

Ainda te resta alguma dúvida? Deixe um comentário e teremos prazer em lhe ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, InstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!